Conae 2024 Etapa Municipal

A etapa municipal da CONAE 2024 foi realizada nos dias 27 e 28 de outubro sob o título “política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Organizada pelo Fórum Municipal de Educação, órgão de que o SINESP faz parte, a Conferência visa às discussões e proposições para a construção do próximo Plano Nacional de Educação. 

Diretores e filiados do SINESP participaram desta etapa inicial e foram eletitos para a seguinte. Essa etapa municipal teve três eixos como destaque:

  • Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade;
  • Gestão Democrática e Educação de qualidade;
  • Valorização de Profissionais da Educação.

No eixo sobre a Gestão Democrática, o SINESP e o COEDUC (pela figura do SINPEEM) defenderam o concurso para diretor de escola, que não constava no texto e nas estratégias/proposições.

As discussões foram intensas na sala e na plenária.

Na sala houve a aprovação com porcentagem insuficiente para o tema passar nessa primeira votação. Assim, a discussão foi levada à plenária final e, como ocorreu em anos anteriores a partir da intervenção do SINESP, a emenda para o provimento por concurso público foi aprovada. Com isso, todos os itens em que constava eleição foram retificados para realização de concurso para o provimento do cargo.

O SINESP segue para a etapa estadual da CONAE 2024 nos dias 17 e 18 de novembro, sempre defendendo o concurso para todos os cargos e lutando contra a precarização e a terceirização do serviço público.

Homenagem à Benê do SINESP

Em reconhecimento ao papel decisivo da Dirigente e uma das fundadoras do SINESP, Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê, na defesa e na construção do Plano Municipal de Educação, foi realizada uma bonita e justa homenagem a ela na abertura da CONAE, com exibição de um vídeo e lembrança de suas ações.

0
0
0
s2sdefault