O primeiro módulo desse curso inédito do SINESP fez uma viagem pela produção filosófico-política que começou na transição do período medieval para a modernidade, passou pelo contexto do absolutismo com os jusnaturalistas, pelo iluminismo, pelo surgimento das ideias liberais e da democracia na América. Os próximos módulos avançarão pelas discussões políticas posteriores aos desdobramentos da Revolução Francesa.

Sob a coordenação do professor Jean Siqueira, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, e doutorando em Filosofia, o curso teve início com a leitura e discussão de trechos da obra “O príncipe”, do pensador florentino Nicolau Maquiavel, e avançou pela leitura de trechos do “Leviatã, de Thomas Hobbes e do “Segundo tratado sobre o governo civil”, de John Locke.

Também foram exploradas as ideias expostas por Jean-Jacques Rousseau no “Discurso sobre  a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, bem como a de Benjamin Constant em “A liberdade dos antigos comparada à dos modernos” .

Por fim, o pensamento político de Immanuel Kant foi abordado a partir da leitura do ensaio “Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita”.  E ao longo dessas discussões outras tantas ideias e trechos de outros autores importantes para a consolidação das ideias políticas modernas também foram brevemente apresentadas.

No próximo módulo, as atividades de leitura e interpretação de textos basilares do pensamento político proporcionarão o aprofundamento da compreensão do modelo liberal moderno, por exemplo em G. W. F. Hegel e John Stuart Mill, bem como a contestação desse modelo a partir de autores como Karl Marx e outros.

QUEM NÃO PARTICIPOU NESTE MÓDULO, PODERÁ PARTICIPAR NO PRÓXIMO!! Aguarde a divulgação e participe!!

Para que um curso de introdução ao pensamento político?

Qual a importância de se discutir teoria política? A política não é algo prático, que exige, então, atenção às ações políticas, aos fatos da política? Com certeza.

Mas como pensar essas ações, esses fatos, sem aparatos conceituais precisos e cuidadosamente fundamentados, sem instrumentos de análise e compreensão adequados?

Nesse sentido, ao longo dos séculos grandes pensadores produziram instrumentos de pensamento que, mesmo concebidos em outras épocas e em outras localidades, ainda proporcionam esclarecimentos e estimulam a reflexão da atualidade.

 Hoje, em tempos de redes sociais e comunicação global praticamente instantânea, o mundo da política se apresenta por meio de incontáveis imagens visuais e verbais que desencaminham e confundem, deixando espaço para o equívoco ou para as mais caricatas simplificações.

Diante de tamanha complexidade, o olhar refinado e a leitura crítica dos acontecimentos são, sem dúvida, virtudes a serem cultivadas.

Assim, um dos propósitos do curso “Introdução ao pensamento político” é justamente dar início a uma jornada pela história das teorias políticas, da antiguidade ao presente, com vista a uma melhor percepção e interpretação das práticas políticas que nos circundam.

Veja a opinião de quem participou:

Eliane de Fatima Cunha Serafini

Jean domina bem os conteúdos e é sempre respeitoso e acolhedor com a participação das pessoas. Sugiro dilatar o tempo para cada pensador ou prever alguns dias extras ao final do semestre de modo que possíveis e necessários atrasos no cronograma em virtude dos questionamentos e contribuições dos participantes possam ser compensados e não acarrete o enxugamento dos conteúdos que ficaram para o final. De modo geral o curso foi ótimo.

Neuza Maria de Carvalho

Foi muito agradável e agregou conhecimento revisitar autores importantes que construíram o processo de formação do pensamento filosófico que hoje temos, curso esse que foi fundamentado de maneira fantástica pelo prof. Jean .

Maria Lúcia Jorge

Fez com que eu mudasse de pensamento.

Maria Lúcia José

O curso foi ao encontro às minhas expectativas, o conteúdo e as conexões me levaram a revisitar e a aprofundar vários conceitos. Um curso como esse é de extrema importância para que nossos argumentos não sejam superficiais e “recortados “ em uma época onde Fake news e informações rasas imperam na mídia e em vários segmentos.

Maria Cinto do Prado

Imprescindível para entendermos o momento histórico atual.

Maria Alice Mendonça Medeiros

Excelente curso, ministrado de forma clara e concisa

Rosemary C. Gama

Dá uma boa visão sobre o tema. Gostei de ter assistido

Douglas Eduardo Rosa

O curso suscita o exercício do pensamento crítico, descontruindo a situação de ode à ignorância (sobretudo política) que ainda presenciamos no Brasil e diversos lugares do mundo.

Mara Neide Zago

Curso permite refletir sobre o modelo de sociedade em que vivemos e analisar, a partir de alguns pensadores clássicos, como este modelo chegou até nós! Reflexão necessária para quem quer entender o mundo moderno.

Maria Angela Canton

Curso com conteúdo relevante na abordagem dos filósofos estudados. Domínio exemplar do professor Jean, interação perfeita com os alunos., Momento propício de recordar e aprender sempre mais.

Cristiano Aparecido de Araújo Cruz

Bastante profícuo acompanhar o processo de construção do pensamento político moderno junto aos pares.

Rosimary Tavares de Deus Rodrigues

Ampliando o pensamento e olhar no coletivo.

Maria Dirce Federighi

Esclarecedor!

Marly V. F. Siqueira Netto

Superou as minhas expectativas, com o estudo dos filósofos dos séculos passados, entendi melhor a situação atual do mundo no campo da política.

Dalva de Oliveira Limite

O curso me possibilitou compreender que muitas ideias que vemos como naturais hoje, foram trazidas por filósofos, tais como: o poder exercido pela igreja, pelo Estado, pelo Governo. Dessa forma os governos atuais beberam nessas fontes para justificar determinadas posições. Mas por outro lado, a Ciência Política é transformadora, ela abre caminhos para que lutemos por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas e todos possam estar inseridos.

Marli Soares de Araújo

Profundo.

Maria Ines Portugal de Figueiredo Dias

Formativo.

Edilene de Fátima Clemente

 "Penso, logo existo"? O Pensamento Político, na minha concepção, é estruturado a partir das ideias e ações humanas; que podem agregar ou apartar, somar ou subtrair, matar ou salvar vidas e tantos outros antagonismos que determinam e conduzem as convivências, qualidade de vida, garantias de direitos e as políticas que governam ou desgovernam nosso país e o mundo!

Thellma Figueiredo de Souza

Professor muito qualificado, o grupo interessado

Sandra Fátima Assunção Botelho de Olim

Agradeço este curso pela possibilidade de ser desiquilibrada á busca de novos conhecimentos. A analisar, refletir e criticar nosso momento sócio- político- econômico á luz de pensadores apresentados com clareza e profundidade.

Raquel Acosta Desenzi

Humanizar.

Iris Maria Alves Silva de Morais

Esclarecedor.

Maria de Lurdes Duarte Rocha

O curso permite analisar melhor os fatos políticos principalmente no momento caótico em que vivemos.

Alcina Carvalho

O curso proporcionou a reflexão sobre a reconstrução do percurso que levou a ideologia dominante a se tornar a lente pela qual enxergamos a realidade, e ressaltou a importância de problematizarmos a lógica que rege a nossa sociedade atual.

0
0
0
s2sdefault