0
0
0
s2sdefault

Ciente de que o problema está longe de ser resolvido e não pode ser esquecido, da necessidade de estudos e propostas de políticas públicas e ações em várias esferas para que soluções sejam efetivadas, o SINESP organizou encontros na Câmara Municipal e nas 13 DREs para mobilizar a categoria, as famílias, autoridades e pesquisadores em busca de diagnósticos e soluções para a violência que invade os muros das escolas.

O próximo passo é organizar o retorno à Câmara Municipal para apresentar um documento contendo um leque de propostas de medidas que será entregue às autoridades e setores competentes para encaminhamentos, com vista à efetivação de ações que tornem realidade a cultura de paz e o combate à violência.

A ampla repercussão e as reações, de autoridades governamentais a cidadãos comuns, frente aos recentes e chocantes eventos que resultaram em mortes de crianças, jovens e educadores, contrasta com o silêncio que novamente recai sobre o tema da violência em escolas.

O SINESP está em outra sintonia por saber que o problema está longe de ser resolvido, pode reaparecer a qualquer momento, em qualquer lugar, piorado e ainda mais chocante. Por isso arregaçou as mangas e foi a campo e à luta.

União pela paz

Nesse sentido, realizou diálogos em seus canais de comunicação e em reuniões com seus representantes dos locais de trabalho com o suporte de especialistas e pesquisadores.

Organizou o Encontro “Unidos pela Paz em nossas Escolas” na Câmara Municipal no dia 17 de maio, com apoio do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola - CRECE Central e da União Paulista dos Estudantes Secundaristas – UPES, em que reuniu setores envolvidos com a educação pública, como instâncias do governo, Conselho Municipal de Educação, parlamentares e pesquisadores.

Em seguida organizou encontros com a comunidade educacional nas 13 Diretorias Regionais de Educação que dividem o território da cidade. Neles buscou diálogo e reflexão com a comunidade educacional – gestores, professores, alunos e seus familiares - sobre os diversos aspectos da violência nas escolas, do socioeconômico ao pedagógico, para levantar diagnósticos e proposição de medidas.

Esses encontros ressaltam o pioneirismo do Sindicato e dos Gestores Educacionais das escolas municipais de São Paulo na organização de um debate coletivo para, em vez de fazer de conta que o problema não se repetirá, tratá-lo com a coragem e a seriedade necessárias em busca de soluções.

Na luta por medidas concretas

Após os encontros nas DREs, está sendo organizado pelo SINESP e seus parceiros nessa luta o retorno à casa legislativa para apresentar um documento contendo um leque de propostas de medidas que será entregue às autoridades e setores competentes para encaminhamentos, com vista à efetivação de ações que tornem realidade a cultura de paz e o combate à violência.

Acompanhe o site e as redes sociais do SINESP para saber quando será o retorno à Câmara e participar!

A seguir, imagens dos Encontros nas DREs, dos quais participaram gestores, alunos, pais e pesquisadores.

Dre Itaquera

DRE SA

Butanta

Capela

DreCampoLimpo

DRE Guaianases

DREJT

DRE Penha

DRE Pirituba 

DreSMateus 

 DreSMiguel

 

Outras atividades realizadas pelo SINESP de estudo e combate à violência nas escolas

  • SINESP Diálogos de 19 de abril com a Profª e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp Telma Vinha para apresentar suas reflexões e pesquisas.
  • Encontro pela Paz em nossas Escolas, no dia 17 de maio - ao lado .
  • SINESP Diálogos no dia 13 de junho colocou em pauta as experiências e estudos do Dr. em Filosofia da Educação e Professor da USP, José Sérgio Fonseca de Carvalho, sob o tema “A escola como objeto da violência: do diagnóstico à proposta de uma ação escolar”.

RELTs e CREP

  • Para qualificar o debate com os Representantes e Conselheiros, o SINESP promoveu, na reunião de RELTs de 13 de abril, palestra sobre violência nas escolas sob o tema “Educação para a cultura da não violência”, com Maria Cecilia Castro Gasparian, Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga Clínica.
  • Na reunião do Conselho de Representantes realizada no dia 24 de maio, o SINESP trouxe a Profª Darlene Ferraz Knoener, pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral UNESP/UNICAMP), Doutoranda e mestra em Educação Escolar, que dialogou com os Conselheiros a partir do tema “Políticas Públicas em Educação: promoção da convivência e prevenção da violência, em que apresentou pesquisas, estudos e trabalhos focados na convivência nas escolas.

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!