Em edição direcionada aos aposentados, o SINESP Diálogos realizado em 2 de setembro foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook do Sindicato. Os Dirigentes Sindicais Norma Lúcia Andrade dos Santos, João Alberto Rodrigues de Souza e Maura Maria da Silva falaram sobre o PL 573/21, a Ação dos 81%, precatórios, a Lei 17.841/22 e o Encontro de Aposentados.

Depois das apresentações, João Alberto abriu a agenda falando aos aposentados sobre o PL 573/21, que pretende passar às Organizações Sociais a gestão das unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio da cidade de São Paulo.

O Dirigente Sindical explicou por que esse projeto não ataca somente os direitos dos servidores ativos e mostrou como os aposentados podem ser afetados. João alertou que as OSs substituirão os servidores concursados por profissionais que não fazem parte da carreira, fato que criaria um déficit no sistema previdenciário da prefeitura e que serviria como desculpa para atrasos no pagamento dos proventos e pior, aumento da contribuição para tapar um buraco que não é culpa dos servidores aposentados.

João detalhou as implicações do PL para ativos e aposentados, falou sobre a importância da luta para barrar o avanço do projeto e apresentou as ações do Sindicato no combate a esse PL nefasto.

Na sequência, Norma deu detalhes da Lei 17.841/22, decorrente do PL 428/22. A Dirigente Sindical falou sobre as reivindicações da campanha salarial de 2022 e relembrou que o Fórum de Entidades foi surpreendido por uma proposta, enviada pela prefeitura à Câmara, que não passou por nenhuma negociação com os sindicatos.

Norma fez um relato das ações do SINESP, em conjunto com o Fórum, no intuito de tentar retomar as negociações com a SME e barrar a tramitação do PL sem que houvesse uma conversa com as entidades que representam os servidores. O PL, entretanto, foi aprovado em plenário e tornou-se a Lei 17.841/22.

João retomou a fala para enfatizar uma vitória histórica do SINESP, depois de anos lutando contra uma grave injustiça cometida pela gestão de Paulo Maluf à frente da prefeitura em 1995: “Essa ação dos 81% é motivo de imensa alegria para todos nós do SINESP, porque tirou das nossas costas um peso enorme de ver injustiças prevalecendo no Ensino Municipal”.

O Dirigente falou sobre a tese vitoriosa, que cobrava a atualização da tabela de vencimentos dos gestores educacionais, independentemente do ano de ingresso no serviço público, e celebrou que o dinheiro começou a ser pago em maio de 2022 aos filiados que haviam ingressado com a ação.

João deixou explícito que o SINESP está lutando para que todos os gestores filiados tenham direito a essa conquista e aproveitou para responder a todos que criaram fake news, desdenhando da conquista do Sindicato como se fosse um delírio.

Na sequência, Norma explicou o que são precatórios e como é feito o pagamento dessas dívidas públicas. A dirigente enfatizou que não é possível determinar a data em que os precatórios serão pagos, explicou que esse dinheiro não passa pelo Sindicato e que o pagamento é feito diretamente pela prefeitura. Apontou, ainda, que estão sendo pagos, em 2022, os precatórios de 2004 e 2005.

Outro ponto importante abordado pela presidente do SINESP foram os inúmeros golpes que têm sido praticados, especialmente contra os aposentados, e recomendou: “Não caia no golpe, venha tirar dúvidas com o SINESP”, lembrando que os canais do Sindicato estão abertos a todos que tiverem dúvidas sobre cobranças indevidas, que chegam aos filiados pelos meios mais variados.

Coube à Dirigente Sindical Maura uma grande surpresa do SINESP DIÁLOGOS: O Encontro de Aposentados está de volta e acontecerá no mês de novembro.

Maura anunciou uma grande festa, que deve ocorrer presencialmente, se não houver agravamento da Pandemia de Covid-19. Nesse evento, os aposentados se reunirão com o SINESP para uma grande celebração.

Para finalizar a conversa, Norma falou sobre a importância dos aposentados para o SINESP e enalteceu o legado de lutas e conquistas deixado para a educação. Norma conclamou os aposentados a permanecerem na luta: “Precisamos estar juntos em todos os momentos, engajados e engajadas na luta, mostrando a todos que o aposentado não é inativo”.

O encontro foi encerrado com a leitura de um trecho de Orgulho sem vaidade, com citação de Mario Sergio Cortella no livro A Memória Brinca, publicado pelo SINESP.

Assista ao SINESP Diálogos na íntegra e tire dúvidas sobre temas importantes no dia a dia dos aposentados.

0
0
0
s2sdefault