●Em consonância com as lutas congressuais firmadas pela Categoria, o SINESP marcou posição em importantes audiências públicas realizadas tanto na esfera municipal, quanto na esfera federal.
●Os Dirigentes Sindicais do SINESP participaram de forma ativa, argumentando em defesa da educação pública da cidade e das decisões dos filiados em Congresso.
10/3 - Na luta contra a terceirização e privatização!
Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes na Câmara Municipal para discutir o convênio firmado entre a PMSP e o Liceu Coração de Jesus: SINESP defende emprego de verba pública na educação pública, pede investigação do acordo e aponta ilegalidades, que deram origem a documento enviado pelo Sindicato ao MPSP.
28/4 - Combate à violência
Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes na Câmara Municipal para debater a violência às escolas: diante da situação preocupante vivida pelas Unidades Educacionais do país, SINESP defende união de esforços de vários setores sociais para a criação de força tarefa com o intuito de criar agenda de ações positivas para fomentar a cultura de paz no ambiente escolar. Depois dessa reunião surgiu a ideia de organizar encontros em todas as DREs, intitulados Unidos pela paz em nossas escolas, que estão ocorrendo com a participação de gestores, educadores, especialistas, autoridades, pais, alunos e comunidade do entorno para a construção conjunta de documento com medidas de combate à violência às escolas.
15/5 - Quinquênio e sexta parte
Audiência Pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater a revogação da Lei Complementar (LC) 173/2020, que congelou a contagem de tempo dos servidores públicos durante a pandemia para quinquênios e sexta parte: SINESP defende a revogação da LC e lembra que Gestores Educacionais não pararam de trabalhar durante a pandemia, cumprindo, inclusive, funções de outras carreiras que paralisaram as atividades. Sindicato condena a legislação que ataca direitos fundamentais dos Servidores Públicos.
18/5 - Em discussão a Reforma do Ensino Médio
Audiência Pública da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal para discutir o novo ensino médio: SINESP defende revogação do texto que regulamentou o novo ensino médio por considerá-lo um projeto que impede o conhecimento e, consequentemente, constitui-se em violência contra as camadas mais pobres da população, sobretudo que vivem nas regiões mais periféricas. A presidente do Sindicato Norma Lúcia Andrade dos Santos defende a necessidade urgente de discussão que envolva vários setores sociais; academia, professores, estudantes e a sociedade em geral: “Não podemos deixar ninguém de fora”.
12/6 - Confisco de 14%: Revoga já!
Audiência Pública da Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social para discutir o confisco de 14% sobre os rendimentos de servidores aposentados e pensionistas: SINESP cobra, em sessão lotada, a revogação imediata do confisco e lembra que somente isso corrigirá uma grande injustiça que afeta, de forma cruel, aposentados e servidores que ainda se aposentarão, sobretudo os beneficiários que sofrem com doenças graves e incapacitantes.
22/6 - Em defesa da EJA
Audiência Pública das Comissões de Educação da Câmara Municipal e da Câmara dos Deputados para debater o fechamento de salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA): SINESP reafirma que denuncia, há tempos, o extermínio de vagas da EJA e cobra ações contra o descaso da PMSP.