PraComecoConversa 2017 Site 1O SINESP está ao lado dos Gestores Educacionais desde o primeiro dia no cargo. Com isso, já se tornou tradição a realização de um curso de formação inicial para os novos Gestores após um concurso de ingresso.

PraComecoConversa 2017 Site 3Por isso acompanhou as escolhas de vagas do Concurso de ingresso e acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar em novembro e dezembro de 2016, no COGEP, e anunciou a realização da formação Pra começo de conversa: “O Gestor Educacional e o Cotidiano Escolar”.

PraComecoConversa 2017 Site 7Além disso, o SINESP atuou de forma decisiva para que esse Concurso tivesse suas chamadas, e para que as posses dos concursados fossem garantidas.

O curso foi realizado no mês de março de 2017 no Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP – CFCL-SINESP - em dois momentos, com turmas às quartas feiras e aos sábados.

PraComecoConversa 2017 Site 5Essa formação foi focada em temas que reforçam o papel do Diretor de Escola e do Supervisor Escolar, e trouxe um pouco da prática cotidiana destes cargos. No primeiro momento da formação, todos os inscritos estiveram juntos, e no segundo momento foram feitas apresentações específicas para cada cargo.

PraComecoConversa 2017 Site 2PraComecoConversa 2017 Site 6O curso foi preparado integralmente pelo SINESP, elaborado por sua Diretoria de Eventos Educacionais, com o auxílio das demais Diretorias do Sindicato, divido nos seguintes módulos:

PraComecoConversa 2017 Site 4O gestor educacional na escola pública, com Ana Maria Dünkel Bonalumi

Gestão do cotidiano escolar, com Luciana Manso

Específico para Diretor de Escola

Gestão Administrativa, com Rosana Capputi Borges

Gestão financeira, com Christian de Mello Sznick

Específico para Supervisor Escolar

Atuação do supervisor escolar na DRE, com Silvio Guarde

Atuação do supervisor escolar na U.E, com  Zulmira Lourenço.

Novas formações serão oferecidas a partir do desmembramento dos temas apresentados no Pra Começo de Conversa e outros sugeridos pelos cursistas, de forma a acolher as necessidades formativas específicas do Gestor escolar quanto ao desempenho de sua função.

Breve histórico desse concurso de acesso

A realização do Concurso de Gestor, para acontecer, exigiu que o SINESP atuasse energicamente junto à Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Paulo.

A demora e constantes adiamentos por parte da SME na realização do concurso de acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar levou insegurança a muitas escolas. Finalmente em 2015 o concurso ocorreu.

Teve início a batalha pela autorização de chamada, que dependia de um levantamento da SME, evidenciando que a chamada dos concursados não traria impacto financeiro. Mais uma vez o SINESP entrou em campo, solicitando agilidade no processo.

Em 5 de setembro de 2016 o SINESP, representante da categoria, programou uma mobilização, chamando todos os aprovados para estarem diante da SME para cobrar a publicação da autorização. A mobilização conquistou o compromisso da SME de publicar um calendário de chamadas. Em 15 de setembro de 2016 foi publicada a autorização de chamada.

rosemarVeja a seguir a avaliação feita por filiados que participaram do curso:

"A proposta formativa do curso “Pra começo de conversa - formação inicial: O Gestor Educacional e o cotidiano Escolar", de fato esteve de encontro com as necessidades dos afazeres da Supervisão, sob o olhar de seu papel como construtor de Parceria com os territórios de atuação das unidades educacionais da Cidade Educadora, numa ação pendular entre as políticas públicas e os desafios da Educação do Município de São Paulo. Foi de grande importância a ação do SINESP neste curso abordando as temáticas dando foco a valorização dos próprios Supervisores da RME, com acolhimento e troca de experiência com outros Supervisores de carreira atuantes, esclarecimentos de duvidas quanto ao registro do termo de Ação Supervisora, leitura e interpretação, bem como aplicação da legislação nas diferentes modalidades de ensino e demandas, fortalecimento do papel do Supervisor Escolar, postura, autonomia, co-responsabilidade, visão critica, participativa e dialógica nas relações com os gestores, munícipes  e demais atores das ações educativas, visando à qualificação da Educação Paulistana. Diante disto Parabenizamos mais esta ação do SINESP aguardando a continuidade deste "Inicio de Conversa". Por Rosemar de Santana Ramos, Supervisora Escolar da Diretoria Regional de Itaquera.

juliana"Como todos os eventos do SINESP, o curso foi maravilhoso, o SINESP sempre tem a melhor abordagem e acolhimento para os filiados. O curso foi de muita qualidade e com pessoas que realmente entendem do assunto e estão juntos a nós para somar. Obrigada SINESP!" Por  Juliana Gerolde Gava, Diretora de Escola no CEI Parque Novo Mundo.

 

O SINESP agradece a todos os participantes que fizeram deste curso mais um sucesso!

0
0
0
s2sdefault