A complexidade envolvida nos registros e na documentação a ser juntada no final do ano é motivo de grande preocupação para os Gestores Educacionais, sobrecarregados o ano todo com tarefas e burocracia excessivas.

Atento a essa demanda, sinalizada pela categoria em diversas oportunidades, e à necessidade de levar à categoria formação voltada para o cotidiano do fazer pedagógico e administrativo nas UEs, o SINESP organizou o Seminário “Registro e documentação para o final do ano”, realizado entre 4 e 7 de dezembro com o objetivo de subsidiar e fortalecer a Gestão Educacional.

Foram quatro encontros que contaram com grande participação da categoria e aportes substanciais e valorosos de Gestores da Rede com experiência e estudo nas variantes do tema geral que, além de complexo, é amplo.

 

Veja os vídeos de cada dia de encontro:

Encontro do dia 04/12. Tema: Bens patrimoniais e verbas

Encontra do dia 05/12 - Documentação de acompanhamento das aprendizagens

Encontro do dia 6/12 - Tema: Finalização de registros pedagógicos e administrativos

Encontro do dia 07/12 - Organização da documentação escolar e ação supervisora

 

Foram abordadas várias dimensões da Gestão Educacional no Seminário

Gestão de recursos e serviços, do patrimônio, gestão pedagógica, de pessoas e administrativa, todas permeadas pela gestão democrática e participativa, foram dimensões exploradas por profissionais da categoria com experiência e estudo nas variantes do tema geral, com mediação da Dirigente do SINESP e Supervisora Escolar na DRE Capela do Socorro, Letícia Grisólio Dias, com apoio da Dirigente do SINESP e Assistente de Diretor de Escola Edilene de Fátima Clemente.

Os palestrantes foram: Adriano Aparecido de Lima, Assistente de Diretor de Escola; Marilene Sales de Melo, Coordenadora Pedagógica; Jorge Luiz Felizardo dos Santos, Diretor de Escola; Sandra Maria de Toledo Correia, Supervisora Escolar; Carla Simone Vicente Tavares de Oliveira, técnica e conferente de verbas da DRE FÓ

As abordagens sobre verbas e bens patrimoniais trouxeram valiosas contribuições referentes à gestão financeira e à gestão de patrimônio, ao tratar sobre os cuidados que precisam ser tomados na aplicação dos recursos recebidos pelas UEs ao longo e no encerramento do ano e o trato aos Bens Patrimoniais, deixando bem claro tanto os procedimentos para incorporação e quanto para a baixa de bens patrimoniais.

As questões pedagógicas que permeiam o fazer do Coordenador Pedagógico foram analisadas a partir tanto da prática quanto da qualificação da aprendizagem e da documentação pedagógica. Essa viagem foi marcada o tempo todo pela ação-reflexão-ação, a práxis como definiu Paulo Freire e inspira a ser e fazer sempre o melhor.

O trabalho do Diretor de Escola foi explorado com o apoio de uma ferramenta de gestão que pode auxiliá-lo a priorizar as tarefas, classificando-as como urgentes ou importantes, com tranquilidade em delegar tarefas,  sem deixar de lado o olhar cuidadoso e reflexivo sobre as questões burocráticas e pedagógicas, necessárias para garantir um encerramento de ano tranquilo.

O olhar da Supervisão Escolar fechou o Seminário com um alinhamento de todas as contribuições feitas nas formações anteriores, aprofundando as discussões e ampliando o repertório para que os gestores educacionais garantam uma educação equânime e de qualidade através de um trabalho organizado, responsável, consciente e coletivo.

Os relatos, as trocas de experiências, o espaço para a escuta das demandas e a possibilidade de desenhar e refletir sobre o fazer da equipe gestora enriqueceram o Seminário e deixaram a certeza de que essa é uma forma de construir e constituir a  identidade enquanto gestor e enquanto equipe gestora da Unidade Educacional que trabalha em prol da melhor educação para os estudantes (bebês, crianças, jovens e adultos).

 

Materiais formativos usados pelos formadores

Orientações sobre bens patrimoniais móveis - Adriano Aparecido de Lima

Registros e acompanhamento das aprendizagens - Marilene Sales de Melo

Registros e documentação para ofinal de ano: os desafios da direção escolar - Jorge Luiz Felizardo dos Santos

Organização da Documentação Escolar e Ação Supervisora - Sandra Maria de Toledo Correia

 

Veja também os conteúdos dos Seminários anteriores:

Uso de verbas nas escolas, destinos e possíveis questões jurídicas"

"Gestão Escolar e relações interpessoais: gerenciando e potencializando diálogos

Banner SiteSeminario Registros12 23

0
0
0
s2sdefault