2020 foi um ano de desafios, marcado por uma pandemia que criou dificuldades enormes. Nem parece que se passaram apenas 12 meses desde que foi veiculada a primeira notícia de que um novo vírus estava sendo transmitido entre humanos.

Ninguém poderia imaginar até que ponto a vida mudaria. E ainda não há certeza do quanto vai mudar. Para a Diretoria do SINESP 2020 foi um ano de desafios ainda maiores que todos os demais, que persistem e adentrarão 2021 com a mesma dramaticidade com que chegam a esse final de ano.

No início de março, junto com os Gestores Educacionais da RME, o SINESP começou a batalha!

O distanciamento e o isolamento, o medo da contaminação e a insegurança com a vida impostos pela pandemia trouxeram incertezas inéditas.

A primeira batalha se deu para colocar todos os Gestores em teletrabalho. Luta árdua contra a insensatez da administração municipal, que contou com a complacência da justiça, que acionada pelo Sindicato não se posicionou com a firmeza que dela se esperava.

A partir daí o SINESP se manteve ao lado dos Gestores, lutando para garantir itens de higiene e de segurança, para impedir a sobrecarga imposta à categoria, para quebrar a falta de escuta e de negociação e acabar com a desordem, os desencontros e a desinformação promovida pela SME e pelas DREs.

Protagonizou o esforço para unir os Sindicatos na luta, defendeu alimentação escolar para todos, lutou para que a distribuição de cestas básicas não fosse tarefa dos Gestores e por segurança, lutou contra o PL 452 e atuou na conquista do arquivamento do PL 68, lutou pela universalização do cartão merenda, foi um dos principais articuladores do Comitê de Crise com a Comissão de Educação da Câmara e da luta em defesa do FUNDEB permanente e majorado em Brasília, fortaleceu sua proximidade com o CRECE, continua denunciando a falta de recursos humanos nas escolas e cobrando efetivação dos concursados e lançou candidatos aos Conselhos do IPREM (todos eleitos) experientes e comprometidos com a defesa do Instituto e da aposentadoria dos Servidores.

Com sua equipe em teletrabalho, o SINESP se desdobrou e inovou para manter o atendimento de qualidade ao qual os filiados estão acostumados!

●Mudou a forma de trabalhar, inovou corajosamente e reforçou os princípios do Sindicato.

Reforçou a oferta aos filiados das informações necessárias para compreender o que se passava em tempos de grandes incertezas, com rapidez e agilidade na comunicação via site e redes sociais, ampliadas pelas lives informativas e formativas que foram um grande diferencial;

●Realizou milhares de atendimentos para apoiar os filiados, sanar dúvidas e mover ações administrativas e jurídicas.

●Através do CFCL-SINESP, inovou com o uso de ferramentas digitais e manteve sua programação, com atendimento de qualidade aos filiados aposentados e ativos em formação, cultura e lazer.

Além de ampliar os cursos de idiomas, workshops e atividades físicas e lúdicas, oferecendo mais de 1000 horas de aulas online, o SINESP proporcionou aprendizado e trocas culturais, com muita conexão e interação entre filiados, essenciais no momento difícil que todos passam, isolados e receosos com a COVID.

O Cine debate, o Clube de Leitura e o estreante Música em Debate receberam atenção especial da Diretoria Cultural e dos professores responsáveis, Marco Maurício e Jean, atraíram um grande número de participantes para a análise dos muito conteúdos que trouxeram crescimento intelectual e cultural, emoções fortes e ricas trocas afetivas e de ideias.

Veja as atividades do CFCL-SINESP AQUI.

Juntos e fortalecidos!

Nada do que foi feito pelo Sindicato faria sentido se não fosse útil e acrescentasse informação e formação qualificadas, apoio jurídico e pessoal num momento em que as incertezas trazidas pela pandemia e amplificadas pela incompetência e irresponsabilidades com que as autoridades conduzem a situação, estressaram e fragilizaram todos.

Este é o principal compromisso do SINESP: oferecer a todos os filiados, ativos e aposentados, o melhor possível para atender suas necessidades e expectativas em termos de luta em defesa de direitos, informação e formação de qualidade, cultura e lazer em alto nível!

Para tanto, além do trabalho contínuo e incansável a Diretoria está constantemente junto aos seus filiados, próxima, atenta e antenada, em diálogo permanente para conduzir a ação sindical em sintonia com sua base!

Mais próximos para as próximas lutas

Mais de 5.500 Gestores da RME, ativos e aposentados, já fazem parte do SINESP e continuarão junto com a Diretoria em 2021, ano que projeta a continuidade dos atuais desafios e dificuldade, acrescidos de outros que virão com a mudança de Secretário de Educação e as pressões para a reabertura das escolas, sem protocolos sanitários claros, sem considerar as especificidades dos Gestores Educacionais e sem que as medidas necessárias para adequar as escolas tenham sido tomadas.

A Diretoria do SINESP conta com a participação de todos nas lutas e ações e no reforço da base sindical da categoria.

Converse com seus colegas, convide todos que ainda não se juntaram à luta a reforçar a união da equipe Gestora e com isso ajudar a fazer acontecer a luta sindical e política que os Gestores Educacionais tanto precisam!

Um 2021 de muitas lutas e vitórias para toda a categoria!

É o que espera e deseja a Diretoria do SINESP, ciente que depois de um ano tão caótico, o próximo deveria começar com uma mensagem de otimismo, mas chega carregado de preocupações e alertas para a necessidade de união e irmandade crescentes!

 

As atividades online ampliaram o número de filiados atendidos:

●Aulas de idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

●Encontros do Clube de Leitura, do Cine Debate e do Música em Debate.

●Aulas de Pilates, Yoga e Tai Chi Chuan.

●Workshops de tecnologia (WhatsApp Web, videoconferências, segurança digital, Youtube, PIX).

 

Cursos Online para todos:

●Comunicação, empatia e colaboração na prevenção e resolução de conflitos

●Extensão Universitária e Aperfeiçoamento

●Estudo e práticas curriculares em Direitos Humanos: o ambiente escolar e as redes de proteção

●Tecnologias de comunicação: relações éticas nas práticas pedagógicas e de gestão escolar

●Política educacional e financiamento da educação: temas inspiradores no currículo da cidade

●Educar para práticas antirracistas e valorização da diversidade.

 

Debates e formação em alto nível nas lives do SINESP com temas prementes e nomes respeitados, como:

●O Dr. em Direito do Estado Dimitri Sales.

●A primeira Diretora trans de uma escola pública Paula Beatriz.

●O analista político Antônio Augusto de Queiroz.

●O Dr. Gonzalo Vecina Neto.

●O Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas.

●A Drª em microbiologia Natália Pasternak.

●A Drª em Psicologia Vera Iaconelli.

●O Dr. Em Economia Ricardo Sennes.

●O Filósofo e Educador Mário Sérgio Cortella.

●O Dr. em Educação Daniel Munduruku.

●A Drª  em Direito Lívia Maria A. K Zago.

●O Dr. em Sociologia Rodrigo Prando.

 Cards

CardEncontroApO SINESP realizou também o Encontro de aposentados online

Com  palestra do Dr. Alexandre Kalache e show com a cantora Patrícia Marx.

 

 

 

 

 

 

 

 

SINESP: Junte-se a quem luta com você!

 

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault