Esse debate sensível, complexo e profundo foi parte do conjunto de atividades organizadas pelo SINESP em celebração ao mês internacional das mulheres, todos com reflexões sobre a conquista e a manutenção de diretos das mulheres

A live com a Psicóloga Dra. Thaís Gava, a Assistente Social Raphaela Fini e as Dirigentes do SINESP Flordelice Mágna Ferreira e Maura Silva apontou a importância dessa discussão dentro de um Sindicato, assim como das demais minorias em suas lutas por valorização, respeito, reconhecimento e espaço na sociedade.

Principalmente nesse momento em que as forças contrárias a qualquer avanço democrático e social estão se colocando no Brasil com o ideário de aniquilamento do diferente. E estão conseguindo consolidar um espaço maior que o esperado, que precisa ser combatido.

Apenas direitos iguais

As participantes deixaram claro que, em suas lutas, as mulheres não pedem privilégios. Querem apenas o direto de se expressarem livremente. De ter acesso a tudo que está na Constituição. De que se efetivem os diretos que devem ser de todos, não apenas de alguns.

Querem o reconhecimento de que as mulheres carregam um estigma social que precisa ser superado, sejam elas mulheres brancas, negras, pobres ou trans, como Raphaela, que participou do debate e expressou com muita sensibilidade as dificuldades impostas a elas.

Olhar coletivo

Destacaram também a urgência de pensar sempre na dimensão coletiva. A importância de escapar à abordagem individual e de unir todas as instâncias que pressionam por mudanças, como os Sindicatos e os Movimentos Sociais.

A educação e saúde, como diretos sociais conquistados para a população, têm relevância nesse debate. A escola porque recebe um público diverso e é essencial para proporcionar a reflexão sobre a inclusão, a participação nas lutas sociais e na política.

Nesse contexto, a Gestão Escolar tem grande importância na ação pedagógica, no diálogo com a comunidade, na interação entre os diferentes olhares e setores sociais que se apresentam no ambiente escolar.

Esse debate riquíssimo teve muito mais sobre as questões e lutas femininas e feministas, sobre a mulher hoje, quem ela é e quais são suas lutas e desafios. Vale muito a pena assistir e aprender com esse diálogo complexo, abrangente e profundo.

Ou veja em www.facebook.com/sinespsp/

0
0
0
s2sdefault