Realizado em Brasília nos dias 29, 30 e 31/05, o 33º Fórum nacional dos Especialistas em Educação (FESED) contou mais uma vez com a participação do SINESP, representado pelos dirigentes Egle Iaconelli e João Alberto Rodrigues.

Neste encontro, o SINESP e as demais entidades representativas dos profissionais da Gestão Educacional de vários locais do Brasil que compõem o Fórum apresentam suas experiências, reflexões e análises e discutem sobre as ações do Fórum e a defesa da carreira.

EM Brasília, cada entidade relatou sobre a conjuntura em cada local, para seguir com a discussão das ações do Fórum. Os relatos foram complementados as palestras “Sistema Nacional de Educação e o Regime de Cooperação Federativa”, proferida por Carlos Abicalil, e sobre formação com a Profª Drª. Selma Rocha.

Além desses dois momentos formativos, houve a participação da Deputada Profª Luciene Cavalcante que expôs sobre o piso, jornada e condições de trabalho dos profissionais de educação.

Diante de muitas discussões em torno da importância do respeito à autonomia de cada entidade diante do FESED, não houve tempo hábil para a elaboração da carta. A continuidade dos trabalhos e debates acontecerá em São Paulo, entre os dias 04 a 06 de outubro.

SINESP em ação na Câmara dos Deputados

FESED 5 6 23 Site 2

A estada em Brasília possibilitou aos dirigentes sindicais reforçar as ações junto aos gabinetes de deputados, em continuidade às lutas iniciadas pelo SINESP.

Nesse trabalho, realizaram reunião com a deputada Profª Luciene Cavalcante (foto acima) para tratar de muitos assuntos de interesse da categoria como carreira, condições de trabalho, andamento das negociações com o governo municipal na Campanha Salarial, além de discutir sobre os andamentos dos projetos e negociações no Congresso Nacional sobre o descongelamento do tempo de tempo e o fim do confisco dos 14% dos aposentados.

Os diretores Egle e João, em nome do SINESP, colocaram a disposição de organizar caravana a Brasília quando houver Audiência Pública e a votação do Projeto de Lei do descongelamento. Também foi sugerido que houvesse uma visita ao gabinete ao deputado Reimont (PT-RJ), para apoiar o relator, o qual foi escolhido por ser a favor do PL.

Ação em defesa do FUNDEB

Em outra ação importante para os gestores educacionais e a educação pública, os dirigentes do SINESP estiveram no gabinete da Senadora Profª Dorinha, para tratar sobre o FUNDEB.

Foram atendidos pelo Sr. Darlon, assessor de Articulação Política e Institucional da senadora, com o qual discutiram o PL do descongelamento. O assessor manifestou surpresa com o fato de ter parado a contagem de tempo dos servidores da educação que estavam trabalhando durante a pandemia, o qual desconhecia.

As difíceis negociações para excluir a Educação - especialmente o FUNDEB -  das restrições propostas no PLP nº 93/ 2023,  que trata sobre o “arcabouço fiscal”, também foram discutidas, com a mesma disposição de ir em caravanas a Brasília nas votações.

FESED 5 6 23 Site 3

0
0
0
s2sdefault