O III Meeting de Alimentação Escolar, promovido pela Associação Paulista de Nutrição, teve a presença da presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), dirigente do SINESP e gestora escolar Marcia Simões, que foi recebida pela conselheira do CAE e nutricionista Dulcinea Carvalho para tratar do tema "O CAE e os 5 Ps da Sustentabilidade". O evento aconteceu no dia 23 de março e foi transmitido pela internet.

internaCAE

Dulcinea abriu os trabalhos ressaltando que o CAE é uma união de profissionais, professores, pais funcionários e outros profissionais como nutricionistas em torno da Alimentação Escolar de qualidade.

"Neste contexto, o papel do nutricionista é importante, tanto o dos profissionais que fazem parte da RME quanto o dos integrantes do CAE como voluntários, que também exercem um papel fundamental na educação e no desenvolvimento de material informativo". 

Dentre tantas atribuições do CAE está a fiscalização de recursos públicos que são repassados pela Fundação Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE), com visitas a campo, entre outras ações. 

5 Ps da Sustentabilidade

Marcia Simões explica que, em setembro de 2015, os mais de 200 países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade a agenda 2030, que é centrada em cinco eixos principais e os países, as cidades, as sociedades e os políticos devem construir políticas públicas em torno disso, a saber:

P de Pessoa;

P de Planeta;

P de Prosperidade:

P de Parceria e

P de Paz.

"Como gestora escolar, na minha Unidade Escolar trabalhamos nessa perspectiva. Nosso plano de trabalho prevê os 5 Ps para que a gente, ao longo do ano, desenvolva projetos nessa linha. E o CAE já vinha tendo essa prática, de não haver desperdício de comida e de como aproveitar melhor todo o alimento que é ofertado a mais de um milhão e cem mil crianças e jovens da rede municipal de São Paulo", salienta a dirigente do SINESP.

"Porque se a gente não aprender a se alimentar de fato, não vai ter comida para todos no futuro", reforça a presidente do CAE.

>>> Confira abaixo a live na íntegra

 

 

0
0
0
s2sdefault