O segundo encontro do curso presencial foi realizado no dia 18 de agosto, no CFCL-SINESP, com discussão sobre temas presentes nas escolas, como o PL escola sem partido, gênero, entre outros.
Conduzida pelo palestrante Luís Saraiva, a formação a cerca da Diversidade sexual e de gênero na infância e na adolescência, trouxe a tona temas como: Cura gay, Ideologia de gênero, Estatuto da Família, entre outros, como o PL Escola sem Partido que tem como um dos alvos, a discussão sobre gênero nas escolas. (Clique AQUI para baixar a apresentação em slides usada pelo palestrante)
Assuntos prementes como a diversidade sexual precisam ser refletidos e debatidos, pois muitas histórias de violência, sofrimento, isolamento, constrangimento, discriminação e preconceito ainda se fazem presentes em diferentes espaços e é urgente contribuirmos para reverter esse cenário.
Desde o primeiro dia do curso realizado em 4 de agosto, coordenado pela palestrante Vanessa Pipinis (Clique AQUI para baixar a apresentação em slides usada pelo palestrante), o interesse dos participantes na formação e nos debates chamou a atenção dos dirigentes do SINESP. As expectativas expressas são variadas e podem ser apreendidas a partir das frases abaixo, que são recortes das intervenções de alguns dos cursistas:
“...fortalecer o aprendizado sobre o tema e levar a discussão para a escola...”;
“...ampliar o olhar para enxergar o que está posto no dia a dia...”;
“...discutir o tema na perspectiva da garantia do direito e não só religiosa, moral, etc...”;
“...já nos apropriamos da fala, mas na pratica precisamos desconstruir concepções tradicionais...”;
“...ampliar o repertório, para responder aos pais de forma mais simples auxiliando-os em suas preocupações...”;
“...aprender mais sobre o tema e multiplicar a temática no meu território...”;
“...atendemos comunidades complexas, temos bastante crianças e jovens com crise de identidade, chegando inclusive ao suicídio. O tema é pertinente para nos auxiliares no cotidiano da escola...”;
“...minha questão é com redação à sexualidade, que ainda é um tabu...”;
“...A maior dificuldade é com os profissionais, tive um problema no CEI e me pareceu que as crianças trataram o assunto com mais tranquilidade que os adultos...”;
“...O tema é bem atual, vivemos um momento político muito complexo, precisamos estar preparados, estudar muito, sair do senso comum e pensar em Direitos Humanos.”
O SINESP corrobora todas essas afirmações dos filiados. Acredita que o currículo das unidades educacionais precisa dialogar sobre esses temas polêmicos, presentes na sociedade atual e cotidiano das crianças e adolescentes.
Acompanhado do olhar atento e do apoio da Diretoria do SINESP, o curso terá sequência nos dias 01 e 15 de setembro das 09h00 às 13h30 no CFCL.
Despacho de Homologação Nº 18224, DOC de 28/06/2018 – p. 34.