DIVISÃO DO SISTEMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Documento: 101019040 | Comunicado
COMUNICADO COPED Nº. 04, DE 03 DE ABRIL DE 2024.
SEI 6016.2023/0070104-0
A Coordenadoria Pedagógica, de acordo com o Edital SME nº. 04, de 25 de setembro de 2023, torna público o resultado do Sorteio Público do Comunicado SME Nº 03, de 21/03/2024, com a lista final de habilitados para credenciamento de formadores da 2ª etapa, bem como quadro geral de classificação da 1º e 2ª etapa, para atuarem no âmbito desta Secretaria, suas Coordenadorias (CODAE/ COCEU/ COPED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs), respeitando as indicações de local de atuação, linha programática e item/subitem dos candidatos, como segue:
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Butantã (DRE BT) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
1ª etapa |
1º Andrea Gabriela do Prado Amorim |
2ª etapa |
1º Simone Bueno da Silva |
Classificação geral |
1º Andrea Gabriela do Prado Amorim 2º Simone Bueno da Silva |
1.1.2.6. Aprendizagens por jogos e gamificação
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cristiano Natal Tonéis |
Classificação geral |
1º Cristiano Natal Tonéis |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Pedro de Cillo Rodrigues 2º Nathalia Silva Carneiro 3º Luiz Antonio Dias 4º Simone dos Santos Pereira 5º Caio Ricardo Faiad da Silva 6º Simone Lima Azevedo 7º Douglas José Gomes Araújo |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Pedro de Cillo Rodrigues 2º Nathalia Silva Carneiro 3º Luiz Antonio Dias 4º Simone dos Santos Pereira 5º Caio Ricardo Faiad da Silva 6º Simone Lima Azevedo 7º Douglas José Gomes Araújo |
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
1ª etapa |
1º Alice da Silva Prado |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Alice da Silva Prado |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Nathalia Silva Carneiro 2º Alice da Silva Prado 3º Aline Fernanda Maciel 4º Greta Tomaz Lopes |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Nathalia Silva Carneiro 2º Alice da Silva Prado 3º Aline Fernanda Maciel 4º Greta Tomaz Lopes |
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Flávia Toqueti |
Classificação geral |
1º Flávia Toqueti |
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
1ª etapa |
1º Gemima Perez |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Gemima Perez |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.3. Clube de leitura
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Yara Maria Miguel |
Classificação geral |
1º Yara Maria Miguel |
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano 2º Saulo Cesar Paulino e Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano 2º Saulo Cesar Paulino e Silva |
1.1.8.7. Escrita Criativa
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Renata Faria de Araujo |
Classificação geral |
1º Renata Faria de Araujo |
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
1ª etapa |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva |
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
1ª etapa |
1º Júlia de Macedo Rabahie |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Júlia de Macedo Rabahie |
1.1.10.3. Filosofia
1ª etapa |
1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas |
1.1.10.4. Sociologia
1ª etapa |
1º Pedro de Cillo Rodrigues |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Pedro de Cillo Rodrigues |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cristiano Natal Tonéis |
Classificação geral |
1º Cristiano Natal Tonéis |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.2. Dança
1ª etapa |
1º Mirza Ferreira 2º Kathya Maria Ayres de Godoy |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mirza Ferreira 2º Kathya Maria Ayres de Godoy |
1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º José Humberto Ataulo Nunes |
Classificação geral |
1º José Humberto Ataulo Nunes |
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
1ª etapa |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy 2º Paula de Camargo Penteado |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy 2º Paula de Camargo Penteado |
1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.
