A 3ª Reunião Setorial de Educação foi realizada nessa sexta, 26 de abril de 2019, com foco na discussão das regras do PDE, Prêmio de Desenvolvimento Educacional.
Representado pela sua Vice-presidente Benê e pela Dirigente Egle, o SINESP participou dessa 3ª reunião, em que o Secretário Municipal de Educação João Cury Neto apresentou a proposta da Secretaria para o PDE deste ano.
Em linhas gerais, a proposta é:
- Manutenção dos valores do ano anterior.
- Pagamento em parcela única em janeiro de 2020.
- Não inclusão dos critérios de absenteísmo no cálculo do PDE 2019 – Lei 14.938/08.
- Ensino Fundamental: vincular 80% na participação da Prova SP e o restante no envolvimento via Projetos das Unidades Educacionais.
- Educação Infantil: 70% vinculado ao Indique e auto-avaliação validada por SME e o restante aos relatórios encaminhados do CEI para EMEI e EMEI para Fundamental
- CIEJA/EMEBS/ CEU Gestão/ CMCT/ DRE: valor médio das demais Unidades Educacionais da Região.
O SINESP e as demais entidades sindicais representativas da Educação manifestaram-se para que a SME fizesse o detalhamento quanto aos critérios das avaliações externas, indicadores de qualidade e participação nos projetos. A Secretaria se comprometeu a enviar o detalhamento para o SINESP e demais sindicatos presentes.
Houve grande debate envolvendo a auto-avaliação proposta por SME para os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. O debate não finalizou em consenso, considerando a especificidade das diversas unidades educacionais, seus projetos político pedagógicos, complexidade da gestão educacional e realidade de cada Unidade.
A próxima reunião ficou para o dia 08/05/2019, quando serão retomados outros pontos das pautas anteriormente apresentados.
Veja as matérias das reuniões anteriores: