O dia em que o SINESP completou 31 anos, 26 de setembro de 2023, marcou o início do maior Congresso já realizado pela categoria!

A plenária que definiu as lutas da categoria e um show especial e mobilizador com Sandra Sá e Sérgio Loroza encerraram a 26ª edição do Congresso do SINESP na sexta-feira, 29 de setembro, na Casa de Portugal.

A semana de atividades intensas começou na terça-feira, 26 de setembro, dia do 31º aniversário do SINESP, e contou com debates, palestras e conferências com conteúdos extremamente qualificados e pertinentes ao dia a dia dos Gestores nas Unidades Educacionais.

O 26º Congresso do SINESP foi organizado com tradução em Libras, Língua Brasileira de Sinais.

CONGRESSISTA, IMPRIMA SEU CERTIFICADO AQUI.

 

 

Primeiro dia: Abertura, apresentação cultural, conferência e palestras

Dirigentes Sindicais, representantes de Sindicatos da Educação municipal e políticos estiveram na abertura solene do 26º Congresso. Os congressistas também assistiram e se encantaram com a apresentação do Coral CEU Feitiço, com canções populares brasileiras apresentadas por um grupo de crianças de várias idades da EMEF Feitiço da Vila.

A Conferência de Abertura ficou por conta do arquiteto e urbanista pós-graduado em Jogos Cooperativos Edgar Gouveia Júnior com o tema “O brincar como território da diversidade”.

Em seguinda, a Profª Drª Miriam Abramovay apresentou a palestra “Violências, segurança e proteção nas escolas”, em que levou aos Congressistas um tema que, nos últimos anos, tem preocupado muito a comunidade escolar. E para finalizar o primeiro dia, a Profª Lucília Augusta Lino conduziu a palestra “Política, gestão e formação – construindo processos democráticos”.

Veja como foi e assista às palestras AQUI.

 

Segundo dia: Debates das lutas em grupos e palestra

O segundo dia do 26º Congresso do SINESP foi palco de debates sobre os eixos que norteiam a categoria dos Gestores Educacionais e seu Sindicato em suas lutas e por palestra voltada para a saúde física e mental do trabalhador.

Nos debates em grupo, os congressistas contribuiram com o aprimoramento dos eixos de luta, construídos ao longo dos 25 Congressos anteriores realizados pela categoria.

Os debates são realizados a partir dos os seguintes temas/eixos: Valorização do Trabalhador, Riqueza da Diversidade, Gestão Educacional e Repensando o Currículo.

Para fechar o dia, a médica neurologista Drª Ana Paula Peña Dias apresentou a palestra “Gestor Educacional – compreender e prevenir a Síndrome de Burnout.” O tema foi muito elogiado pelos congressistas, por tratar de situações que, infelizmente, são comuns no dia a dia das Unidades Educacionais.

Leia mais, veja imagens e assista às palestras AQUI

 

Terceiro dia: foco na formação com quatro palestras

A 26ª edição do Congresso do SINESP teve foco, no terceiro dia, para a formação dos Gestores Educacionais.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha apresentou uma palestra musicada, intitulada “A importância das relações humanas interpessoais na Gestão Escolar”, em que partiu da proximidade com o patrono da Educação Paulo Freire e levou aos gestores uma mensagem adequada por ele à realidade do dia a dia nas Unidades Educacionais.

A Profª Eliane Potiguara encantou o público presente com a palestra intitulada “A educação sob a perspectiva dos povos originários”, em que apresentou as lutas e dificuldades enfrentadas pelos povos originários no Brasil. A ativista não deixou de condenar o marco temporal, aprovado pelo Senado brasileiro no início da semana passada, e pediu apoio dos Gestores no combate a essa legislação com potencial extremamente danoso aos povos indígenas.

A Profª Drª Vera Rodrigues, com a palestra “Educação antirracista e gestão escolar – um compromisso possível?, partiu da própria história para mostrar, com dados e pesquisas, o desrespeito sistemático à implementação das legislações vigentes que determinam a educação e o letramento antirracista nas escolas brasileiras.

A conferência final, intitulada “Gestão Educacional  - a ação que faz a diferença”, foi conduzida pela Profª Lourdes Atie. Ela apontou caminhos e ideias para serem implementadas no dia a dia das Unidades Educacionais a partir de uma reflexão sobre a sociedade atual, neoliberal e hiperconectada, suas influências e consequencias na subjetividades humana, e tratou do que significa ser professor na contemporaneidade pandêmica - seu papel social e educativo, enfatizando o valor da educação pública, cada dia mais em risco.

Leia mais e assista às palestras AQUI.

 

Quarto dia: Plenária final e show

Na sexta, 29 de setembro, o 26º Congresso do SINESP fechou com a plenária final. Foi o momento de os congressistas analisarem os resultados dos debates em grupo, realizados na terça-feira.

Dele emanaram propostas de modificações e supressões nas lutas construídas nos 25 Congressos anteriores, além da inclusão de novas.

Tudo que foi aprovado nos grupos foi analisado, debatido e votado na plenária final, para comporem o rol de princípios consolidados e de lutas que basearão as ações do Sindicato no próximo período. Em breve elas serão divulgadas para o conhecimento de todos os filiados.

Depois da plenária, os Congressistas tiveram um merecido momento de cultura, divertimento e alegria num grande show, conduzido pelos cantores Sandra Sá e Sérgio Loroza.

GALERIA DE FOTOS DO ÚLTIMO DIA DO CONGRESSO

0
0
0
s2sdefault