O SINESP Diálogos de 26 de novembro recebeu os Gestores Educacionais responsáveis pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) “Terreiro de Infâncias: cultivando um currículo afro-brasileiro na educação infantil”, da EMEI Dona Leopoldina, na Zona Oeste da cidade.
As Dirigentes Sindicais Maura Maria da Silva, Edilene de Fátima Clemente e Flordelice Magna Ferreira conversaram com a Diretora de Escola Claudia Maria dos Santos Guirao e com o Coordenador Pedagógico Fábio Tamizare, que estão à frente do PPP exitoso da EMEI Dona Leopoldina.
O projeto visa ao aprimoramento do currículo e das práticas pedagógicas diárias da educação infantil, considerando tanto deficiências e transtornos quanto identidade racial. Cláudia, Fábio e toda a equipe da EMEI buscam, com esse PPP, a promoção de equidade no ambiente escolar que ultrapasse os limites da escola e transcenda para a sociedade, visando a um desenvolvimento mais inclusivo e justo para as crianças.
O SINESP trouxe ao debate, mais uma vez, a Educação Antirracista, tema importante e urgente que é luta congressual do Sindicato e que precisa mobilizar todos os filiados para a construção de uma educação pública de qualidade, justa, inclusiva, equânime e ciente de sua responsabilidade no combate ao racismo em todas as suas formas.
Assista, no vídeo abaixo, à íntegra do SINESP DIÁLOGOS especial do Mês da Consciência Negra.
Participantes
Claudia Maria dos Santos Guirao é psicopedagoga, clínica e institucional formada pela FMU, pedagoga pela Universidade de São Paulo. Diretora na EMEI Dona Leopoldina desde 2022, onde tem a honra de participar do Projeto Político Pedagógico Terreiro de Infâncias: Cultivando um Currículo Afro-Brasileiro na Educação Infantil. E, por fim, é Conselheira Regional do SINESP na Região da Lapa
Fábio Tamizari é mestre em Educação, História, Política e Sociedade pela PUC-SP. Coordenador pedagógico há 12 anos, desde 2023 atua na EMEI Dona Leopoldina, onde tem a honra de participar do Projeto Político Pedagógico Terreiro de Infâncias: Cultivando um Currículo Afro-Brasileiro na Educação Infantil. E por fim: é Conselheiro Regional do SINESP na Região da Lapa.
Maura Maria da Silva é Diretora de Escola aposentada na DRE São Miguel, Professora de História Dirigente do SINESP
Edilene de Fátima Clemente é Assistente de Diretor em EMEF na DRE Penha e Dirigente do SINESP
Flordelice Magna Ferreira é Diretora de Escola na DRE CL, pedagoga e psicóloga e Dirigente do SINESP