O Seminário “Gestão Escolar e relações interpessoais: gerenciando e potencializando diálogos”contou com quatro encontros muito produtivos, em que os filiados aprofundaram debates e compreensões a partir da exposição da advogada especializada em negociação e resolução de conflitos Sandra Bayer, Mestre e Doutora em Direito Civil pela USP, e dos apontamentos, experiências e comentários dos Gestores Marcelo Betcher (Diretor de Escola), Christiana Lazzeta (Coordenadora Pedagógica) e Rosana Reimberg (Coordenadora Pedagógica aposentada), com a mediação das Dirigente Sindicais Letícia Grisólio Dias (Supervisora Escolar) e Edilene de Fátima Clemente (Assistente de Diretor de Escola).

Nas exposições, nas questões levantadas, nas respostas, comentários e debates suscitados, vieram à tona inúmeros aspectos dos desafios enfrentados pelas Equipes Gestoras no dia a dia das Unidades Educacionais.

A importância e os caminhos para estabelecer horizontalidade e respeito nos relacionamentos foram apontados à luz da compreensão de que os conflitos humanos se dão sobre igualdades e diferenças, e que paz não é sinônimo de ausência de conflitos, mas ausência de violência como forma de reagir e responder aos problemas.

A comunicação não violenta é, portanto, uma ferramenta mais que necessária no relacionamento diário. Aliado a ela está o uso de técnicas para criar uma ligação de sintonia e empatia com as outras pessoas. Bem como o respeito à necessidade de apontar um mediador especializado quando ele for necessário para basear o diálogo, identificar e desenvolver soluções consensuais para a controvérsia instaurada.

Experiências e desafios

Os relatos de sucessos, dificuldades e obstáculos encontrados no dia a dia das equipes, trazidos pelos Gestores Educacionais responsáveis pelas exposições, foram essenciais para mostrar a importância do alinhamento de expectativas a partir do diálogo franco e objetivo e do estabelecimento de combinados.

Nesse contexto, redirecionar as ações e atividades a partir da conversa é uma necessidade para construir bons relacionamentos no ambiente de trabalho. E para tanto o exercício da liderança nas equipes gestoras e nas escolas é fator decisivo para tornar a equipe coesa e para uma atuação conjunta. O líder, ou os líderes da equipe, são fundamentais na criação de meios para que as coisas se resolvam. Trata-se de ser um viabilizador propositivo, sempre com o objetivo de fazer tudo funcional e garantir a essencial união do trio gestor num trabalho coordenado, conjunto e empático.

O sucesso deste Seminário e do anterior sobre Verbas nas Escolas ficou evidente no número significativo de participantes e nas avaliações positivas.
O próximo nesse formato já está previsto pelo SINESP para o mês de dezembro com o tema “Registros e documentação para o final de ano: como deixar a unidade educacional em ordem com sua documentação”. 
Até lá.

 

Abaixo estão os materiais usados e apontados no seminário:

GESTORES EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS NO GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A CONSTRUÇÃO DA VISÃO DE EQUIPE – Apresentação de Christiana Lazzeta.

GESTORES EDUCACIONAIS E O DESAFIO NO GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E A CONSTRUÇÃO DE VISÃO DE EQUIPE  - Apresentação de Marcelo Betcher.

MEDIACAO TRANSFORMATIVA EM U - Apresentação de Rosana Reimberg

CONFLITO, COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO ESCOLAR – Apresentação de Sandra Bayer.

 

Referencias bibliográficas

►COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – Livro De Marshall B. Rosenberg.

►O PALHAÇO E O PSICANALISTA – Livro de Christian Dunker.

►CONVERSAS DIFÍCEIS – Livro de Bruce Patton, Douglas Stone e Sheila Heen.

►RÁPIDO E DEVAGAR - DUAS FORMAS DE PENSAR – Livro de Daniel Kahneman.

►LIDERANÇA: A INTELIGENCIA EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO LÍDER DE SUCESSO -Livro de Daniel Goleman.

►DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS COMPETÊNCIAS - Livro de Heloísa Lück.

 

VÍDEOS DOS 4 ENCONTROS

24 DE OUTUBRO

► 31 DE OUTUBRO

7 DE NOVEMBRO

14 DE NOVEMBRO

 

0
0
0
s2sdefault