Atento às demandas e necessidades da categoria, SINESP realiza escuta e formação de seus filiados com um ciclo de formação voltado aos Supervisores Escolares intitulado "Continuando a conversa: AÇÃO SUPERVISORA EM FOCO", realizado em três encontros no Centro de Formação, Cultura e Lazer – CFCL-SINESP.

1acao supervisora okParticipantes do 3º Encontro, realizado no dia 21 de outubro no CFCL-SINESP

O Continuando a conversa é uma ação de formação continuada do SINESP voltada neste módulo aos Supervisores Escolares, dando sequência à formação Pra Início de Conversa oferecida no primeiro semestre aos novos ingressantes do Concurso de Acesso. Neste semestre a ação foi estendida também a todos os Supervisores Escolares.

A ação supervisora é de grande importância para a orientação, acompanhamento e apoio das ações das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Educação e da Rede Parceira (conveniada).

Neste sentido o SINESP promoveu um ciclo com três encontros recebendo e fazendo a escuta dos Supervisores.

A importância do Supervisor Escolar, histórico e demandas

foto 1 dimensionada

O primeiro encontro, realizado em 8 de agosto, foi voltado a contextualização e recuperação do histórico do cargo de Supervisor Escolar, o início das tarefas da Supervisão Escolar, ainda como Inspetor Regional de Educação, o surgimento do SINESP e a luta para o Concurso de Supervisor Escolar.

Os Supervisores Escolares apresentaram as demandas presentes nas rotinas da Supervisão em cada Diretoria Regional de Educação. Temas como falta de padronização de formulários, necessidade de formação ampliada para a Comissão de Mediação de Conflito, autorizações de funcionamento de escolas particulares, rotinas da supervisão e a nova formatação de acompanhamento da rede conveniada (CEI Parceiro).

Marco Regulatório

SegundoEncontro de supervisores

O segundo encontro, realizado em 16 de setembro, seguiu a solicitação de pauta dos Supervisores e voltou-se ao estudo do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC. A Advogada Drª Ana Maria do SINESP fez a exposição do Documento intermediado com comentários e posicionamentos dos presentes sob Coordenação da Diretoria do SINESP.

Este é o documento nacional, aprovado em 2014, que passou este ano a balizar todos os conveniamentos realizados pelos órgãos governamentais. O domínio de suas determinações é essencial para os Supervisores Escolares que têm, entre suas atribuições, o acompanhamento do funcionamento dos CEI Parceiros (conveniados) que passaram a serem regidos pelo MROSC.

O encontro ainda possibilitou o levantamento de demandas apontadas pelos Supervisores Escolares em relação ao MROSC e sua implementação.

Procedimentos Administrativos

O terceiro encontro aconteceu dia 25 de outubro e foi pautado no debate de procedimentos administrativos realizados pelos Supervisores Escolares.

A Advogada do SINESP DrªElaine, com o apoio das Diretoras Sindicais Ana, Benê e Egle, fez importantes intervenções, desvendando mitos e buscando acerto de trajetórias e formas de atuação nas DRE e nas Unidades Educacionais, voltando-se à gestão democrática e a uma ação supervisora de parceria e acompanhamento dos trabalhos executados pela Rede.

Foram preparados pelas advogadas do SINESP materiais para a ação supervisora na Rede Parceira, devido ao MROSC, sobretudo quanto ao relatório de supervisão, fornecendo-se subsídios com o respaldo do Jurídico do SINESP.

Apoiadas na solicitação dos presentes, outros documentos serão preparados para ampliar o respaldo da ação supervisora. 

Comissão para tratar do MROSC na SME

A aplicação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC - tem alguns ajustes que precisam serem feitos dentro da realidade da Rede Municipal de Educação.

Nesse sentido o SINESP solicitou em SME uma reunião para tratar do tema.

Três Supervisores Escolares presentes nos encontros irão participar juntamente com a Diretoria. São os Supervisores Escolares e também Conselheiros do SINESP- CREPs - Arnaldo Alves da Silva, da DRE Guaianases, Marcia Borceto Jelen de Castro, da DRE Butantã, e Sandra Maria de Toledo Correia, da DRE Pirituba.

Ação Sindical de formação

Todos os Encontros foram realizados nos espaços do Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP, reforçando a conquista dos filiados de um espaço próprio para formações e debates da própria categoria.

A formação visou sobretudo a valorizar a escuta e a vivência dos Supervisores, e a partir delas preparar os encontros com materiais e temas voltados para as situações práticas e espinhosas do dia a dia da Supervisão.

O Jurídico do Sindicato teve importante papel, através da participação ativa das advogadas do Sindicato nos encontros. Em conjunto com a Diretoria, elas buscaram amparar e participar da escuta dos Supervisores.

A partir dessa intervenção, prepararam materiais de forma a respaldar a ação supervisora e propor amparo legal e segurança para o Supervisor Escolar em seu trebalho diário. De forma presencial pode-se ainda resolver algumas situações do dia a dia, ampliando a formação de forma bastante significativa.

Participaram do Ciclo Supervisores Escolares de diversas Diretorias Regionais de Educação, o Presidente do SINESP Luiz Carlos Ghilardi, a Vice Presidente Maria Benedita de Castro de Andrade, Benê, e os Dirigentes Sindicais Egle Prescher Iaconelli, Christian de Mello Sznick e Ana Maria Dünkel Bonalumi, a Assessora Lucy Pitta Penna e o Grupo de Advogadas do SINESP: Drªs Ana Maria, Elaine e Cristiane.

Novas formações para 2018

Para 2018 serão estruturados outros encontros e formações, visando expandir o Continuando a Conversa para os Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola e novas demandas para a Supervisão Escolar.

Formações e encontros voltados a escuta e apoio das ações de cada um destes profissionais em busca de uma Gestão Democrática e na permanente qualidade na Educação Pública são prioridades para o SINESP. 

0
0
0
s2sdefault