1ª etapa |
1º Leandro de Oliva Costa Penha |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Leandro de Oliva Costa Penha |
1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade
1ª etapa |
1º Viviane Laudelino Vieira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Viviane Laudelino Vieira |
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas
1ª etapa |
1º João Carvalho Dias |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º João Carvalho Dias |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
1ª etapa |
1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
1ª etapa |
1º Gabriel Katsumi Saito |
2ª etapa |
1º João Batista Vaz |
Classificação geral |
1º Gabriel Katsumi Saito 2º João Batista Vaz |
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude
1ª etapa |
1º Caroline Fanizzi |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Caroline Fanizzi |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Campo Limpo (DRE CL) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
1º Claudio Marques da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Claudio Marques da Silva |
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Simone Bueno da Silva |
Classificação geral |
1º Simone Bueno da Silva |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Douglas José Gomes Araújo 2º Alex Gonçalves dos Santos 3º Nathalia Silva Carneiro 4º Cleonice Elias da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Douglas José Gomes Araújo 2º Alex Gonçalves dos Santos 3º Nathalia Silva Carneiro 4º Cleonice Elias da Silva |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Nathalia Silva Carneiro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Nathalia Silva Carneiro |
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
1ª etapa |
1º Gemima Perez |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Gemima Perez |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.7. Escrita Criativa
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Renata Faria de Araujo |
Classificação geral |
1º Renata Faria de Araujo |
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
1ª etapa |
1º Cleonice Elias da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cleonice Elias da Silva |
1.1.10.3. Filosofia
1ª etapa |
1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas 2º Alex Gonçalves dos Santos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas 2º Alex Gonçalves dos Santos |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Marina Mendes da Costa |
Classificação geral |
1º Marina Mendes da Costa |
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Marina Mendes da Costa |
Classificação geral |
1º Marina Mendes da Costa |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.
1ª etapa |
1º Marcia Regina Zemella Luccas |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Marcia Regina Zemella Luccas |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
1º Claudio Marques da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Claudio Marques da Silva |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Carina Zacarias Barros |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Carina Zacarias Barros |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
1º Carina Zacarias Barros |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Carina Zacarias Barros |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
1º Camila Josefa Nunes Rossato |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Camila Josefa Nunes Rossato |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Michel Da Silva Ceriaco 2º Jefferson Baptista dos Santos |
Classificação geral |
1º Michel Da Silva Ceriaco 2º Jefferson Baptista dos Santos |
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
1ª etapa |
1º Marcelo Loyola de Andrade |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Marcelo Loyola de Andrade |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.7. Escrita Criativa
1ª etapa |
1º Marcia Moreira Pereira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Marcia Moreira Pereira |
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
1ª etapa |
1º Erika Christina Gouveia e Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Erika Christina Gouveia e Silva |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.1. Fortalecimento da Gestão Pedagógica com foco na garantia do desenvolvimento e dos direitos de aprendizagem dos bebês, crianças e estudantes, considerando as atribuições e a atuação da equipe gestora.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cássia Ávila Duarte |
Classificação geral |
1º Cássia Ávila Duarte |
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Cristina Rosa David Pereira da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cristina Rosa David Pereira da Silva |
1.3.2.3. da implementação curricular na unidade educacional
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cássia Ávila Duarte |
Classificação geral |
1º Cássia Ávila Duarte |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Djalma Lopes Goes |
2ª etapa |
1º Valdenor Silva Dos Santos |
Classificação geral |
1º Djalma Lopes Goes 2º Valdenor Silva Dos Santos |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.3. Promoção da saúde, do cuidado e a prevenção às situações e comportamentos de riscos e possíveis acidentes.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Tamires Oliveira Gomes |
Classificação geral |
1º Tamires Oliveira Gomes |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE IP) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
1º Thiago Moreira Correa 2º Telma Teixeira de Oliveira de Almeida 3º Paulo Crispim Alves de Souza |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Thiago Moreira Correa 2º Telma Teixeira de Oliveira de Almeida 3º Paulo Crispim Alves de Souza |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva 2º Carina Zacarias Barros 3º Simone dos Santos Pereira 4º Rafael Benvindo Figueiredo Galante 5º Pedro de Cillo Rodrigues |
2ª etapa |
1º Valdecila Cruz Lima 2º Vilma Santana dos Santos |
Classificação geral |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva 2º Carina Zacarias Barros 3º Simone dos Santos Pereira 4º Rafael Benvindo Figueiredo Galante 5º Pedro de Cillo Rodrigues 6º Valdecila Cruz Lima 7º Vilma Santana dos Santos |
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.
