Curso EAD SINESP e Instituto Cultiva

O SINESP oferece, em parceria com o Instituto Cultiva, curso EAD certificado com 20 horas de duração intitulado: Educação Especial no Brasil: um olhar histórico e o papel do gestor nos caminhos do PNE 2024. O curso, com 500 vagas, é aberto a todos os filiados.

Ação formativa: Curso EAD Educação Especial no Brasil: um olhar histórico e o papel do gestor nos caminhos do pne 2024 

Carga horária: 20 horas

Período: de 29 de abril 1º de junho de 2024.

Formato: ambiente virtual pelo google meet do Instituto Cultiva.

Homologação: despacho nº 24060, publicado no DOC de 9 de abril de 2024.

As 20 horas de carga horária serão divididas em 16 horas assíncronas e 4 horas de aulas síncronas.

DATAS DAS AULAS SÍNCRONAS

30/4 — das 19h às 20h;

7/5 — das 19h30 às 21h;

21/5 — das 19h30 às 21h.

INSCRIÇÕES AQUI das 10h do dia 17 de abril às 16h do dia 29 de abril ou até todas as vagas serem preenchidas.

Educação Especial no Brasil: um olhar histórico e o papel do gestor nos caminhos do PNE 2024

O curso buscará discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, proporcionando aos gestores educacionais um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola regular, compreendendo que o conceito de educação especial pressupõe que bebês, crianças, adolescentes e jovens com deficiência sejam educados ao lado de seus colegas sem deficiência, em um mesmo ambiente escolar. Isso implica em uma educação regular para todos os estudantes.

Nesse contexto, destaca-se o papel da escola, que deve acolher e incluir nas classes comuns da educação regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, garantindo-lhes, em todos os níveis de ensino, condições de acesso, aprendizagem, participação e permanência, por meio de serviços e recursos que eliminem barreiras, incluindo um atendimento escolar especializado – o AEE. (conforme a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, Lei nº 13.146/2015, em vigor desde 2016).

É de fundamental importância destacar o contexto histórico recente desta política e compreender a importância  do  “realinhamento” da política educacional brasileira para estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, superando um “descaminho” de indicação destes estudantes — da educação inclusiva para instituições especializadas e em sua maioria confessionais e /ou particulares — que vigorou entre setembro de 2020 e janeiro de 2023.

É oportuno que se ofereça às equipes gestoras da rede pública de educação da cidade de São Paulo uma formação que possibilite rever em perspectiva histórica e sociológica as políticas públicas para educação especial, conhecer os resultados do PNE 2014 -2024, as propostas do PNE 2024 e discutir o papel da gestão escolar na garantia da educação especial inclusiva, em diálogo com famílias e comunidade, norteado pelo currículo da cidade de São Paulo, com vistas ao atendimento preconizado na lei nº 13.146/2015 e na legislação paulistana para a educação especial.

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