O SINESP oferece, em parceria com a Phorte Educacional, 250 vagas para cursos de extensão. São inúmeras possibilidades de formação com durações que variam de 20 a 40 horas.
Ação formativa: Cursos de extensão EAD assíncrono e autoinstrucional em parceria com a Phorte Educacional
Carga horária: 20 e 40 horas
Período: de 2 de setembro a 5 de outubro de 2024.
Formato: plataforma da Phorte Educacional
Vagas: 250
Composição do Curso
Textos HTML
Vídeos
Objetos de Aprendizagem
Exercícios de Fixação
Material complementar / Práticas Profissionais
Apostila PDF
Áudio
Provas Avaliativas de múltipla escolha.
Certificado Faculdade Phorte
Os cursos serão disponibilizados aos alunos inscritos, com acesso ao AVA, em plataforma própria da Phorte Educacional (SIG), com a ferramentas necessárias para o acompanhamento do curso.
INSCRIÇÕES AQUIdas 10h do dia 19 de agosto às 15h do dia 26 de agosto ou até todas as vagas serem preenchidas.
Confira abaixo os cursos disponíveis / CH = carga horária
CURSOS DE EXTENSÃO - PHORTE EDUCACIONAL |
CH |
A ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA E A AVALIAÇÃO NA CRECHE |
20 |
A CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
20 |
A COORDENAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO SISTEMA E NA ESCOLA |
20 |
A CRIANÇA DO NASCIMENTO AOS 3 ANOS NA VISÃO ANTROPOSÓFICA |
20 |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR - O ENSINO - BARREIRAS PEDAGÓGICAS / A REPERCUSSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
20 |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESPECIFICIDADES E CONTRIBUIÇÕES/AS NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
40 |
A ERA VARGAS |
40 |
A ESCOLA COMO LOCAL DE TRABALHO E SUA ESPECIFICIDADE |
20 |
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE TRABALHO |
20 |
A HISTORIOGRAFIA DA CULTURA BRASILEIRA:PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES |
20 |
A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO E DO REGISTRO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO |
20 |
A LINGUAGEM DOS SINAIS: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS |
40 |
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO/ARTE E LUDICIDADE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO |
40 |
A NATUREZA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO INTERIOR DA ESCOLA |
20 |
A REDESCOBERTA DA HISTÓRIA CULTURAL: TEMAS, PROBLEMAS E CONCEITOS |
40 |
ABORDAGEM E PRÁTICAS DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL APLICADAS A APRENDIZAGEM |
20 |
ALFABETIZAÇÃO |
20 |
ALFABETIZAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA/AS ABORDAGENS DE ENSINO:CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA/DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA |
40 |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS |
40 |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
APLICAÇÕES DE PSICOMOTRICIDADE NA PRÁTICA EDUCACIONAL |
20 |
ARTE |
20 |
ARTE E POLÍTICA: CINEMA, TEATRO E MÚSICA NO BRASIL |
40 |
ARTE NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA |
40 |
AS DÉCADAS DE 1960 E 1970: ENGAJAMENTO E RESISTÊNCIA |
40 |
AS FUNÇÕES DO SUPERVISOR DE ENSINO: POSSIBILIDADES E TENDÊNCIAS |
20 |
AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
20 |
ASPECTOS PSICONEUROLÓGICOS E FONOAUDIOLÓGICOS |
20 |
ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS NA ESCRITA |
20 |
ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS NA LEITURA ORAL |
20 |
ASPECTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS NO RACIOCÍNIO LÓGICO |
20 |
ASPECTOS TÉCNICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NOS ESPAÇOS COLETIVOS |
20 |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIA ASSISTIVA |
40 |
ATRASOS MATURATIVOS QUE AFETAM A ESTRUTURA CEREBRAL |
20 |
ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO ESTUDO DE CASO |
20 |
AUTONOMIA DA ESCOLA E O PROCESSO DECISÓRIO: NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO |
20 |
AVALIAÇÃO E PORTFÓLIO |
20 |
BASES BIOPSICOSSOCIAIS DA APRENDIZAGEM |
20 |
BASES NEURAIS DO DESENVOLVIMENTO |
20 |
BRASIL COLÔNIA |
40 |
BRASIL DEMOCRÁTICO |
40 |
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SUA IMPORTÂNCIA |
20 |
CARACTERÍSTICAS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS (TFE) |
20 |
CARACTERIZAÇÃO, MODELOS DE ATENDIMENTOS E LEGISLAÇÃO |
20 |
CIÊNCIAS NATURAIS |
20 |
COMO ATUAR NO CONTEXTO HOSPITALAR |
20 |
COMO FUNCIONA A APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
40 |
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA ESCOLA |
20 |
CONCEITO DE DEFICIÊNCIA: DOENÇA OU CONDIÇÃO SOCIAL |
20 |
CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL |
20 |
CONSTRUINDO A AUTONOMIA E VALORES MORAIS |
