Dia Internacional Nelson Mandela marca esta quarta-feira os 100 anos do aniversário de nascimento do líder sul-africano, no vilarejo de Qunu; secretário-geral acredita que legado de Mandela mostra ao mundo o caminho a seguir.

O Dia Internacional Nelson Mandela, marcado neste 18 de julho, celebra este ano o 100º aniversário do nascimento do líder sul-africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

mandela findect

Numa mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU diz que Mandela “foi um grande defensor global da justiça e da igualdade” e que “continua a inspirar o mundo pelo seu exemplo de coragem e compaixão”.

Passado

António Guterres lembra que o ex-presidente da África do Sul “foi mantido em cativeiro por muitos anos”, mas que “nunca se tornou prisioneiro de seu passado”.

Em vez disso, Mandela “colocou sua energia na reconciliação e em sua visão de uma África do Sul pacífica, multiétnica e democrática”. 

O secretario-geral diz que este dia serve para comemorar “uma vida inteira de serviço” e que “raramente uma pessoa na História fez tanto para estimular os sonhos das pessoas e movê-las para a ação”.

Guterres acredita que essa luta pela igualdade, dignidade e justiça continua. Segundo ele, o legado de Madiba, como o líder ficou conhecido, mostra o caminho a seguir.

Celebração

Este ano, a Fundação Nelson Mandela dedica o dia à ação contra a pobreza.

Segundo a fundação, o objetivo é “honrar a liderança e devoção de Nelson Mandela no combate à pobreza e na promoção de justiça social para todos”.

Na sede da ONU, em Nova Iorque, uma exposição destaca as principais contribuições de Mandela para a paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A exposição abriu a 9 de julho e pode ser vista até 2 de setembro. A ONU também emitiu um selo em homenagem ao centenário de Mandela.

Estabelecido em 2009 pela Assembleia Geral, este dia convida todos a fazerem a diferença nas suas comunidades.

A ONU diz que o centenário é “uma ocasião para refletir na sua vida e legado, e para seguir a sua chamada para tornar o mundo um lugar melhor”.

Reprodução: ONU News

0
0
0
s2sdefault