O 26º Congresso do SINESP teve início nessa terça-feira, 26 de setembro, na Casa de Portugal, em uma data emblemática, dia em que o Sindicato completa 31 anos.

Com mais de mil filiados inscritos, esse é o maior Congresso  já realizado pela categoria.

Dirigentes sindicais, representantes de sindicatos da educação e políticos estiveram na abertura solene.

A presidente do SINESP Norma Lúcia Andrade dos Santos e o Vice-Presidente João Alberto Rodrigues de Souza receberam para a abertura do Congresso os vereadores Celso Giannazi, Eliseu Gabriel e Toninho Vespoli, o deputado estadual Carlos Giannazi, a deputada federal Profª Luciene Cavalcante, o presidente do Sinpeem Professor Claudio Fonseca e a presidente do Sedin Professora Claudete Alves da Silva.

Os convidados discursaram em defesa da educação pública e defenderam ações que combatam as medidas nocivas ao funcionalismo público, tomadas em várias esferas governamentais, que têm como intuito precarizar e acabar com as carreiras públicas, especialmente na educação. Norma e os outros dois presidentes sindicais presentes anunciaram a unidade dos três Sindicatos exclusivamente da Educação municipal, SINESP, Sedin e Sinpeem, organizados como COEDUC para defender as pautas e reivindicações específicas da Educação.

Nas falas dos convidados, entre outros temas caros à categoria, estiveram a necessidade urgente de lutar pelo descongelamento do tempo de serviço durante a pandemia, pelo fim do confisco de 14% e pelo compromisso de cobrar da prefeitura municipal investimentos no ensino público paulistano.

O ato da abertura foi marcado por um momento de extrema emoção, com uma homenagem à ex-presidente e uma das fundadoras do SINESP, professora Maria Benedita de Castro de Andrade, a inesquecível Benê do SINESP. No telão, e sob aplausos da plateia lotada, imagens ­mostraram a trajetória combativa da incansável dirigente, ao som de uma de suas canções favoritas, Chalana.

E o evento seguiu com uma apresentação cultural. O Coral do CEU Feitiço da Vila, composto por estudantes de EMEF homônima da zona sul de São Paulo, encantou os congressistas com canções populares brasileiras.

Palestras

A primeira palestra do 26º Congresso do SINESP ficou sob responsabilidade do arquiteto e urbanista Edgar Gouveia Junior, pós-graduado em Jogos Cooperativos. Intitulada "O Brincar como Território da Diversidade", a palestra conduzida por Edgar mostrou como as gincanas são capazes de engajar e conduzir a trabalhos conjuntos, com a busca de objetivos comuns.

Depois da pausa para o almoço, foi a vez da Profª Drª Miriam Abramovay palestrar sobre um tema que tem sido muito constante nos debates da sociedade, a violência nas escolas e contra as escolas. Intitulada "Violências, Segurança e Proteção nas Escolas", a apresentação lançou luz sobre esse problema de nossos tempos, apontou dados sobre o tema e levantou formas de fomento da cultura da não violência nas Unidades Educacionais.

O primeiro dia de palestras terminou com a apresentação da Profª Lucília Augusta Lino, presidente da Anfope. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Lucília apresentou trabalho intitulado "Política, Gestão e Formação: construindo processos democráticos". A professora fez questão de alertar para as dificuldades de se fazer a gestão democrática, mas alertou para a importância dela nas Unidades Educacionais e, também, para o papel fundamental da equipe gestora nesse processo.

Veja:

-Abertura Solene e Apresentação Cultural Feitiço da Vila

-Conferência de abertura: Liderança democrática - Edgar Gouveia Junior

-Palestra: Violências, Segurança e Proteção nas Escolas – Profª Drª Miriam Abramovay

-Palestra: Política, gestão e formação - Lucilia Augusta Lino (Anfope)

 IMAGENS DO DIA

26Congresso Site Plateia

26Congresso Site Norma

26Congresso Site MesaManha

26Congresso Site Bene

 

Veja mais fotos do Congresso

0
0
0
s2sdefault