20 |
CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS |
20 |
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS |
20 |
CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS |
20 |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE MOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS |
20 |
CONTROLE DE QUALIDADE |
20 |
CONVERSANDO COM AS FAMÍLIAS |
20 |
CRIANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INCLUSIVA |
40 |
CULTURA E POLÍTICA: HISTORIOGRAFIA E ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS |
40 |
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
DEFICIÊNCIA FÍSICA/DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA |
20 |
DEFICIÊNCIA FÍSICA: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
20 |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
DEFICIÊNCIA VISUAL |
20 |
DEFICIÊNCIA VISUAL: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
DEFICIÊNCIA: SURDEZ/AUDITIVA |
20 |
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS BEBÊS: UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO |
20 |
DESENVOLVIMENTO HUMANO |
20 |
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR |
20 |
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM |
40 |
DESIGN DE CURSO E ATRIBUIÇÃO - EAD/PLATAFORMAS |
20 |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR |
40 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA |
20 |
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
20 |
DINÂMICA DE GRUPO |
20 |
DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO POR ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL |
20 |
DOS JESUÍTAS ÀS ESCOLAS DO IMPÉRIO/REFORMAS E IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS |
20 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MÉTODOS E TECNOLOGIA |
40 |
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO, FINANCIAMENTO E PARCERIAS |
20 |
EDUCAÇÃO COM FOCO EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA - STEM |
40 |
EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, PROPOSTAS PEDAGÓGICAS |
20 |
EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA ABORDAGEM PIKLER |
40 |
EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA PEDAGOGIA MONTESSORI |
20 |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
20 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM TRANSTORNOS/DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS |
40 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS |
20 |
EMERGÊNCIA DE HISTÓRIAS E PROCESSOS DE LETRAMENTO |
20 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO |
40 |
ENSINO DA LINGUAGEM MEDIADO POR COMPUTADOR |
40 |
ESCOLAS VERDES, ÉTICA E NOVAS TECNOLOGIAS |
40 |
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL |
20 |
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
20 |
FAMÍLIAS E EQUIPES COLABORATIVAS |
20 |
FENOMENOLOGIA |
20 |
FILOSOFIA DA CIÊNCIA E TRANSFORMAÇÕES CIENTÍFICAS |
40 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E DA TECNOLOGIA |
40 |
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO |
40 |
FUNÇÕES COGNITIVAS, SENSORIAIS E MOTORAS |
40 |
FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA SOCIAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
40 |
FUNDAMENTOS DE ÉTICA |
40 |
FUNDAMENTOS DO MARXISMO/ MARXISMO NO SÉCULO XX/ PERSPECTIVAS MARXISTAS NA ATUALIDADE |
40 |
GEOGRAFIA |
20 |
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL |
40 |
GESTÃO ESCOLAR E TRANSDISCIPLINARIDADE |
20 |
GESTÃO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E DESAFIOS |
20 |
GESTÃO FINANCEIRA PARA ESCOLAS DE ALTO DESEMPENHO |
40 |
HISTÓRIA |
20 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA |
40 |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA |
40 |
HISTÓRIA DA PROPAGANDA POLÍTICA |
40 |
HISTORIOGRAFIA |
40 |
IDENTIDADE DA CULTURA SURDA, CEGA E DA SURDOCEGUEIRA |
40 |
IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO |
20 |
INDÚSTRIA 4.0: ASPECTOS TECNOLÓGICOS |
40 |
INFORMÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
40 |
INOVAÇÃO 4.0 EM SALA DE AULA |
40 |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 2 |
20 |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO I |
20 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
40 |
INTERFACES, ARTE DIGITAL E LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA PRÁTICA EDUCATIVA |
40 |
INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA |
40 |
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA |
20 |
JOGOS COOPERATIVOS |
20 |
JOGOS DE REGRAS |
20 |
JOGOS SIMBÓLICO DE CONSTRUÇÃO |
20 |
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
20 |
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO |
20 |
