0
0
0
s2sdefault

O SINESP, em continuidade com a série sobre o FUNDEB, orienta sobre a importância da mobilização para que o fundo se torne permanente.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB vigora somente até o final do ano. No entanto é fundamental sua transformação em fundo permanente.

No município de São Paulo ele representa hoje cerca de 33% dos recursos financeiros da Educação. Em muitas outras cidades e estados sua importância é ainda maior. Nacionalmente representa 63% do financiamento da Educação Brasileira.

Projetos de lei em Brasília visam torná-lo permanente. O SINESP atua em diversas frentes a favor da manutenção do FUNDEB.

Veja textos que ressaltam a importância do FUNDEB e a luta do SINESP por um fundo permanente!

● SINESP está na luta pelo FUNDEB permanente

● FUNDEB permanente é necessário para a educação pública

● SINESP participa de audiência sobre Educação no Senado Federal

● Em defesa do FUNDEB, SINESP participa de ações em São Paulo

● Carta São Paulo: SINESP, CME, CAE e CACS FUNDEB 

● FUNDEB como instrumento permanente é uma luta incessante da qual o SINESP faz parte ativa

Origem dos recursos

Os recursos do FUNDEB advêm da redistribuição de um conjunto de impostos estaduais e municipais, tais como IPVA, ITCM, ICMS, FPM, IPI entre outros, sendo complementado pela União com 10% do total do Fundo.

Com o FUNDEB é possível a redistribuição dos impostos dentre os municípios de um determinado estado e apoio ao avanço do atendimento da educação infantil. Sua permanência é fundamental para a execução do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Ações de mobilização e envolvimento da sociedade

banner crece fundebOs Conselhos de Escola são espaços de deliberação e discussão dentro das Unidades Educacionais. O debate sobre o financiamento da educação também acontece nesses colegiados. O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE tem sido importante espaço de reunião das demandas dos Conselhos Escolares.

O SINESP integra o CRECE Central com as Dirigentes Marcia Simões e Flordelice Magna Ferreira. E no dia 5 de outubro de 2019 o CRECE Central, reconhecendo a importância do FUNDEB como investimento necessário para garantir Educação Pública de qualidade, promoveu palestra com Fernanda Vick, advogada e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A palestrante apresentou dados para subsidiar o debate, mostrando a importância de fazer chegar a todos os Conselhos de Escola essa discussão. O tema será também parte da reunião de CREP do SINESP deste mês (22/outubro), com palestra da Professora Doutora Selma Rocha. O conteúdo será disponibilizado em vídeo para os filiados através do nosso canal no youtube.

18/10 - Seminário “2020 fim do FUNDEB?”

O Seminário, promovido pelo Conselho Municipal de Educação e pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, realizado na Câmara Municipal, contou com o apoio do SINESP e outras entidades representativas dos profissionais de Educação, além dos Conselhos de Alimentação Escolar, CACS FUNDEB entre outros apoiadores.

Veja AQUI como foi.

 

“FUNDEB – Financiamento da Educação: conjuntura e riscos”, com a Profª Drª Selma Rocha, do Conselho Municipal de Educação

A palestra realizada na reunião do Conselho de Representantes do SINESP, no dia 14 de novembro, abordou a composição e a importância do FUNDEB, e sobretudo o projeto de educação para o país que está em debate. E foi além, cruzando o tema com outras questões, tanto da educação (como o vocherismo) quanto da economia e da política (como das últimas medidas do governo federal), para mostrar que o projeto maior é manter a perspectiva de pagamento da dívida pública aos bancos e os lucros do capital.

 

ASSISTA A PALESTRA 

BannerFUNDEB

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!