O SINESP junto a sua base, tem registrado inúmeros relatos do crescimento da violência enfrentada pelos Gestores e demais educadores nas Unidades Escolares, contra o patrimônio pessoal e das Unidades.
Relatos de furto e arrombamento das Unidades Educacionais, roubos aos servidores na chegada ou saída de seus turnos de trabalho, foram elencados por diversos Gestores Educacionais.
O Retrato da Rede de 2018 traz dados que são confirmados pelos Gestores Educacionais de diversas Regiões da Cidade de São Paulo, entre eles destacamos:
- Ausência de vigilância/policiamento ( 49,76% dos respondentes do Retrato da Rede 2018)
- Entorno escolar é fonte das violências (40% dos respondentes)
Diante da urgência, o SINESP encaminhou oficio ao Secretário Municipal de Educação com pedido de providências urgentes para garantir a segurança dos trabalhadores das escolas, fornecendo policiamento permanente na porta das escolas e arredores
A Diretoria do Sindicato está certa de que a situação se repete em todas as regiões da cidade, como mostra o Retrato da Rede. Nesse sentido, solicita aos Gestores Educacionais que entrem em contato com o Sindicato para relatar e denunciar situação desse tipo e encaminhamento de medidas.
O SINESP continuará na luta por melhores condições de segurança aos Profissionais de Educação que passam por situações adversas na tentativa de exercerem suas funções nas unidades educacionais.