Os Representantes dos Locais de Trabalho (RELTs) são fundamentais para a organização da categoria e o fortalecimento das lutas.

O SINESP atua para que a democracia representativa, que consiste em exercer o direito de votar e escolher os dirigentes sindicais, seja completada e valorizada com a participação efetiva da categoria no dia a dia da entidade.

Para tanto, reconhece como importantíssima e dedica enorme atenção à eleição dos representantes (RELTs) em cada local de trabalho.

Os RELTs participam de reuniões a cada dois meses com a Diretoria do Sindicato eleita pela categoria. Como representantes dos profissionais da Gestão Escolar no Sindicato e lideranças nas Unidades de Trabalho, trazem a realidade do chão das escolas para o debate e ajudam a formular pautas de reivindicações, além de levar respostas às dúvidas existentes nas UEs.

Assim, os Representantes de Local de Trabalho (RELTs) são elementos de ligação entre seus colegas, suas respectivas Unidades Educacionais e a Diretoria do SINESP, e vice-versa.

Eleição dos RELTs

Esse é o mês para as equipes da Gestão Educacional se reunirem e elegerem seus representantes junto ao Sindicato.

A realização da eleição e o envio da ata para o SINESP devem ser feitos preferencialmente até o dia da Reunião Regionaliada da cada DRE – veja o dia de cada DRE abaixo.

Na eleição, a Equipe Gestora elege seus RELT’s de acordo com a Lei nº 14.660/07, art.53, inc. XII, que prevê “dispensa de ponto de 2 (dois) representantes sindicais de entidades representativas do magistério municipal, por unidade de trabalho, uma vez a cada bimestre”.

Nessas dispensas eles participam das reuniões com a Diretoria do Sindicato. Além da troca já colocada acima, nessas reuniões os RELTs têm acesso a informações sobre as lutas e a textos e materiais feitos pelo Sindicato. Com isso eles reúnem melhores condições para informar, organizar e mobilizar seus colegas nas UEs.

Os RELTs são lideranças importantíssimas para a organização e fortalecimento do SINESP e das lutas da categoria e para representar o Sindicato junto aos seus colegas nas unidades de trabalho!

São funções dos RELTs: incentivar a organização e participação dos especialistas e demais trabalhadores em educação nas lutas da categoria; divulgar os materiais e discussões veiculados pelo Sindicato, nas reuniões da escola; participar de todos os eventos convocados pelo Sindicato; escolher, entre os RELT’s da sua subprefeitura, os integrantes do Conselho de Representantes (CREP) em reunião presencial, conforme o estatuto do Sindicato.

Quem elege e quem pode ser RELT: Todos os Gestores dos locais de trabalho filiados ao SINESP são eleitores e assinam a ata de eleição do RELT, que deve ser preenchida e entregue ao Sindicato.

Para ser representante é preciso ser Gestor Educacional filiado ao SINESP.

A sindicalização poderá ocorrer até o dia da reunião regionalizada de cada subprefeitura, que é a primeira reunião dos RELTs com a Diretoria nas quais são eleitos os Conselheiros – veja mais abaixo.

Nos CEUs, além dos representantes de cada U.E., poderá ser eleito um representante entre o Gestor e os Coordenadores.

ACESSE AQUI A ATA DA ELEIÇÃO DE RELTs.

Após a eleição dos RELTs na U.E., os eleitos devem preencher a ata e de eleição, digitalizar e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. preferencialmente até 14 de fevereiro.

O envio da ata é imprescindível para a participação dos Representantes nas reuniões.

Os RELTs são elementos de ligação entre as suas respectivas Unidades Educacionais e a Diretoria do SINESP, eleitos no início de cada ano letivo, ou ao longo do ano. Cada U.E. elege dois Representantes entre seus pares. Os órgãos centrais também poderão eleger seu Representante, na proporção de dois por órgão.

Seja um Representante.

Contribua para que o SINESP seja cada dia mais forte na luta por conquistas para a categoria!

0
0
0
s2sdefault