Aconteceu no SINESP
TIPOGRAFIA

O SINESP, em continuidade com a série sobre o FUNDEB, orienta sobre a importância da mobilização para que o fundo se torne permanente.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB vigora somente até o final do ano. No entanto é fundamental sua transformação em fundo permanente.

No município de São Paulo ele representa hoje cerca de 33% dos recursos financeiros da Educação. Em muitas outras cidades e estados sua importância é ainda maior. Nacionalmente representa 63% do financiamento da Educação Brasileira.

Projetos de lei em Brasília visam torná-lo permanente. O SINESP atua em diversas frentes a favor da manutenção do FUNDEB.

Veja textos que ressaltam a importância do FUNDEB e a luta do SINESP por um fundo permanente!

● SINESP está na luta pelo FUNDEB permanente

● FUNDEB permanente é necessário para a educação pública

● SINESP participa de audiência sobre Educação no Senado Federal

● Em defesa do FUNDEB, SINESP participa de ações em São Paulo 

Origem dos recursos

Os recursos do FUNDEB advêm da redistribuição de um conjunto de impostos estaduais e municipais, tais como IPVA, ITCM, ICMS, FPM, IPI entre outros, sendo complementado pela União com 10% do total do Fundo.

Com o FUNDEB é possível a redistribuição dos impostos dentre os municípios de um determinado estado e apoio ao avanço do atendimento da educação infantil. Sua permanência é fundamental para a execução do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Ações de mobilização e envolvimento da sociedade

banner crece fundebOs Conselhos de Escola são espaços de deliberação e discussão dentro das Unidades Educacionais. O debate sobre o financiamento da educação também acontece nesses colegiados. O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE tem sido importante espaço de reunião das demandas dos Conselhos Escolares.

O SINESP integra o CRECE Central com as Dirigentes Marcia Simões e Flordelice Magna Ferreira. E no dia 5 de outubro de 2019 o CRECE Central, reconhecendo a importância do FUNDEB como investimento necessário para garantir Educação Pública de qualidade, promoveu palestra com Fernanda Vick, advogada e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A palestrante apresentou dados para subsidiar o debate, mostrando a importância de fazer chegar a todos os Conselhos de Escola essa discussão. O tema será também parte da reunião de CREP do SINESP deste mês (22/outubro), com palestra da Professora Doutora Selma Rocha. O conteúdo será disponibilizado em vídeo para os filiados através do nosso canal no youtube.

18/10 - Seminário “2020 fim do FUNDEB?”

O Seminário, promovido pelo Conselho Municipal de Educação e pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, realizado na Câmara Municipal, contou com o apoio do SINESP e outras entidades representativas dos profissionais de Educação, além dos Conselhos de Alimentação Escolar, CACS FUNDEB entre outros apoiadores.

Veja AQUI como foi.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault