Aconteceu no SINESP
0
0
0
s2sdefault

Cursos EAD para o 1º Semestre de 2021

O SINESP disponibiliza uma série de cursos EAD para que os filiados estejam cada vez mais atualizados e por dentro dos grandes temas do momento. Segue calendário de cursos do 1º semestre do SINESP visando à formação e certificação para evolução funcional.

Confira os temas, as datas de inscrição e o período dos cursos. E participe!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CURSISTAS ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS NOS CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO!

ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES DOS CURSOS HOMOLOGADOS PELA SME/COPED/NTF E PROMOVIDOS PELO SINESP

Os cursos do SINESP têm como público-alvo os gestores educacionais filiados ao SINESP. As inscrições para as vagas disponíveis para cada curso serão feitas no nosso site www.sinesp.org.br em períodos específicos e divulgadas com antecedência.

 INSCRIÇÕES 
1 – As inscrições para os cursos serão confirmadas por e-mail enviado pelo SINESP e/ou pela Instituição parceira (verifique inclusive a caixa de SPAM do seu e-mail).

2 - Caso você não receba a confirmação entre em contato com o SINESP, pelo número de telefone 3116-8400/3255-9794 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. antes da data prevista para o inicio do curso.

 PARTICIPAÇÃO NO CURSO (20 horas - presencial ou à distância) 
1-O (a) cursista que deixar de realizar qualquer atividade proposta na plataforma, dentro dos prazos estipulados, comprometerá sua certificação na formação.

2- O (a) cursista deverá realizar todas as atividades propostas nos cursos, que incluem: leitura de texto base/guia para cada módulo, simulados, fórum de discussão, aulas síncronas e postagem de atividade reflexiva. É de sua responsabilidade ter conhecimento e atender o cronograma estipulado em cada curso.

3- No caso dos cursos de EAD, mesmo tendo acesso à Ambiente Virtual de Aprendizagem, o (a) cursista (a) que não comparecer à aula presencial ou não participar de todas aulas síncronas OBRIGATÓRIAS, segundo o edital de homologação, não terá direito à certificação.

 CERTIFICAÇÃO 
Conforme o Edital nº 1, de 29/01/2021 – SME/COPED/NTF, será certificado o (a) cursista que:

  • realizar as atividades propostas, de acordo com a modalidade de formação;
  • apresentar conceito mínimo (S) satisfatório pela participação e envolvimento;
  • ter 100% de frequência no curso e realizar atividade obrigatória proposta.

Fique atento as datas das aulas síncronas para não prejudicar sua certificação.

Após o término do curso os documentos comprobatórios serão elaborados e enviados para SME que fará a análise e cadastro no EOL.

Os certificados serão emitidos pelo SINESP após a devolutiva da SME e enviados via e-mail para todos os aprovados.

 CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO REALIZADA 
Pedimos que o cancelamento da inscrição pelo (a) cursista seja feito até 2 dias antes do início do curso pelo telefone 3116-8400 setor de informática ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de liberar da vaga para outros interessados e evitar oneração desnecessária ao Sindicato.

 

PRÓXIMOS CURSOS

CURSO: Política educacional e financiamento da educação: temas inspiradores no currículo da cidade 

250 vagas - 20h - Homologação 20070

Período de inscrição: 20/04 a 27/04

Período de realização: Turma 2 - 10/05 a 05/06

As constantes mudanças nas políticas educacionais no Brasil criam inúmeros desafios aos municípios e estados no sentido de garantir o desenvolvimento do ensino e das aprendizagens dos educandos de todas as modalidades de ensino. Articular as políticas públicas visando a garantir uma educação de qualidade cabe a toda a comunidade escolar, porém o gestor público tem a responsabilidade de promover e problematizar reflexões sobre essas questões junto aos docentes e membros da comunidade escolar. Trata-se do premente e constante desafio de implementar um currículo que considere a identidade dos sujeitos, a diversidade, a construção da cidadania, o desenvolvimento da aprendizagem, dentro de um contexto plural, amplo e singular que é o município de São Paulo. Nessa perspectiva, o presente curso tem como objetivos suscitar reflexões sobre os principais momentos e políticas educacionais e de financiamento dos últimos anos, o impacto deles no currículo do município de São Paulo, bem como compartilhar e disseminar projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades a todos os educandos.

 

CURSO: Pra início de conversa com Coordenadores Pedagógicos 

250 vagas - 8h - Sem certificação

Excepcionalmente, este curso estará disponível também para não filiados ao SINESP

Período de inscrição: 03/05 a 10/05

Período de realização: Turma 1 - 11/05, 13/05, 18/05 –  3ªf e 5ªf das 18h às 20h30 - Turma 2 - 15/05, 22/05, 29/05 – sábados das 09h30 às 12h

Docentes:
Elizabete Baptista de Godoy
Maria de Lourdes T. De Oliveira
Marilene Sales de Melo

O encontro tem a intenção de nortear e contribuir com o trabalho de quem acessa no cargo de Coordenador Pedagógico na RME-SP sobre temas recorrentes do cotidiano das unidades educacionais.
 