1ª etapa |
1º Anderson Ricardo Carlos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Anderson Ricardo Carlos |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Aline Fernanda Maciel |
2ª etapa |
1º Valdecila Cruz Lima 2º Cyndel Nunes Augusto |
Classificação geral |
1º Aline Fernanda Maciel 2º Valdecila Cruz Lima 3º Cyndel Nunes Augusto |
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Aline Martins Vicentin 2º Flávia Toqueti 3º Eliza Sevghenian |
Classificação geral |
1º Aline Martins Vicentin 2º Flávia Toqueti 3º Eliza Sevghenian |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
1º Carina Zacarias Barros 2º Mozilene Neri Barbosa |
2ª etapa |
1º Aline Belle Legramandi |
Classificação geral |
1º Carina Zacarias Barros 2º Mozilene Neri Barbosa 3º Aline Belle Legramandi |
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
1ª etapa |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Caio Ricardo Faiad da Silva |
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.4. Sociologia
1ª etapa |
1º Pedro de Cillo Rodrigues |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Pedro de Cillo Rodrigues |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.3. Língua Portuguesa
1ª etapa |
1º Thiago Moreira Correa |
2ª etapa |
1º Aline Belle Legramandi |
Classificação geral |
1º Thiago Moreira Correa 2º Aline Belle Legramandi |
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Cintia Aparecida Bento dos Santos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cintia Aparecida Bento dos Santos |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
1º Ivo Paulino Soares |
2ª etapa |
1º Fernanda Grigolin Moraes |
Classificação geral |
1º Ivo Paulino Soares 2º Fernanda Grigolin Moraes |
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
1ª etapa |
1º Silvia Szterling Munimos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Silvia Szterling Munimos |
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio
1ª etapa |
1º Izabel Cristina da Rocha 2º Adriana Leite de Almeida Souza 3º Cristiane Gandolfi |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Izabel Cristina da Rocha 2º Adriana Leite de Almeida Souza 3º Cristiane Gandolfi |
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.
1ª etapa |
1º João Carvalho Dias |
2ª etapa |
1º Débora Regina Vogt |
Classificação geral |
1º João Carvalho Dias 2º Débora Regina Vogt |
1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Débora Regina Vogt |
Classificação geral |
1º Débora Regina Vogt |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Jeanny Meiry Sombra Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Jeanny Meiry Sombra Silva |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
1ª etapa |
1º Angela Di Paolo Mota |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Angela Di Paolo Mota |
1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.
1ª etapa |
1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar |
1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.
1ª etapa |
1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º João Batista Vaz |
Classificação geral |
1º João Batista Vaz |
1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção.
1ª etapa |
1º Saulo Tavares da Mota |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Saulo Tavares da Mota |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE IQ) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Ricardo Casco |
Classificação geral |
1º Ricardo Casco |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Milton Silva dos Santos 2º Weber Lopes Góes |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Milton Silva dos Santos 2º Weber Lopes Góes |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Mírian Ferminiano Rodrigues |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mírian Ferminiano Rodrigues |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cláudia Maria Kretzer Rodriguez |
Classificação geral |
1º Cláudia Maria Kretzer Rodriguez |
1.1.12.2. Dança
1ª etapa |
1º Renata Frazão Matsuo |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Renata Frazão Matsuo |
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Ricardo Casco |
Classificação geral |
1º Ricardo Casco |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens
1ª etapa |
1º Roseli Trevisan Marques de Souza |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Roseli Trevisan Marques de Souza |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
1ª etapa |
1º Raquel Helena Quintino de Oliveira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Raquel Helena Quintino de Oliveira |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
1ª etapa |
1º Marcelo Loyola de Andrade 2º Bárbara Lustoza da Silva Borba |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Marcelo Loyola de Andrade 2º Bárbara Lustoza da Silva Borba |
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Helena Regina Esteves de Camargo |
Classificação geral |
1º Helena Regina Esteves de Camargo |
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva
1ª etapa |
1º Erika Christina Gouveia e Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Erika Christina Gouveia e Silva |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Jeanny Meiry Sombra Silva 2º Cristina Rosa David Pereira da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Jeanny Meiry Sombra Silva 2º Cristina Rosa David Pereira da Silva |
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
1ª etapa |
1º Cristiane Nobre Nunes |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cristiane Nobre Nunes |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.2. Proteção de pessoas em situações de vulnerabilidade e/ou violência.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Natalina de Fátima Mateus |
Classificação geral |
1º Natalina de Fátima Mateus |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Penha (DRE PE) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Rafael Benvindo Figueiredo Galante 2º Milton Silva dos Santos |
2ª etapa |
1º Valdecila Cruz Lima |
Classificação geral |
1º Rafael Benvindo Figueiredo Galante 2º Milton Silva dos Santos 3º Valdecila Cruz Lima |
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes
1ª etapa |
1º Anderson Ricardo Carlos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Anderson Ricardo Carlos |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Valdecila Cruz Lima |
Classificação geral |
1º Valdecila Cruz Lima |
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
1ª etapa |
1º Leila Maria dos Santos Moura |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Leila Maria dos Santos Moura |
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Helena Regina Esteves de Camargo |
Classificação geral |
1º Helena Regina Esteves de Camargo |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Cintia Aparecida Bento dos Santos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cintia Aparecida Bento dos Santos |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cláudia Maria Kretzer Rodriguez |
Classificação geral |
1º Cláudia Maria Kretzer Rodriguez |
1.1.12.2. Dança
1ª etapa |
1º Renata Frazão Matsuo |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Renata Frazão Matsuo |
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.
