O Sindicato realiza, todo ano, atividades formativas, de conscientização e em reforço à luta por políticas afirmativas de igualdade racial como forma de conscientizar e combater o racismo existente no país.

Várias pesquisas revelam que a maior parte da população brasileira concorda que existe racismo no país, mas poucos afirmam já ter presenciado ou praticado atos de racismo. Desponta daí uma certa invisibilidade desses atos em meio a uma atmosfera racista, em que há muito de simbólico, camuflado e enviesado nas atitudes e processos carregados de preconceito racial.

“Aqui, o fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde os inícios da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária. Os interesses cristalizados produziram convicções escravocratas arraigadas e mantêm estereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidência sobre os demais aspectos das relações sociais.” 

Milton Santos – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0705200007.htm

A luta é uma necessidade

Nesse contexto, o SINESP ressalta a necessidade e a importância de atuar socialmente e somar aos esforços pelo fim do racismo e toda forma de preconceito, discriminação e segregação que prejudique uma parte da população.

Formar os educadores para disseminar a consciência antirracista, fortalecer a resistência e produzir gerações antirracistas é um passo decisivo em que o SINESP sempre esteve empenhado, atuante e firme.

A luta se dá o ano todo e tem em novembro, o mês da Consciência Negra, um momento de maior visibilidade e concentração de atividades.

Neste ano de 2023, o SINESP realizou o Curso EaD de Educação Antirracista “Reflexões sobre a Cultura Indígena e Afro-brasileira “Ressignificações e Resistências”, em parceria com o Instituto Cultiva, o Cine Debate com o documentário “13ª Emenda”, que expõe raízes escravocratas não superadas nos EUA, semelhantes ao Brasil, o curso livre “A luta antirracista nas obras de Lélia Gonzalez e Neusa Santos”, formação com o Prof. Dr. Douglas Rodrigues Barros, e realiza no dia 22 de novembro o SINESP Diálogos “A Gestão Educacional e seus percursos na construção de um projeto da educação antirracista”. E chama a participação de todos na Marcha do dia 20/11 – (Veja abaixo).

Apoiar a promoção do debate público para a superação do racismo, das discriminações e das desigualdades e a mobilização de 20 de novembro é uma forma de ampliar a visibilidade de problemas sociais do país e fazem parte da pauta sindical.

“No SINESP, essa pauta é reafirmada e a questão antirracista é desenvolvida a partir de princípios e lutas congressuais que ressaltam a importância da busca permanentemente de meios para combater o racismo e de buscar o cumprimento das leis antirracistas, tanto na área educacional quanto as que criminalizam atos e injúrias”, destaca Norma Lúcia Andrade dos Santos, presidente do Sindicato. Ela lembra também que o SINESP sempre respeitou e buscou, desde sua fundação, a representatividade negra na composição de sua diretoria. 

20ª Marcha da Consciência Negra!

O SINESP também ressalta a importância da participação na Marcha da Consciência Negra, mobilização essencial para dar visibilidade às questões raciais e reforçar as lutas por políticas afirmativas de igualdade racial!

Dia 20 de novembro de 2023, a partir das 14h, concentração no MASP:
“Duas décadas em marcha, com a força de Dandara e Zumbi, para resistir ao racismo e todas as opressões!”

consciencia negra bANNER sITE

0
0
0
s2sdefault