CURSO: Pra início de conversa com Diretores e Supervisores 

200 vagas - 8h - Sem certificação

Excepcionalmente, este curso estará disponível também para não filiados ao SINESP

Período de inscrição: 03/05 a 10/05

Período de realização: Turma 4 - 20/05, 25/05, 27/05 –  3ªf e 5ªf das 18h às 20h30

Docentes:
Ana Dunkel
Luciana Manso
Silvio Guarde
Ana Maria J. Câmara Vilas
Christian Sznick
Paulo Silvio Ferreira

O encontro tem a intenção de nortear e contribuir com o trabalho de quem acessa no cargo de Diretor e de Supervisor na RME-SP sobre temas recorrentes do cotidiano das unidades educacionais.
 
CURSOS EAD DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E APERFEIÇOAMENTO

200 bolsas de estudo gratuitas para filiados

Período de inscrição: 17/05 a 24/05

Período de realização do curso: 01/06 a 02/08 

O SINESP renova a parceira com a Faculdade de Educação São Luís (credenciada pelo MEC Portaria nº 62 de 16/01/2002) para neste ano oferecer novamente bolsas de estudo para os gestores educacionais filiados.

São mais 200 vagas em cursos de extensão universitária EaD desenvolvidos em ambientes virtuais, oportunizando enriquecimento profissional e evolução funcional e por merecimento. Os cursos de aperfeiçoamento são voltados para as referências QPE 23 e QPE 24. Os demais cursos para todas as referências. 

Depois de efetivada a inscrição, o filiado receberá um e-mail da faculdade com todas as informações sobre o curso e sobre a retirada do certificado, que será de inteira responsabilidade da Faculdade de Educação São Luís.

No ato da inscrição pelo site do SINESP, os filiados deverão optar apenas por UM dos cursos abaixo relacionados:

Cursos de Aperfeiçoamento

NOME DO CURSO

CARGA HORÁRIA

ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

195 h

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À SURDEZ

200 h

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

195 h

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

180 h

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

180 h

 

 

Cursos de Extensão Universitária 

NOME DO CURSO

CARGAHORÁRIA

ARTES PARA CRIANÇAS

35h

ARTES VISUAIS E MÚSICA

50h

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

40h

DIMENSÕES DA NÃO APRENDIZAGEM

30h

ESTUDO E APRENDIZADO EM EAD

150h

ENSINO DA MATEMÁTICA

50h

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

55h

GESTÃO DE PESSOAS

40h

GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA

75h

GESTÃO ESCOLAR

120 h

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E INDÍGENA

150h

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

100 h

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

35h

LITERATURA INFANTIL

115 h

MOVIMENTO

35h

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

150 h

PSICOMOTRICIDADE

30h

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

30h

 

 

EM BREVE Aguardando homologação no DOC 

CURSO: Os processos formativos dos educadores: momentos de estudos, reflexões e resoluções coletivas 

250 vagas - EaD 3 – 20 h

Período de inscrição: 18/05 a 26/05

Período de realização: 07/06 a 03/07

Diante da complexa função da gestão escolar, a atuação do Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor e Supervisor escolar deve estar pautada no tripé articulação; formação e transformação. Na perspectiva da articulação, deve propiciar condições para que o corpo docente trabalhe, preferencialmente de forma coletiva, as proposições curriculares, redimensionando-as ao contexto de sua unidade educacional. Para isso é fundamental possibilitar um processo dinâmico de formação docente subsidiando os professores para um aprofundamento teórico-prático que acarretará um trabalho de qualidade. E, completando a tríade, é importante instigar sempre a postura transformadora, para que cada professor faça sempre o exercício crítico da “ação-reflexão-ação”. Nesse sentido, é fundamental que a equipe gestora conheça as diferentes concepções de formação docente para definir o seu projeto de formação continuada.
 
 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

CURSO: A vida escolar em tempos de pandemia: o currículo da cidade e a recuperação das aprendizagens 

250 vagas - 20h Homologação: 21016

Período de inscrição: 18/03 a 27/03

Período de realização: 05/04 a 08/05

A chegada da pandemia da COVID-19 trouxe contingências que afetaram radicalmente a sociedade mundial em sua totalidade. No caso dos nossos educandos do Ensino Básico da rede Pública, não se trata somente de retomada do processo de aprendizagem. Os estudantes e seus familiares, nesse momento de grandes perdas e incertezas, necessitam do acolhimento e da solidariedade de toda a equipe escolar.  No contexto da pós-pandemia e de muitas mudanças, entendemos a relevância desse curso para os gestores para que, juntamente com os demais profissionais que atuam nas unidades educacionais, possam repensar a utilização de tecnologias, novas metodologias, relações socioemocionais e aproximações entre escola e família. Essa formação propõe-se a oferecer subsídios para o redimensionamento do funcionamento e da dinâmica escolar e impulsionar ações necessárias a esse novo momento, pensando a função da escola como lugar de aprendizagem, de encontro, de disseminação da cultura da paz, de diálogo e de respeito à pluralidade.

>>> Veja lista de cursos encerrados em 2020

>>> Veja lista de cursos encerrados em 2019

Comentários   

# Soraia Alexandra Zan 25-06-2020 14:52
Boa tarde, estou no QP-E 22 e gostaria de fazer um curso para tentar ainda evoluir . Será que tem algum curso em aberto?

RESPOSTA SINESP

Teremos a partir de agosto novas ofertas de cursos de aperfeiçoamento para conhecimento e evolução não QPE 23 e 24
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


0
0
0
s2sdefault