1ª etapa |
1º Izabel Cristina da Rocha 2º Adriana Leite de Almeida Souza |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Izabel Cristina da Rocha 2º Adriana Leite de Almeida Souza |
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Débora Regina Vogt |
Classificação geral |
1º Débora Regina Vogt |
1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Débora Regina Vogt |
Classificação geral |
1º Débora Regina Vogt |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens.
1ª etapa |
1º Roseli Trevisan Marques de Souza |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Roseli Trevisan Marques de Souza |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.2. Proteção de pessoas em situações de vulnerabilidade e/ou violência.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Natalina de Fátima Mateus |
Classificação geral |
1º Natalina de Fátima Mateus |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DRE PJ) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Ricardo Casco |
Classificação geral |
1º Ricardo Casco |
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
1ª etapa |
1º Andrea Gabriela do Prado Amorim |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Andrea Gabriela do Prado Amorim |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Simone Lima Azevedo |
2ª etapa |
1º Jefferson Baptista dos Santos 2º Michel Da Silva Ceriaco |
Classificação geral |
1º Simone Lima Azevedo 2º Jefferson Baptista dos Santos 3º Michel Da Silva Ceriaco |
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
1ª etapa |
1º Bárbara Lustoza da Silva Borba |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Bárbara Lustoza da Silva Borba |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Greta Tomaz Lopes |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Greta Tomaz Lopes |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.3. Clube de leitura
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Yara Maria Miguel |
Classificação geral |
1º Yara Maria Miguel |
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
1º Ivo Paulino Soares |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Ivo Paulino Soares |
1.1.12.2. Dança
1ª etapa |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy 2º Mirza Ferreira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy 2º Mirza Ferreira |
1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.
1ª etapa |
1º Joaquim Rosa Donato Neto |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Joaquim Rosa Donato Neto |
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
1ª etapa |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy |
2ª etapa |
1º Ricardo Casco |
Classificação geral |
1º Kathya Maria Ayres de Godoy 2º Ricardo Casco |
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.
1ª etapa |
1º Joaquim Rosa Donato Neto |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Joaquim Rosa Donato Neto |
1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.