MATEMÁTICA |
20 |
MATRIZ CURRICULAR |
40 |
MATRIZ CURRICULAR E O DO DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM |
20 |
MEDIAÇÃO NO ATO DE ENSINAR |
40 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA |
20 |
MODERNISMO E O NACIONAL POPULAR / A RADIOFONIA E A INTEGRAÇÃO NACIONAL |
40 |
MOTRICIDADE E INCLUSÃO |
40 |
MUDANÇAS COGNITIVAS ESSENCIAIS |
40 |
MULTICULTURALISMO: ESTIGMA E PRECONCEITO |
20 |
MÚSICA POPULAR E IDENTIDADE NACIONAL |
20 |
NECESSIDADES DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
20 |
NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA |
40 |
NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS ESTUDOS DE CULTURA NO BRASIL |
20 |
NOVAS MÍDIAS E BIG DATA |
40 |
O COTIDIANO, A CULTURA E OS NOVOS OLHARES SOBRE A SOCIEDADE E A HISTÓRIA |
20 |
O CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DA CIDADANIA |
20 |
O FORDISMO/AS DUAS GRANDES GUERRAS/O MOVIMENTO SEXUAL/AS TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO/O ADVENTO DA INTERNET |
40 |
O PENSAMENTO DE AUGUSTE COMTE/ÉMILE DURKHEIM |
40 |
O PENSAMENTO DE MAX WEBER/ SOCIOLOGIA BRASILEIRA: SOCIÓLOGOS BRASILEIROS |
40 |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O TRABALHO COLETIVO |
20 |
O SISTEMA BRAILLE E SUAS IMPLICAÇÕES |
40 |
O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO/ CONTEXTOS DIVERSOS: A ORALIDADE,A LEITURA E A ESCRITA EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO |
40 |
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÓS LDB |
20 |
ORIENTAÇÃO COMUNIDADE INSTITUIÇÃO |
20 |
ORIENTAÇÃO FAMILIAR |
20 |
OS BEBÊS E A MÚSICA |
40 |
OS DILEMAS DO FOLCLORE NO BRASIL |
20 |
OS MOVIMENTOS POPULARES EM EDUCAÇÃO/PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
20 |
OS PERIÓDICOS NA REPÚBLICA |
20 |
PENSADORES POLÍTICOS CLÁSSICOS: PLATÃO/ ARISTÓTELES |
40 |
PENSADORES POLÍTICOS MODERNOS: MAQUIÁVEL, HOBBES, LOCKE, ROUSSEAU E MONTESQUIEU |
40 |
PENSAMENTO FILOSÓFICO CLÁSSICO E MEDIEVAL: PLATÃO E ARISTÓTELES PENSAMENTO FILOSÓFICO CLÁSSICO E MEDIEVAL |
40 |
PENSAMENTO POLÍTICO CLÁSSICO: PLATÃO E ARISTÓTELES/ O PENSAMENTO POLÍTICO DE THOMAS HOBBES |
40 |
PERÍODO DEMOCRÁTICO – 1945-1964 |
40 |
PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS CRECHES |
20 |
PLANEJAMENTO, CONTROLE E DECISÃO |
20 |
PLANIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NOS CASOS DE TFE |
20 |
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E INGLUSIVAS : O CONTEXTO BRASILEIRO |
40 |
POLITICAS PÚBLICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO |
40 |
PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
40 |
PRECEITOS DE ÉTICA, AUTONOMIA, CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS |
40 |
PRIMEIRO REINADO E REGÊNCIA |
40 |
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
20 |
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM |
40 |
PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO |
40 |
PROCESSOS COGNITIVOS SUPERIORES |
40 |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
20 |
PROJETOS PEDAGÓGICOS, PLANO DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
20 |
PSICANÁLISE |
20 |
RACIONALISMO MODERNO / EMPIRISMO MODERNO |
40 |
RECURSOS ACESSÍVEIS PARA APOIAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL |
40 |
RECURSOS ÓPTICOS, NÃO ÓPTICOS E TECNOLÓGICOS PARA BAIXA VISÃO E CEGUEIRA |
40 |
REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAL CULTURA CORPORAL: EXPRESSÕES PELO MOVIMENTO. EXPRESSÕES DRAMÁTICAS E TEATRO. EXPRESSÕES RÍTIMICAS E MUSICAIS |
20 |
REGIME MILITAR |
40 |
REPÚBLICA VELHA |
40 |
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA/ REFORMA PROTESTANTE/ MOVIMENTO ILUMINISTA/ REVOLUÇÃO INDUSTRIA |
40 |
ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO |
40 |
SEGUNDO REINADO |
40 |
SISTEMAS POLÍTICOS E ELEITORAIS |
40 |
SOCIEDADE E ESTADO PODER E REPRESENTAÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO |
40 |
SOFTWARE EDUCACIONAL |
40 |
SONO, HIGIENE E ALIMENTAÇÃO DO NASCIMENTO AOS 3 ANOS DE IDADE |
20 |
SURDOCEGUEIRA: ASPECTOS E PRÁTICAS |
20 |
TEORIA CRÍTICA E ESCOLA DE FRANKFURT: FASES E PROGRAMAS/ TEORIA BENJAMINIANA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: A HISTÓRIA DOS VENCIDOS E A HISTÓRIA DO DIREITO |
40 |
TEORIA POLÍTICA |
40 |
TEORIAS DA APRENDIZAGEM |
20 |
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO |
20 |
TICS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO |
40 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR |
40 |
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL À EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
20 |
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD) |
20 |
TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA |
40 |