Os problemas apontados pelos Representantes dos Locais de Trabalho nas reuniões regionalizadas com o SINESP e as reivindicações que eles geram foram discutidas com os Dirigentes Regionais!

Nas reuniões realizadas com os RELTs de todas as DREs nos meses de fevereiro, março e abril, o SINESP apresentou as lutas e ações sindicais e jurídicas em andamento e abriu espaço para relatos e troca de informações sobre problemas, demandas e necessidades das unidades educacionais.

Os relatos foram registrados e organizados e, posteriormente, apresentados e debatidos com os Dirigentes Regionais e suas equipes em reuniões com os Dirigentes do SINESP. Essa interlocução é necessária para dialogar com as DREs, ouvir explicações e respostas, cobrar soluções e apresentar reivindicações.

Esses relatos trouxeram demandas específicas e comuns. As que envolvem todas as DREs foram organizadas e apresentadas para discussão em todas elas – veja abaixo.

As específicas também foram apresentadas. Envolvem falhas nos sistemas de segurança e ausência de vigilância, dificuldades com repasses para reparos e reformas que exigem olhar atencioso das DREs, excesso de tarefas dos Gestores e prazos exíguos para a execução e as devolutivas, entre outros.

As questões comuns a todas as DREs discutidas foram:

Salas multietárias

As reclamações se referiram à não consideração das decisões dos Conselhos dos CEIs quanto à instalação dessas salas. Todas as DREs afirmaram que as UEs tiveram suas definições respeitadas e que só foram instaladas as salas onde houve decisão para isso. O SINESP reforçou a importãncia de respeitar a decisão dos colegiados.

Salas mistas

Agumas DREs reconheceram que bebês de diferentes idades foram colocados juntos nas salas. Mas alegaram se tratar de resquício de medida tomada durante o período mais crítico da pandemia, e que neste momento está em fase de acomodação, com tendência a normalizar a situação. O SINESP ressaltou a dificuldade gerada para as equipes e solicitou celeridade no ajuste.

Falta de profissionais nas UEs

A falta de professores, ATEs e outros profissionais continua sendo um grande e generalizado problema. As DREs alegaram que os quadros de regência estão completos e faltam CJs. Em algumas, foi apontada a falta de professores em certas disciplinas. No geral, afirmaram que estão em processo de contratação, inclusive de ATEs.

O SINESP defende o Concurso Público como forma de provimento e acesso aos cargos de Gestão Escolar e demais do Serviço Público. Nesse sentido rerforçou a reivindicação da realização de concursos e chamadas sempre que a necessidade aparecer, sem demora e sem a apelação para contratações precárias. 

A morosidade para agendar perícias também foi um problema relatado, inclusive as dificuldades encontradas no sistema de agendamentos. O SINESP solicitou empenho das DREs na cobrança de soluções.

●Apoio à Educação Inclusiva 

A falta de estagiários e AVEs apareceu em vários relatos. Isso prejudica imensamente o atendimento de qualidade para crianças e adolescentes com deficiências, além de sobrecarregar as equipes das escolas, em grande parte também com falta de profissionais.

As DREs reconheceram as dificuldades. No caso dos AVEs, afirmaram que medidas estão sendo tomadas. Quanto aos estagiários, disseram que o problema está na centralização do processo no CIEE, mas que os estagiários começaram a chegar nas UEs a partir de abril. O SINESP solicitou mais agilidade, uma vez que esse programa é muito importante para o atendimento dos alunos com deficiência e sem profissionais é impossível garanti-lo.

Itinerância da CEFAI na UEs

O problema relatado foi a escassez de veículos nas DREs para transportar os profissionais. De fato a quantidade foi reduzida a um veículo por DRE, devido à suspensão do contrato anterior. As Diretorias Regionais alegaram que a prefeitura está finalizando procedimentos para novo contrato, com vistas a adequar a quantidade de carros às necessidades. No momento, as DREs já contam com três carros. O SINESP solicitou rapidez e atenção, no sentido de garantir a quantidade adequada à necessidade de cada DRE.

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