1ª etapa |
1º Leandro de Oliva Costa Penha |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Leandro de Oliva Costa Penha |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.1. Fortalecimento da Gestão Pedagógica com foco na garantia do desenvolvimento e dos direitos de aprendizagem dos bebês, crianças e estudantes, considerando as atribuições e a atuação da equipe gestora.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cássia Ávila Duarte |
Classificação geral |
1º Cássia Ávila Duarte |
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.3. da implementação curricular na unidade educacional
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Cássia Ávila Duarte |
Classificação geral |
1º Cássia Ávila Duarte |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
1ª etapa |
1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana 2º Angela Di Paolo Mota |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana 2º Angela Di Paolo Mota |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Santo Amaro (DRE SA) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
1º Thiago Moreira Correa |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Thiago Moreira Correa |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Alex Gonçalves dos Santos 2º Cleonice Elias da Silva |
2ª etapa |
1º Vilma Santana dos Santos |
Classificação geral |
1º Alex Gonçalves dos Santos 2º Cleonice Elias da Silva 3º Vilma Santana dos Santos |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
1º Mozilene Neri Barbosa |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mozilene Neri Barbosa |
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
1ª etapa |
1º Cleonice Elias da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cleonice Elias da Silva |
1.1.10.3. Filosofia
1ª etapa |
1º Alex Gonçalves dos Santos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Alex Gonçalves dos Santos |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.3. Língua Portuguesa
1ª etapa |
1º Thiago Moreira Correa |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Thiago Moreira Correa |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
1º Camila Josefa Nunes Rossato |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Camila Josefa Nunes Rossato |
1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º José Humberto Ataulo Nunes |
Classificação geral |
1º José Humberto Ataulo Nunes |
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
1ª etapa |
1º Paula de Camargo Penteado |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Paula de Camargo Penteado |
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
1ª etapa |
1º Silvia Szterling Munimos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Silvia Szterling Munimos |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto |
2ª etapa |
2º Marina Mendes da Costa |
Classificação geral |
1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto 2º Marina Mendes da Costa |
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
1ª etapa |
1º Cristiane Nobre Nunes |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Cristiane Nobre Nunes |
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Marina Mendes da Costa |
Classificação geral |
1º Marina Mendes da Costa |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.
1ª etapa |
1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.
1ª etapa |
1º Marcia Regina Zemella Luccas |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Marcia Regina Zemella Luccas |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Mateus (DRE SM) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Weber Lopes Góes |
2ª etapa |
1º Valdenor Silva Dos Santos |
Classificação geral |
1º Weber Lopes Góes 2º Valdenor Silva Dos Santos |
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
1ª etapa |
1º Leila Maria dos Santos Moura |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Leila Maria dos Santos Moura |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Aline Belle Legramandi |
Classificação geral |
1º Aline Belle Legramandi |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.3. Língua Portuguesa
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Aline Belle Legramandi |
Classificação geral |
1º Aline Belle Legramandi |
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Mara Lucia da Silva Ribeiro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mara Lucia da Silva Ribeiro |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.
1ª etapa |
1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
1ª etapa |
1º Raquel Helena Quintino de Oliveira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Raquel Helena Quintino de Oliveira |
1.5.3. Promoção da saúde, do cuidado e a prevenção às situações e comportamentos de riscos e possíveis acidentes.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Tamires Oliveira Gomes |
Classificação geral |
1º Tamires Oliveira Gomes |
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE MP) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
1ª etapa |
1º Mírian Ferminiano Rodrigues |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mírian Ferminiano Rodrigues |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
1ª etapa |
1º Mara Lucia da Silva Ribeiro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mara Lucia da Silva Ribeiro |
Formadores para atuação na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Amanda Cristina da Silva de Jesus |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Amanda Cristina da Silva de Jesus |
Formadores para atuação na Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Fernando Cesar Bertolino Junior |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Fernando Cesar Bertolino Junior |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.4. Teatro.
1ª etapa |
1º Charles Roberto Silva 2° Flávia Bertinelli Almeida |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Charles Roberto Silva 2° Flávia Bertinelli Almeida |
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.8. A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Railene Menezes Naranjo Policaro |
Classificação geral |
1º Railene Menezes Naranjo Policaro |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
1ª etapa |
1º Rene da Silva Barbosa |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Rene da Silva Barbosa |
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
1ª etapa |
1º José Tadeu Acuna |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º José Tadeu Acuna |
Formadores para atuação na Coordenadoria Pedagógica (COPED) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
1ª etapa |
1º Maria Socorro Gonçalves Torquato 2º Eustáquio Ornelas Cota Junior |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Maria Socorro Gonçalves Torquato 2º Eustáquio Ornelas Cota Junior |
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
1ª etapa |
1º Luci Ferraz de Mello |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Luci Ferraz de Mello |
1.1.2.4. Educação Maker
1ª etapa |
1º Ronaldo Lasakoswitsck |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Ronaldo Lasakoswitsck |
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
1ª etapa |
1º Alecsandra Matias de Oliveira 2º Marina Oliveira Barbosa 3º Ângela Esteves Modesto 4º José Farias dos Santos 5º Glaucea Helena de Britto 6º Claudia Rosalina Adão 7º Paola Diniz Prandini 8º Maíra Pires Andrade 9º Vera Lúcia Teixeira Silva |
2ª etapa |
1º Caroline Passarini Sousa 2º Juliane Olivia dos Anjos |
Classificação geral |
1º Alecsandra Matias de Oliveira 2º Marina Oliveira Barbosa 3º Ângela Esteves Modesto 4º José Farias dos Santos 5º Glaucea Helena de Britto 6º Claudia Rosalina Adão 7º Paola Diniz Prandini 8º Maíra Pires Andrade 9º Vera Lúcia Teixeira Silva 10º Caroline Passarini Sousa 11º Juliane Olivia dos Anjos |
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
1ª etapa |
1º Angélica Kuhn 2º Fábio Márcio Alkmin 3º Daisy Alves Fragoso 4º Breno Ferraz Leal Ferreira 5º Maria da Glória Feitosa Freitas 6º Aly David Arturo Yamall Orellana 7º Amanda Lopes Fernandes 8º Luana Robles Vieira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Angélica Kuhn 2º Fábio Márcio Alkmin 3º Daisy Alves Fragoso 4º Breno Ferraz Leal Ferreira 5º Maria da Glória Feitosa Freitas 6º Aly David Arturo Yamall Orellana 7º Amanda Lopes Fernandes 8º Luana Robles Vieira |
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.
1ª etapa |
1º Eustáquio Ornelas Cota Junior 2º Camila Escudero 3º Desirée Garção Puosso 4º Cecilia de Oliveira Prado 5º Rita de Cássia Da Silva Leão 6º Milan Puh 7º Aline Costa Simões |
2ª etapa |
1º Sandra Aparecida de Souza Machado |
Classificação geral |
1º Eustáquio Ornelas Cota Junior 2º Camila Escudero 3º Desirée Garção Puosso 4º Cecilia de Oliveira Prado 5º Rita de Cássia Da Silva Leão 6º Milan Puh 7º Aline Costa Simões 8º Sandra Aparecida de Souza Machado |
1.1.4. Educação Integral como garantia de articulação dos aspectos intelectual, físico, social, emocional e cultural, nas situações de aprendizagens na perspectiva de uma cidade educadora.
1ª etapa |
1º Luci Ferraz de Mello 2º Marta Thiago Scarpato 3º Aline Costa Simões |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Luci Ferraz de Mello 2º Marta Thiago Scarpato 3º Aline Costa Simões |
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
1ª etapa |
1º Maria Socorro Gonçalves Torquato 2º Marcio Leopoldo Gomes Bandeira 3º Juliana Oliva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Maria Socorro Gonçalves Torquato 2º Marcio Leopoldo Gomes Bandeira 3º Juliana Oliva |
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
1ª etapa |
1º Edson Abreu de Castro Grandisoli 2º Cristina Barkevui Mekitarian 3º Silene de Araujo Gomes Lourenço |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Edson Abreu de Castro Grandisoli 2º Cristina Barkevui Mekitarian 3º Silene de Araujo Gomes Lourenço |
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.1. Ensino de Línguas - Alemão
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Ivanete da Hora Sampaio |
Classificação geral |
1º Ivanete da Hora Sampaio |
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
1ª etapa |
1º Sandra Regina Fonseca Moreira |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sandra Regina Fonseca Moreira |
1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.
