0
0
0
s2sdefault

O Sindicato foi mais uma vez a Brasília na quarta, 8/11, para participar da reunião da Comissão e Finanças e Tributação (CFT) da Câmara em que ocorreu a votação do relatório do PLP 143/20, que tem apensado o PLP 21/23.

A presença e a ação dos dirigentes sindicais foram determinantes para impedir a obstrução e garantir a aprovação do projeto, que agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)!

 Brasilia 8 11 23 PLP21 CFT BannerSite 2

Descongelamento do tempo de pandemia

A aprovação pela CFT do PLP 143/20, e junto com ele o PLP 21/23, coroa o trabalho realizado pelo SINESP com seus dirigentes e conselheiros. Também deixa evidente a importância da ação contínua nas casas legislativas com diálogo, lobby sindical, negociação e pressão sobre os parlamentares para que os projetos importantes para a categoria sejam aprovados.

Os PLPs 21/23 e 143/20 estão entre esses projetos. Seus textos promovem justiça ao descongelar o tempo de trabalho na pandemia para cálculo de direitos como o quinquênio e a sexta-parte, confiscados pela LC 173/20, editada pelo governo anterior. O PLP 21/23 também traz o pagamento retroativo dos valores devidos.

SINESP à frente da luta desde o início

Já são muitas as idas do Sindicato a Brasília para construir alianças, garantir a apresentação do PLP 21/23, sua tramitação e aprovação nas duas comissões que já o analisaram, a de Administração e Serviço Público (CASP) e de Finanças e Tributação (CFT).

Leia AQUI sobre as ações realizadas até o momento

A apresentação do projeto foi articulada com a Deputada Profª Luciene Cavalcante (PSOL-SP). O deputado Reimond (PT-RJ) assumiu a relatoria na CASP. Representantes do SINESP se reuniram com ele em seu gabinete e, no dia da votação na comissão, o Sindicato estava em Brasília para lutar pela aprovação.

Dura batalha no CFT trouxe mais uma vitória

A tramitação do PLP nesta comissão começou ameaçada. Havia a possibilidade de que um deputado contrário ao pleito dos servidores fosse indicado à relatoria. Com diálogo e negociação, o SINESP conseguiu que o relator fosse um deputado defensor do serviço e dos servidores públicos, no caso Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Boulos apresentou relatório favorável à aprovação do PLP. A votação, inicialmente prevista para 1/11, não ocorreu por razões regimentais. O SINESP estava em Brasília nesse dia. Marcou presença na reunião da CFT e solicitou ao presidente da comissão, deputado Paulo Guedes (PT-MG) que o PLP entrasse na pauta.

Obstrução derrubada

A pressão funcionou e a votação foi colocada na pauta da reunião da CFT de 8/11. Mas surgiu mais um problema no caminho. Neste dia a presidente Norma Lúcia Andrade dos Santos e os Dirigentes Sindicais Douglas Eduardo Rosa e Marcia Fonseca Simões foram a Brasília acompanhar a reunião. Eles viram o deputado Abílio Brunini (PL-MT) pedir vistas para obstruir a votação. Se ele não voltasse atrás e retirasse o pedido, a análise do relatório sofreria um grande atraso que prejudicaria sua tramitação.

O SINESP se juntou à deputada Profª Luciene e, com muito diálogo e bons argumentos, convenceram o deputado a retirar o pedido de vistas e suspender a obstrução. Com isso o PLP foi votado e aprovado.

Próximos passos da luta

O SINESP continua em ação. Já abriu diálogo para conseguir a indicação de um deputado favorável aos servidores como relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a próxima em que o PLP tramitará. E também já está atuando para garantir que o texto seja votado e aprovado quando chegar ao plenário da Câmara.

O Sindicato continuará à frente da luta pelo descongelamento do tempo de pandemia para fins de contagem de tempo para o quinquênio e a sexta parte, empenhando-se pela aprovação do PLP 21/23, apensado ao 143/20, e conta com o apoio e a participação da categoria!

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!