CURSO EAD SINESP

Curso: O Gestor Educacional e as Práticas de Registro e Análise da Documentação Pedagógica Como Perspectiva de Uma Avaliação com Foco no Desenvolvimento das Aprendizagens

O SINESP, em parceria com o Instituto Cultiva, oferece 500 vagas, sendo 50 vagas por turma, em Curso EaD com 20 horas voltado para toda a equipe da Gestão Escolar.

Período: de 16 de outubro a 18 de novembro de 2023.

Formato: ambiente virtual pelo google meet do Instituto Cultiva.

Público-Alvo: Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar

Homologação: despacho número 23255, publicado no DOC de 20 de setembro, p. 210.

Certificação: conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização de atividade obrigatória.

As 20 horas de carga horária serão divididas em 14 horas à distância e 6 horas de aulas síncronas.

DATAS DAS AULAS SÍNCRONAS

17/10 — das 19h às 21h;

31/10 — das 19h às 21h;

7/11 — das 19h às 21h.

INSCRIÇÕES AQUI das 10h do dia 2 de outubro às 16h do dia 6 de outubro ou até todas as vagas serem preenchidas.

O Gestor Educacional e a Documentação Pedagógica

Entre as atribuições da Gestão Educacional está a gestão pedagógica, que inclui o planejamento do trabalho docente, o acompanhamento das aprendizagens e seus registros.

As ferramentas de registro e as análises das produções discentes são fundamentais para que se obtenha uma visão geral dos processos de ensino-aprendizagem, pois permitem visões panorâmicas ou quadro a quadro sobre os desenvolvimentos psicomotores, cognitivos, emocionais e psicossociais. Cabe à gestão pedagógica o cuidado constante para que os processos escolares estejam alinhados com o que está previsto no PPP e no currículo da cidade.

Os registros da “documentação pedagógica” incluem o percurso de ensino-aprendizagem na mão dupla professor- aluno, estendendo essa visão para outras etapas da vida e da escolarização.

É possível notar que essa mesma prerrogativa de avaliação é subjacente aos princípios do currículo da cidade de São Paulo, sendo eles a educação integral, a equidade e a educação inclusiva. Esses princípios destacam as aprendizagens como direito dos alunos, viés que pauta o trabalho pedagógico. 

Com esse pano de fundo, a documentação pedagógica, ao se definir com diferentes possibilidades de registro e, portanto, de fazeres discentes, (escritos, sonoros, visuais, individuais e coletivos) pressupõe uma avaliação que considera as individualidades, mas também o que os sujeitos cognoscentes exprimem, em diferentes registros, sobre si e seu percurso escolar.

Imagens: Adobe Express

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