A troca de ideias e experiências entre a equipe do SINESP e os responsáveis pela formatação e publicação do novo DOC tirou dúvidas e apontou dificuldades dos usuários, na leitura e na busca de conteúdos, entre outros pontos que ainda precisam de ajustes.

A presidente do SINESP Norma Lúcia de Andrade, o Diretor de Imprensa Douglas Eduardo e a equipe do SINESP que faz a leitura diária do DOC realizaram reunião no dia 26 de abril com a Assessoria de Relações do Trabalho (Art) e o Arquivo Público Municipal (Arquip), os responsáveis pela implantação e operacionalização no novo sistema.

Na reunião, o SINESP apontou dúvidas e problemas que persistem na pesquisa de publicações de filiados e dificultam que as informações sejam encontradas. Os representantes da Art e do Arquip comprometeram-se a encaminhar os apontamentos e sugestões e demais indicações do Sindicato para as devidas considerações técnicas.

Problemas, questões levantadas e respostas

Formatação: há vários problemas com formatação que precisam ser corrigidos. Algumas informações vêm com nome completo, outras com quebras na mesma linha, em outros casos elas vêm sem uma ordem ou padrão quanto a tipos e assuntos de publicação.

Suplemento: outra dificuldade levantada pela equipe do SINESP foi a de localizar suplemento e edição extra do DOC. Quanto a isso, o representante do Arquip afirmou que a publicação de suplementos não terá continuidade no novo formato do DOC.

Segundo ele, as publicações que viravam suplementos - por entrarem depois da publicação do DOC ou por terem conteúdos muito extensos - serão publicadas no caderno regular. Alguns anexos, como listas e tabelas, estão sendo publicados com referência ao SEI.

Quando selecionado, o link abre uma página on-line do SEI ou mesmo um arquivo em PDF, utilizado em certos casos para não sobrecarregar o arquivo da edição.  Essa forma de apresentação é importante, de acordo com o representante do Arquip, por servir como documento caso o servidor precise fazer apresentação à unidade de trabalho.

Busca avançada: a equipe do SINESP trouxe o problema da busca avançada, que ainda falha e parece estar em constante processo de ajuste, principalmente quanto à delimitação de um período para pesquisa, que ainda não funciona. O pessoal responsável pelo DOC disse que a questão será encaminhada à equipe de programação, para correção no portal.

Edição extra: Art e Arquip informaram que estão trabalhando no sentido de deixar dois links – sendo um para edição extra – para abrir/baixar separadamente. Isso vai evitar situações como a ocorrida na última greve de transportes em São Paulo, quando só ficou disponível a “consulta on-line”.

Horário de publicação: segundo os responsáveis pelo DOC, problemas com formatação ainda exigem muito tempo para compor o Diário, que tem se estendido até a madrugada. 

As correções ficam a cargo do pessoal da publicação e isso está atrasando o processo. Para melhorar esse procedimento e tentar diminuir ou acabar com estes problemas e adiantar a publicação do DOC para em torno de 1 hora da manhã, a equipe está preparando um manual de orientação às unidades da PMSP quanto à redação e formatação para conteúdos do DOC.

Conteúdos do sistema anterior: está na programação da equipe do DOC a migração de arquivos de todos os DOCs (desde 1975) para o novo portal. O volume é muito grande, por isso essa migração deve ser feita paulatinamente. No momento estão sendo carregadas publicações desde janeiro/ 2023.

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