FÓRUM SINDICAL E EDUCACIONAL 2021 - Online, em modalidade virtual

AS TRANSFORMAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

29 e 30 de junho, das 9h30 às 17hs. Gratuito. Com certificação para os inscritos. Sem dispensa de ponto. 

Inscrição: Até 25/06/2021 – Clique AQUI para se inscrever

Certificação: Para ter certificação, o participante inscrito deverá ter 100% de participação. lista de participação deverá ser preenchida a cada novo painel/palestra em formulário disponibilizado pelo SINESP junto com o link para assistir o painel/palestra.

OBS: ao se inscrever, atualize seu e-mail nos dados cadastrais do SINESP, porque é através dele que você receberá os links para assistir as palestras e acessar as listas de presença. 

 

Palestrantes:

Profª. Drª. Theresa Maria de Freitas Adrião

Profª. Drª. Angela Biz Antunes

Profª. Drª. Dalila Andrade Oliveira

Prof. Dr. José Celso Pereira Cardoso Junior

Prof. Dr. Daniel Cara

Prof. Dr. Clemente Ganz Lúcio

Um debate atual e necessário

No mundo contemporâneo, vivenciamos uma série de mudanças nas relações entre o Estado e a Sociedade. No atual contexto social, político, econômico e cultural, internacional e nacional, encontramos muitas incertezas e desafios lançados à Educação. É justamente nesses tempos conturbados, que o Fórum Sindical e Educacional do SINESP, retoma o debate sobre algumas entre as mais importantes Políticas Públicas em execução no Brasil, nas diferentes esferas de atuação governamental e suas consequências devastadoras na Educação Pública.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de junho - 3ª feira

09h40 -  Abertura solene virtual com o Presidente, a vice-presidente e a Diretora de Eventos Educacionais do SINESP.

DraTerez10h00 – Conferência de abertura: Retrato da Educação Pública Brasileira frente às transformações do Estado na atual conjuntura com a Profa. Dra. Theresa Maria de Freitas Adrião.

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e Livre Docente pela UNICAMP. Licenciada em Pedagogia. É professora colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação da UNICAMP e Professora Visitante na UNEMAT. Desenvolve pesquisas na área de política educacional, com ênfase em gestão e financiamento da educação básica, incluindo estudos sobre privatização. Publicou diversos livros e artigos sobre os temas de investigação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/UNICAMP) e a Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. Realizou estagio pós-doutorais nos EUA e Portugal.  E Bolsista PQ/CNPq - 2010 a 2017 e 2020 a 2023.

DraAngela14h00 – Painel - Currículo: o ambiente escolar como espaço social de cidadania, de solidariedade e de libertação com a Profa. Dra. Angela Biz Antunes.

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire. É autora e coautora de vários livros, entre eles, Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996).

DraDalila15h00 – Painel- A profissionalização, as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores de Educação em tempo de isolamento social com a Profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Educação (1992) e bacharel em Ciências Sociais (1986) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014- 2015), na Université de Montréal, Canadá (2005-2006) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2013. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Autora e coautora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. É Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Dia 30 de junho - 4ª feira

DrJoseCelso10h00 – Painel - Reforma Administrativa para quem? Como usurpar direitos de  servidores e dos cidadãos com o Prof. Dr. José Celso Pereira Cardoso Junior.

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento (com especialização em Economia Social e do Trabalho), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). É servidor do Ipea desde 1997 e atual presidente da Afipea – Sindical.

Daniel11h15 – Painel - Educação: direito humano fundamental ou serviço essencial? Com Prof. Dr. Daniel Cara,

Doutor em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Foi coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia. É Professor da Universidade de São Paulo desde março de 2020. É membro do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Clemente14h00:  Conferência de encerramento: “O projeto de desmantelamento do sindicalismo dos trabalhadores da educação e a escola pública como reduto de resistências em defesa da educação pública e da vida” com Prof. Dr. Clemente Ganz Lúcio.

É sociólogo. Foi diretor técnico (2004 - 2020) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2004 - 2018) e atuou no Comitê Gestor. É assessor do Fórum das Centrais Sindicais.

CartazForum21 Site 4

0
0
0
s2sdefault