Cine Debate

O Cine Debate do CFCL Benê do SINESP analisou no dia 12 de abril, de forma on-line por meio da plataforma Zoom, o filme Umberto D, lançado em 1952 e dirigido pelo italiano Vittorio de Sica, com base no roteiro de Cesare Zavattini.

O filme narra a história de Umberto Domenico Ferrari, um aposentado do serviço público que luta para sobreviver na Itália do pós-guerra. Vivendo uma condição de miséria pela falta de seguridade social adequada, Umberto tem apenas a companhia de seu fiel cão Flick para enfrentar todas as adversidades decorrentes de sua condição econômica. Em especial, Umberto tem uma dívida com a proprietária do imóvel onde fica o pequeno quarto onde reside, o que o deixa na iminência de ser despejado sem ter qualquer alternativa de para onde ir.

O filme rendeu diversas considerações sobre a condição social das pessoas aposentadas, ainda mais em um contexto de crise econômica como o retratado pelo longa. Também foi destacado o tema da invisibilização de idosos e do descaso do poder público com as pessoas dessa faixa etária, bem como o tema da solidão que muitas vezes se segue ao avanço da idade.

“Umberto D” é um exercício de visitação à experiência de uma vida em um contexto de decadência e transformação social, em que acompanhamos uma sucessão de eventos em um curto espaço de tempo apenas para partilhar o prosaico mundo de Umberto — e às vezes de Maria — uma empregada em situação de vulnerabilidade social que trabalha na casa em que Umberto vive. Nesse sentido, o filme não traz propriamente um enredo, mas sim a observação dos detalhes de uma vida, cujo final em aberto reflete os acasos que a conduzem.

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp e inscreva-se nas atividades do CFCL Benê do SINESP.

Juntos Seguimos Mais Fortes!

Imagem: reprodução

WhatsApp Image 2024 04 29 at 09.48.02

WhatsApp Image 2024 04 29 at 09.48.021

0
0
0
s2sdefault