Em reuniões com os Dirigentes Regionais e suas equipes, Dirigentes e Conselheiros do SINESP estão apresentandos os problemas levantados nas reuniões realizadas em todas as DREs com os Representantes dos Locais de Trabalho, nos meses de março e abril.

Nessas reuniões regionalizadas, além de eleger os Conselheiros do Sindicato e realizar a pesquisa para o Retrato da Rede deste ano, há espaço para relatos e troca de informações com os RELTs (Representantes dos Locais de Trabalho) sobre problemas, demandas e necessidades das unidades escolares.

A Diretoria do SINESP registra, organiza e elenca os temas apontados pelos Representantes para debatê-los com os Dirigentes Regionais. Também leva ao debate os gargalos e demandas apontadas pela pesquisa para o Retrato da Rede, bem como as conclusões apontadas pelo ISEM, o Índice SINESP da Educação Municipal.

A busca de interlocução e abordagem das expectativas e desafios visualizados pelos Dirigentes e suas equipes, e seus planos de trabalho, também é uma preocupação do Sindicato, que visa a municiá-los com dados e demandas vindas diretamente dos Gestores Educacionais, conhecedores profundos da RME e autoridades a serem consideradas quando a intenção de conhecer a rede e resolver seus problemas é real e honesta.

Os principais pontos abordados, elencados a partir dos relatos dos RELTs, foram:

Violência

Unidades escolares inseguras à invasões, roubos e depredações, sem ronda da GCM nem existência de vigilantes.

Quadros de servidores incompletos

Módulos incompletos à Professores de regência e de módulos, Agentes Escolares, ATEs, AVEs, Estagiários, Vigias...; Falta pessoal para lavanderia.

Relação UE X DRE

Prazos exíguos, demora no cadastro de títulos, suporte insuficiente e/ou inadequado às U.Es, pouca autonomia para as U.Es., etc.

CEFAI

Equipe incompleta, não dá suporte, atendimento precário. Necessidade de reformas em U.Es. Acessibilidade, reformas estruturais, cobertura de quadra, etc.

Atendimento da demanda

Lotação de salas, dificuldades na finalização de matrículas, matricula antecipada: problemas com os retidos; grande número de crianças com necessidades especiais.

Recursos Financeiros

PTRF; Verba insuficiente; Adiantamento Bancário.

Material

De consumo e higiene, kit material, colchonetes, lençóis, mobiliário...

Merenda escolar

Qualidade dos alimentos entregues. Alimentação problemas na entrega da feira.

Recursos Tecnológicos

Computadores (Chegaram? Foram instalados?), wi-fi, assistência técnica, suporte do SGP.

Formação

Há formação específica para os gestores? Qual a proposta da DRE?

Além desses temas, comuns a todas as regiões, há também pontos regionais específicos, apresentados pelos Conselheiros que participam das reuniões junto com a Diretoria. De maneira geral, a acolhida das questões apresentadas e devolutivas de problemas já apontados têm sido a tônica dos encontros.

VEJA IMAGENS DAS REUNIÕEs NAS DRES JÁ VISITADAS:

DRE SMA 04 06 19

DRE São Mateus

CapelaSocorro 1 Site

DRE Capela do Socorro

Pirituba Site

DRE Pirituba

Itaquera 1 Site

DRE Itaquera

BT Site

DRE Butantã

MP Site

DRE São Miguel

SA Site

Santo Amaro

Guaianases

DRE GuaianasesIpiranga DRE Ipiranga JT

DRE Jaçanã/Tremembé 

CL

DRE FÓ / Brasilândia

0
0
0
s2sdefault