1ª etapa |
1º Daniele Pechi de Paula 2º Milan Puh |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Daniele Pechi de Paula 2º Milan Puh |
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.1. Literatura Infantil e infantojuvenil
1ª etapa |
1º Miruna Kayano Genoino 2º Elizabeth da Penha Cardoso |
2ª etapa |
1º Cassia Maria Rita Vianna Bittens |
Classificação geral |
1º Miruna Kayano Genoino 2º Elizabeth da Penha Cardoso 3º Cassia Maria Rita Vianna Bittens |
1.1.8.2. Literatura Adulta
1ª etapa |
1º Juliana Oliva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Juliana Oliva |
1.1.8.4. História em quadrinhos e mangás
1ª etapa |
1º Karoline Caetano Brito |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Karoline Caetano Brito |
1.1.8.6. Mediação de leitura
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Idmea Semeghini Prospero |
Classificação geral |
1º Idmea Semeghini Prospero |
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
1ª etapa |
1º Flávio Borges do Nascimento |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Flávio Borges do Nascimento |
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Sandra Aparecida de Souza Machado |
Classificação geral |
1º Sandra Aparecida de Souza Machado |
1.1.10.2. Geografia
1ª etapa |
1º Fábio Márcio Alkmin |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Fábio Márcio Alkmin |
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.1. Alfabetização
1ª etapa |
1º Miruna Kayano Genoino 2º Solange de Fátima Andreassa Di Agustini |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Miruna Kayano Genoino 2º Solange de Fátima Andreassa Di Agustini |
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
1ª etapa |
1º Eliana Angélica Peres D'Alessandro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Eliana Angélica Peres D'Alessandro |
1.1.12.2. Dança
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Bruno Fischer Dimarch |
Classificação geral |
1º Bruno Fischer Dimarch |
1.1.12.4. Teatro
1ª etapa |
1º Roberto Carlos Moretto |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Roberto Carlos Moretto |
1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Bruno Fischer Dimarch |
Classificação geral |
1º Bruno Fischer Dimarch |
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.1. Linguagens e Práticas Culturais
1ª etapa |
1º Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini |
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.1. Práticas de registros: documentação pedagógica e avaliação formativa para as aprendizagens.
1ª etapa |
1º Lislayne Carneiro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Lislayne Carneiro |
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.
1ª etapa |
1º Lislayne Carneiro |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Lislayne Carneiro |
1.2.3. Interlocução entre as avaliações interna e externa, tendo em vista o acompanhamento das aprendizagens e a reflexão para o replanejamento das práticas pedagógicas.
1ª etapa |
1º Mônica Narciso Guimarães 2º Sônia Maria Ribeiro Jaconi 3º Fábio Rodrigues Galindo 4º Gisleni Bertoni de Almeida |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mônica Narciso Guimarães 2º Sônia Maria Ribeiro Jaconi 3º Fábio Rodrigues Galindo 4º Gisleni Bertoni de Almeida |
1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens.
1ª etapa |
1º Stênio Severino da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Stênio Severino da Silva |
1.2.5. Análises e interpretação estatística dos resultados das avaliações externas em larga escala.
1ª etapa |
1º Sônia Maria Ribeiro Jaconi |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sônia Maria Ribeiro Jaconi |
1.2.6. Análise e Interpretação dos fatores sociais, econômicos e culturais (com base em dados e evidências) que possam refletir algum impacto associado ao processo de aprendizagem.
1ª etapa |
1º Mônica Narciso Guimarães |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Mônica Narciso Guimarães |
1.2.8. A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens.
1ª etapa |
1º Stênio Severino da Silva 2º Fábio Rodrigues Galindo |
2ª etapa |
1º Lucas Pinheiro Gariani |
Classificação geral |
1º Stênio Severino da Silva 2º Fábio Rodrigues Galindo 3º Lucas Pinheiro Gariani |
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.6. Gestão Pedagógica e a inclusão de pessoas com deficiência: garantia de direitos.
1ª etapa |
1º Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos |
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
1ª etapa |
1º Fábio Pestana Ramos |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Fábio Pestana Ramos |
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
1ª etapa |
Sem inscrição |
2ª etapa |
1º Aline Paes de Barros |
Classificação geral |
1º Aline Paes de Barros |
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
1ª etapa |
1º Sheila Paulino e Silva 2º Mauricio da Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sheila Paulino e Silva 2º Mauricio da Silva |
1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção
1ª etapa |
1º Sheila Paulino e Silva |
2ª etapa |
Sem inscrição |
Classificação geral |
1º Sheila Paulino e Silva |
Os credenciados, respeitando-se a ordem do sorteio e a necessidade da área requisitante, sendo convocados por e-mail, terão o prazo de 2 (dois) dias úteis a contar da data de envio para manifestar interesse na contratação. A ausência de resposta ao comunicado eletrônico possibilitará a convocação do próximo credenciado, seguindo a ordem de sorteio.
Publicado no DOC de 05/04/2024 – pp. 308 a 316
Acesse, AQUI, o arquivo em pdf.