Todo mundo sabe que obras audiovisuais baseadas em livros são adaptações e acabam deixando milhares de leitores frustrados. É mesmo muito difícil transportar histórias pertencentes ao imaginário universal para filmes com qualidade e ainda por cima ser fiel às histórias originais. Mesmo assim, desde o surgimento do cinema, muitos best-sellers foram para as telonas, alguns se revelando um sucesso, outros, um fiasco.

Para quem gosta de clássicos, eis sugestões de filmes antigos que fizeram muito bem a lição de casa ao contar as histórias mais amadas da Literatura Universal. Muitos desses longas foram posteriormente refilmados mas nada tira a glória destas primeiras adaptações.

Aproveite!

Confira seleção especial do SINESP sobre filmes Para Gostar de Ler - Mundo Antigo

Clique nas imagens para assistir

O Fio da Navalha, de Edmund Goulding (EUA, 1946)

Ok, você pode gostar mais da refilmagem com Bill Murray, feita em 1984, mas não deixe de conferir essa obra-prima com Tyrone Power, realizada logo após o lançamento do romance homônimo de William Somerset Maugham, em 1944. Larry é considerado um dos mais fascinantes personagens do vasto legado literário de Maugham.

1984, o futuro do mundo, de Michael Anderson (Reino Unido, 1956)

Baseado no livro homônimo do autor inglês George Orwell, de 1949, é a primeira versão cinematográfica da história. O personagem principal teve o nome mudado no filme já que era o mesmo do ator que o vivia. Asssim, O'Brien virou O'Connor. Mas as diferenças não param por aí e a história é bem diferente da do famoso livro.
 

O Retrato de Dorian Gray, de Albert Lewin (EUA, 1945)

O único romance de Oscar Wilde provocou reações de ira e de admiração entusiástica desde seu lançamento numa versão mais curta no Lippincott’s Magazine (1890). Como desafio, o autor resolveu publicá-lo em livro, acrescentando-lhe prefácio e novos capítulos no ano seguinte. Teve adaptação recente para o cinema, mas especialmente a primeira é mais fiel à história do jovem hedonista cujo retrato reflete a decadência de sua alma.

Drácula, de Tod Browning (EUA, 1931)

Desde o lançamento do romance de Bram Stoker, em 1897, que essa história vem assombrando milhares de espectadores por todo o mundo, e virou definitivamente parte do imaginário da humanidade. O filme é uma adaptação de uma peça teatral de muito sucesso na época, baseada no livro, e traz Bela Lugosi em atuação que entrou para a história do cinema. Vampiros povoam as telonas desde então, inspirando outras histórias sobre o assunto, até mesmo a "saga Crepúsculo", fiasco recente que também é uma adaptação de uma série de livros de Stephenie Meyer publicada a partir de 2005.

39 degraus, de Alfred Hitchcock (Reino Unido, 1935)

Inspirado no livro “39 Degraus”, de John Buchan, lançado em 1915, o filme conta a história de um engenheiro de minas que é perseguido por agentes envolvidos em um plano para iniciar a Primeira Guerra Mundial.

Grandes Esperanças, de David Lean  (Reino Unido, 1946)

Uma adaptação do livro homônimo publicado por Charles Dickens em 1860, narra a história de um jovem artista órfão que se apaixona por uma mulher que vive com a avó esquisita em uma mansão em ruínas. 

 Os Inocentes, de Jack Clayton (Reino Unido, 1961)

Com roteiro de Truman Capote, adaptado do livro "A volta do parafuso", escrito por Henry James em 1898. Trata-se de um suspense psicológico sobre uma mulher que trabalha como governanta de dois órfãos e passa a ter visões de fantasmas que a convencem que o comportamento das crianças é influenciado por poderes sobrenaturais. 

VEJA TAMBÉM:

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com ótica feminista

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes para abrir o apetite

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com espírito revolucionário

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes para eternizar as ruas de SP

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com olhar feminino

0
0
0
s2sdefault