0
0
0
s2sdefault

O Encontro propõe um diálogo com a comunidade educacional e setores sociais interessados em debater a construção coletiva de um plano para uma cultura de paz e desmonte das situações que geram violências nas escolas. 

Organizado pelo SINESP com apoio do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola - CRECE Central - e da União Paulista de Estudantes Secundaristas – UPES.

PARTICIPE E TRAGA PAIS E ALUNOS DE SUA ESCOLA! A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCACIONAL É ESSENCIAL! Com transmissão ao vivo pelo site e canal do Youtube da Câmara Municipal, para quem não puder ir, acompanhar - https://www.saopaulo.sp.leg.br/atividade-legislativa/agenda-da-camara/

17 de maio, das 19h às 21h, no Auditório Prestes Maia, 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo

Setores e atores sociais envolvidos, convidados para o encontro na Câmara Municipal:

  • Comunidade escolar - gestores, professores e demais funcionários da educação, alunos e seus familiares.
  • Partidos políticos
  • Movimentos sindical e sociais.
  • Acadêmicos e pesquisadores.
  • Autoridades públicas e governamentais.
  • Parlamentares
  • Autoridades policiais científicas e investigativas

A participação dos Gestores Educacionais e demais profissionais de Educação é essencial para construir um Encontro significativo e representativo!!

Por um plano conjunto de ações

O objetivo do Encontro é contextualizar os ataques em escolas no tecido social e identificar impulsos, motivações e construções internas e externas ao ambiente escolar, bem como o que pode, precisa e deve mudar.  

As variadas abordagens que serão trazidas possibilitarão reflexões sobre a localização dos diferentes atores na equação montada, cujo resultado deságua, também, na escola.

Atitudes e ações que podem ser tomadas, tanto nas escolas como em nível das autoridades públicas e demais instituições e setores sociais envolvidos, devem se revelar a partir dessas reflexões, abrindo caminhos para um conjunto de ideias e propostas no sentido da integração, da promoção da cultura do diálogo, da paz, da solidariedade e da boa convivência em nossas escolas, com reflexos em tudo que a elas se conecta e delas emana.

O SINESP começou essa reflexão com a Profª Drª Telma Vinha em seu programa SINESP Diálogos veiculado no dia 19 de abril – Veja AQUI.

Agora, em parceria com o CRECE Central e a UPES, ao lado de variados e valorosos atores sociais convidados para o Encontro, busca chegar a um conjunto de propostas de ações a serem levadas às autoridades constituídas e, principalmente, às nossas escolas, para apresentá-las e dialogar com os Educadores.

O que virá no futuro depende da intervenção de todos agora!

Todos unidos na luta para:

  • Identificar construções socioeconômicas da atualidade que afetam crianças e jovens e influenciam no desempenho escolar, no desenvolvimento emocional e intelectual, e somam no adoecimento psíquico e em abertura para o ideário extremista e nazifascista, atos de violência extrema contra si, colegas e professores, e como atuar para desmontá-las.
  • Defender, todos juntos, concurso público e contratação de funcionários para preenchimento de vagas e módulos em todas as escolas púbicas.
  • Lutar pela redução do número de alunos por sala de aula.
  • Exigir dos governos constituídos investimentos em estudo e pesquisa científica e investigativa para acompanhar e não ser surpreendidos com ataques arquitetados via redes sociais.
  • Lutar por investimento e fortalecimento do SUS, com aproximação das unidades de saúde e seus profissionais (enfermeiros, médicos e psicólogos) das escolas.
  • Desenvolver amplo debate com a comunidade educativa pela construção de projetos políticos pedagógicos com ênfase na educação antirracista e contrária à discriminação, preconceito e violência à população LGBTQIA+, às mulheres, aos migrantes e imigrantes, e também contrária à proliferação de ideologias de extrema-direita e nazifacistas.
  • Valorizar e impulsionar as instâncias e espaços de participação já constituídos: Conselhos de Escola, Grêmio Estudantis e Comissões de Mediação de Conflitos.
  • ENTRE OUTRAS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS NO ENCONTRO!

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!