Encontros organizados em cada Diretoria Regional unem gestores e demais integrantes da comunidade educacional ao SINESP para refletir e propor ações em combate à violência em escolas - Todos às 19h, veja dias e locais abaixo.

O Encontro “Unidos pela paz em nossas Escolas” foi realizado na Câmara Municipal no dia 17/5 por iniciativa do SINESP com apoio do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola - CRECE Central - e da União Paulista dos Estudantes Secundaristas -UPES - Veja AQUI.

Agora é estendido às regiões em busca de diálogo e reflexão com a comunidade educacional sobre os diversos aspectos da violência nas escolas, do socioeconômico ao pedagógico, de diagnósticos e proposição de medidas a serem efetivadas na Rede Municipal de Educação.

 

Da preocupação à reflexão e à ação

O SINESP sempre nutriu extrema preocupação com os eventos de violência em escolas. Realizou inúmeras reflexões, debates e cursos sobre temas correlatos como bullying, mediação de conflitos, gestão democrática e instâncias de participação como conselhos de escola e grêmios estudantis, além da formação política e profissional dos Gestores.

Após os chocantes eventos que resultaram em mortes de crianças, jovens e educadores, ficou evidente que é preciso ir além do estudo, da reflexão e do diagnóstico. Por isso o SINESP encampou o trabalho de buscar unidade para combater, na prática, esse fenômeno social.

O caminho é complexo, pois os contornos da dramática situação a que se chegou vão muito além da área educacional e das ações que ela precisa necessariamente desenvolver como respostas, em políticas públicas, gestão democrática, convivência e projetos políticos pedagógicos

A Educação está inserida num sistema socioeconômico que gera, entre seus resultados em todos os estratos da população, frustração, perda da razão e da capacidade de empatia, falta de sentido na vida e possibilidade de canalização disso tudo para atos de violência extrema. Recebe e precisa lidar com os impactos dessa realidade entre seus muros.

As redes sociais, outro apêndice da equação, complexificam ainda mais a situação. Entram como meio facilitador, aproveitado por aqueles a quem isso interessa, para levar principalmente aos jovens a saída extremista do ódio e da violência contra aqueles com os quais era de se esperar solidariedade e parceria. Outro enorme problema para a escola lidar.

Proposição de medidas

Nesse contexto está a iniciativa do SINESP, em que se encaixam os Encontros que, depois da Câmara Municipal, ocorrem nos territórios, novamente com apoio e participação do CRECE Central e da UPES.

Eles constituirão espaços privilegiados para, a partir da elaboração já acumulada, aprofundar a análise e a proposição de ações junto com os Gestores Educacionais, pais, alunos, estudiosos e autoridades.

Após esses encontros, será organizado o retorno à casa legislativa para apresentar um documento contendo leque de medidas a serem efetivadas pelos vários setores  envolvidos – vereadores, áreas do governo responsáveis pela educação (SME, DRES, DIGEP, CEFAI, NAAPA, etc), universidade, estudiosos e pesquisadores, gestores, professores e toda a comunidade educacional.

Atividades já realizadas pelo SINESP de estudo e combate à violência nas escolas

Nesse caminho recente, o SINESP convidou a Profª e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp Telma Vinha para apresentar suas reflexões e pesquisas no SINESP Diálogos de 19 de abril deste ano - Veja AQUI.

Em seguida organizou o Encontro pela Paz em nossas Escolas, no dia 17 de maio, com apoio do CRECE Central e da UPES. Realizado na Câmara Municipal, reuniu diversos setores envolvidos diretamente com a educação pública, como instâncias do governo, Conselho Municipal de Educação, parlamentares, pesquisadores e estudiosos - Veja AQUI.

O SINESP Diálogos de 13 de junho colocou em pauta as experiências e estudos do Dr. em Filosofia da Educação e Professor da USP, José Sérgio Fonseca de Carvalho, sob o tema  “A escola como objeto da violência: do diagnóstico à proposta de uma ação escolar” - Veja mais AQUI.

RELTs e CREP

Para qualificar o debate com os Representantes e Conselheiros, o SINESP promoveu, na reunião de RELTs de 13 de abril, palestra sobre violência nas escolas sob o tema  “Educação para a cultura da não violência”, com Maria Cecilia Castro Gasparian, Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga Clínica.

Na reunião do Conselho de Representantes realizada no dia 24 de maio, o SINESP trouxe a Profª Darlene Ferraz Knoener, pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral UNESP/UNICAMP), Doutoranda e mestra em Educação Escolar, que dialogou com os Conselheiros a partir do tema “Políticas Públicas em Educação: promoção da convivência e prevenção da violência, em que apresentou pesquisas, estudos e trabalhos focados na convivência nas escolas.

 

Veja dias e locais dos Encontros por DRE e participe

Todos serão às 19h

 

DRE Guaianases - 12/6 - 2ª feira

CEU Jambeiro - José Guilherme Gianetti

Av. José Pinheiro Borges, 60 - Guaianases

DRE Capela do Socorro - 13/6 - 3ª feira

EMEF DES. TEODOMIRO TOLEDO PIZA

R. Pelagia Starbulov, 324 - Parque Grajau

DRE São Miguel - 14/6 - 4ª feira

CEU Vila Curuça - Irene Ramalho

Avenida Marechal Tito, 3452 - Itaim Paulista

DRE Butantã - 19/06 - 2ª feira

CEU Butantã - Elizabeth Gaspar Tunala Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda

DRE Santo Amaro - 21/6 - 4ª feira

CEU ALVARENGA - Estr. do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco

DRE Itaquera - 22/6 - 5ª feira

EMEF GUIMARAES ROSA - Praça Haroldo Daltro, 466 - Vila Nova Manchester, São Paulo - SP, 03444-090

DRE Penha - 23/6 - 6ª feira

CEU Carrão – Carolina Maria de Jesus - Rua Monte Serrat, 230 - Tatuapé

DRE Jaçanã/Tremembé - 26/6 - 2ª feira

EMEFM Prof Derville Allegretti - R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana

DRE Freguesia/Brasilândia - 27/6 - 3º feira

CEU Freguesia “Esperança Garcia” - Rua Jacutiba, 167 - Parque São Luis

DRE Campo Limpo - 28/6 - 4ª feira

CEU Casa Blanca “Prof. Solon Borges Dos Reis” - R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas

DRE Ipiranga - 03/7 - 2ª feira

CFCL – SINESP - Praça Dom José Gaspar, 30 - 3º andar, Centro

DRE São Mateus - 29/6 - Quinta 

EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro - Rua Alexandre Groppali, 147 - Fazenda da Juta

DRE Pirituba - 30/6 - Sexta 

EMEFM Guiomar Cabral - Av. Menotti Laudisio, 553 - Jardim Cidade Pirituba

Violencia EncontroDREs Banner Site

0
0
0
s2sdefault