Ato Campanha Salarial 2023

O SINESP e o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo se reuniram na terça-feira, 2 de maio, em frente à PMSP para cobrar do prefeito uma resposta às reivindicações feitas na Pauta Unificada da Campanha Salarial 2023, entregue ao Executivo Municipal há mais de um mês.

A falta de resposta da PMSP ao ofício protocolado pelos representantes dos servidores municipais levou os integrantes dos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades, entre eles o SINESP, à realização de um ato em frente à PMSP, no Viaduto do Chá, região central da capital paulista, nessa terça 2/5, para exigir um posicionamento da prefeitura.

Os dirigentes sindicais discursaram e lembraram a prefeitura de que a data-base do funcionalismo público, que é 1º de maio, é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 37 no inciso X. Com o objetivo de repor a defasagem salarial dos trabalhadores, corroída pela inflação, esse artigo prevê a "revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

Além de cobrar o reajuste, que é um direito dos servidores, os dirigentes que compõem o Fórum levantaram outros pontos da Campanha Salarial de 2023.

Respeito e reconhecimento à categoria

A Presidente do SINESP Norma Lúcia Andrade denunciou, durante o ato, o longo tempo sem reposição da inflação nos salários do funcionalismo e reafirmou a exigência de valorização dos Servidores Públicos pelo prefeito.

A categoria reivindica reposição acima da inflação e aumento real há anos, mas o governo tem se limitado a ceder reajustes abaixo dos índices acumulados e insistido na política de 0,01%, ampliando a cada ano as perdas salariais dos servidores. A situação piorou muito com a imposição do confisco de 14% sobre os salários dos aposentados e aumento das cobranças dos ativos.

Para Norma, é inaceitável que essa postura seja mantida e que o governo não responda à pauta apresentada há mais de um mês. Essa postura vem de anos anteriores e não pode mais ser tolerada pela categoria.

Norma enfatizou que as Entidades vão construir um grande movimento da categoria no dia 16 de maio, para garantir que a data-base seja respeitada, que a negociação ocorra, que a valorização venha com a reposição da inflação e de perdas anteriores e que as demais reivindicações dos Servidores Públicos Municipais sejam atendidas!

Assista à íntegra da fala da presidente do SINESP 

 PMSP marca reunião com o Fórum

Durante o ato, uma representante da PMSP foi até os integrantes do Fórum e marcou uma reunião para o próximo dia 9 de maio, às 10h30, mas se a resposta da prefeitura não for satisfatória, a paralisação unificada de todo o funcionalismo público municipal será mantida.

Confira os pontos da pauta unificada

16,36% de reposição anual da inflação e reajuste salarial

Fim do 0,01%

Revogação do confisco de 14%

Melhores Condições de trabalho e saúde

Realização de Concursos públicos e fim das terceirizações

União e pressão dos servidores sobre a PMSP são fundamentais para a Luta

O SINESP e o Fórum das Entidades enfatizam que a adesão dos servidores é de extrema importância para o sucesso da Campanha Salarial de 2023. A adesão maciça do funcionalismo colocará pressão sobre a administração municipal, que tem demonstrado total falta de respeito com o funcionalismo público e se negado a negociar com os representantes dos trabalhadores.

Fique atento às resoluções do Fórum e junte-se a todo o funcionalismo público para garantir que os direitos dos trabalhadores municipais, previstos na Constituição Federal, sejam respeitados.

 

Norma Ato Forum

AtoForum

 

0
0
0
s2sdefault