0
0
0
s2sdefault

Em difícil ano para a Educação a mobilização da categoria conseguiu impedir que a rede privada abocanhasse recursos da Escola Pública

SINESP segue no acompanhamento e monitoramento do FUNDEB através do CACS FUNDEB SP e ações no legislativo

A batalha para ampliação de recursos para a educação pública teve uma conquista histórica no final da tarde de quinta, dia 17 de dezembro de 2020. A Câmara dos Deputados aprovou, por 470 votos a 15, o texto-base que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação Básica - FUNDEB, destinando os recursos para a Educação Pública e afastando as emendas que se aprovadas financiariam também escolas confessionais e o Sistema S.

Atualizado em 29/12/2020

O SINESP, representante dos Gestores Educacionais, permanentemente mobilizou a categoria. Mesmo com a pandemia, instrumentos de pressão e cobrança para que os parlamentares em Brasília votassem a regulamentação resguardando as metas do Plano Nacional de Educação e os princípios de ampliação do financiamento da educação pública através do FUNDEB.

A luta foi iniciada na construção de um FUNDEB permanente e, em todas as fases, o SINESP teve atuação destacada em ações na cidade e no Estado de São Paulo. Em reuniões, com formação aos filiados em reuniões sindicais, com materiais enviados às Unidades Educacionais para ampliar o conhecimento e mobilização em defesa do FUNDEB.

Em Brasília, o SINESP esteve presente com sua Diretoria, Conselheiros, filiados e assessoria permanente em ações durante as audiências, votações e contato direto com Deputados e Senadores para que votassem a favor da Educação Pública.

As batalhas rumo à luta vitoriosa da regulamentação

Em cada fase foi fundamental a pressão para que a aprovação do FUNDEB permanente e sua regulamentação destinasse mais recursos à educação pública

* 2019 - O SINESP esteve semanalmente em Brasília e em diversas ações em São Paulo para que o projeto que tornaria o FUNDEB permanente pudesse ser aprovado. 


LEIA MAIS:

>>> SINESP mantém ação contra a PEC paralela e pelo FUNDEB permanente em Brasília

>>> FUNDEB como instrumento permanente é uma luta incessante da qual o SINESP faz parte ativa


* 11 de dezembro de 2020 - Câmara aprova relatório de regulamentação do FUNDEB sob forte pressão de entidades como o SINESP para que o texto do relator respeitasse o princípio do FUNDEB Permanente de recursos públicos para educação pública. Emendas no entanto são aprovadas para permitir uso do FUNDEB para escolas confessionais e ensino profissionalizante do SISTEMA S

* 15 de dezembro de 2020 - Senado retoma o princípio do FUNDEB Permanente e retira emenda da Câmara

* 17 de dezembro de 2020 - Embate na Câmara derruba tentativa de retomada do envio de recursos para o ensino privado.

* 25 de dezembro de 2020 - Sancionada sem vetos a Regulamentação do FUNDEB

FUNDEB PERMANENTE E CONQUISTAS PARA EDUCAÇÃO

O Fundo financia a educação básica pública e é composto de 20% da receita de 8 impostos estaduais e municipais e valores transferidos de impostos federais. Até 2026, o governo federal aumentará a complementação para esses fundos a cada ano, começando com 12% do montante até atingir 23%.

No primeiro trimestre de 2021, os recursos ainda serão rateados pelos critérios do atual FUNDEB. As novas regras serão aplicadas a partir de abril e, em maio, serão feitos os ajustes das diferenças do primeiro trimestre.

No caso de uma reforma tributária e também quanto a isenções tributárias, o texto prevê que devem ser avaliados os impactos nas receitas dos fundos, garantindo-se, no mínimo, a média aritmética dos três últimos exercícios. O SINESP se mantém em luta permanente para que não sejam retirados recursos da Educação.

Outras emendas aprovadas são bandeiras de luta do SINESP

    • Repasse de recursos federais adicionais para Redes Públicas que cumprirem metas como provimento dos cargos dos gestores educacionais por meio de eleição ou concurso. O SINESP empreendeu grande luta para que na III Conferência Nacional de Educação em 2018 fosse inserido no Plano Nacional de Educação o provimento dos cargos por meio de concurso público. 
    • Melhoria do Piso dos Profissionais de Educação Básica 

SINESP continua no monitoramento do FUNDEB

O SINESP atua permanentemente no monitoramento FUNDEB através da participação no CACS FUNDEB de São Paulo.

O Conselho é importante no acompanhamento dos recursos do Fundo para a cidade de São Paulo.

Ele representa cerca de 39% do total de recursos aplicados na Educação Paulistana.

>>> Leia mais sobre a atuação do CACS FUNDEB na regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação Básica - FUNDEB

 

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!