A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Eliseu Gabriel, faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo. Em sua 11ª Edição, acontece entre os dias 4 e 8 de abril, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura e com o apoio de importantes entidades do setor, inclusive o SINESP.

O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 é tema central da 11ª Semana de Estudo e Leitura, que teve abertura em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de São Paulo nessa terça-feira (4), com um evento grandioso realizado no Theatro Municipal. Com a plateia lotada de crianças da rede municipal de ensino, as autoridades presentes prestaram uma homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, que morreu em São Paulo no último dia 3 de abril, aos 98 anos. A Presidente do SINESP, Norma Lucia Andrade dos Santos, compareceu ao evento.

O palco do Municipal, testemunha ocular do nascimento do Modernismo brasileiro, viu, dessa vez, o movimento modernista ser reverenciado por crianças e professores com apresentações musicais, danças, declamações e performances emocionantes. O ator Pascoal da Conceição, que há anos dá vida a Mário de Andrade na TV e em diversos eventos, recitou textos marcantes de um dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922.

SemanaLeitura 2 Site

O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano, estão programadas dezenas delas, que envolvem contação de história, sarau, teatro, roda de leitura, musical, biblioteca itinerante, palestra, bate-papo com escritor, visita guiada e muito mais. Elas acontecem em bibliotecas, escolas, parques, praças e até mesmo em shopping center. Qualquer lugar é um cantinho para a leitura! A programação remota, que está bastante rica e diversa, acontece pelas redes oficias Estudo e Leitura.

O grande mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece aos munícipes (crianças, adolescentes, adultos) oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura que, muitas vezes, são subtraídas em razão das dificuldades econômicas e sociais.

Importantes nomes da literatura já passaram pelas edições da Semana, como os autores Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira e Ilan Brenman; os influenciadores em Educação, Lucas Felpi (nota mil na redação do Enem) e Debora Alladin; Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país.

Destaques da Programação

Entre as atividades presenciais da 11ª Semana de Estudo e Leitura, merecem destaque o projeto de biblioteca volante do Sesc “(BiblioSesc)”; as mediações de leitura nas bibliotecas dos CEUs; o “Sarau Peritrônica & O Escambo Cultural”, que acontece no Núcleo de Convivência de Idosos de Pirituba; o musical “Sonzando na Natureza, Um Passeio Pela Primeira Infância”, na Biblioteca Monteiro Lobato; a peça teatral “Desenquadrando Tarsila”, na Biblioteca Affonso Taunay; o “Encontro com Leitores: Harry Potter e a Pedra Filosofal”, na Biblioteca Brito Broca; o curso “História e Processos Criativos na Literatura Indígena”, que acontece na Biblioteca Mario de Andrade;  e a “Gibiteca Balão!”, na Cohab José Bonifácio, em Itaquera. 

A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

 
0
0
0
s2sdefault