Lara (esquerda), Nathalya, Matheus, professora Cristiane (meio), Gabrieli, Vitor e Sury (direita) exibem medalhas de prêmio mundial de robótica dos EUA. - Imagem: Luciano Nagel/UOL

O projeto dos alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental brasileira, a única pública que concorreu no First Lego League Explorer (FLL), competição realizada nos EUA e considerada a ''Copa do Mundo da robótica" para crianças de seis a dez anos, levou o prêmio de "Melhor Modelo de Solução".

Eles estruturaram a criação de energia sustentável e renovável em um ambiente urbano. ''Criamos uma maquete com energias renováveis, uma pracinha. Pensamos em conjunto, nas energias mais limpas, como a energia solar, eólica e a do movimento. Todos os brinquedos que estão na maquete possuem uma plaquinha superpower, que são os objetos que geram energias limpas'', explicou uma das alunas premiadas.

E completou: “No início, robótica era apenas montar um robô e brincar com as peças do Lego, mas é muito mais que isso, porque você se diverte e ao mesmo tempo aprende. Vai despertando a curiosidade. Estudando antes da competição, eu aprendi o que são as energias renováveis e como podemos aproveitá-las.

Certamente, crianças e jovens como ela jamais terão dúvidas sobre a esfericidade do planeta terra.

Veja reportagem publicada no Tilt-UOL.

0
0
0
s2sdefault