O Instituto Legus, em parceria com o SINESP, promoveu a live "Vozes Juvenis: Da Denúncia ao Anúncio", no dia 11 de novembro. Sob a coordenação da Profª Dra. Antonia Maria Nakayama, as dirigentes do SINESP Marcia Fonseca Simões e Flordelice Magna Ferreira falaram da importância de movimentos transformadores protagonizados por jovens, com foco no Pacto Educativo Global, criado pelo Papa Francisco para promover mundialmente a reflexão e o debate acerca das questões educacionais.

A Profª Dra. Antonia Maria Nakayama lembrou como foi a criação do Pacto Educativo, desde a instigação de líderes muçulmanos e judaicos até a instalação dos grupos de trabalho no Brasil, passando pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, que destaca a importância da economia solidária.

SINESP, além de sediar o encontro e apoiar o Pacto Educativo Global no Brasil, ainda participou ativamente dessa trajetória, lembrou a dirigente Marcia Simões. "Me apaixonei pelo chamamento do Papa Francisco e quis compartilhar e aceitar esse convite que ele fez a nós". 

>>>  Clique aqui para ler na íntegra o documento do Pacto Educativo Global no Brasil 

Em 12 de março, no auditório do CFCL-SINESP, foram lançadas as pedras fundamentais para a elaboração do documento, com a participação da Vice-Presidente do SINESP Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê, e da Vice-Diretora de Imprensa do SINESP e Vice-Presidente do Conselho de Alimentação Escolar Marcia Fonseca Simões, e Rudá Ricci, assessor sindical do SINESP e sociólogo com formação na UNICAMP, que abriu os trabalhos e faz a coordenação. O SINESP é um dos 55 apoiadores do documento, entre universidades, institutos e sindicatos e lideranças religiosas das mais variadas vertentes.

Flordelice Magna relatou como nasceu o Projeto Revelações na EMEF Coronel Tenório de Brito, em Campo Limpo, em que é diretora. A partir de uma conversa despretensiosa na espera por uma reunião com os pais, ganhou tanta força que culminou em uma apresentação de mais de uma hora e meia de duração, de forma virtual, que envolveu familiares, estudantes e educadores trazendo alento durante a pandemia.

"A tristeza não pode ficar marcada, aproveitamos esse momento para tirar o melhor dos alunos", salientou Flordelice, que também destacou a importância da banda da escola, que realmente motiva os estudantes e está sempre presente em todas as atividades da unidade.

live11112020int 

Letícia Souza de Oliveira,16 anos, e seu professor David Mendes de Lima, da E. E. Emanoel Alves de Araujo, também compartilharam como o processo de construção da horta da escola envolveu os estudantes da unidade. "As salas se juntaram e se ajudaram, formando uma grande equipe. O jardim foi só um dos projetos que engajou todo mundo", relatou a estudante. O educador David apontou que há quatro anos mudaram a cara da escola. "Hoje a Emanoel é um grande exemplo na região, graças aos esforços de nossos alunos e professores", comemora. 

live11112020int22

Márcia Fonseca Simões relatou que a escola em que é diretora, a EMEI Francisco Manoel da Silva, além de parecer um parque e ser uma das escolas municipais mais antigas de São Paulo, já tem crianças de 4 e 5 anos que são protagonistas, com envolvimento em conselhos mirins, rodas de conversas e outras atividades.

A Profª Dra. Antonia Maria Nakayama lembrou como os princípios do Papa Francisco e suas diretrizes para o Pacto Educativo Global se encontram com os do educador Paulo Freire, na busca pela escola ideal e transformadora da realidade de todos. Antonia também frisou a importância da agenda para que a comunidade escolar possa se lançar no desafio proposto pelo Papa Francisco: "Temos questões a serem resolvidas na escola, questões de formação, de estrutura, mas temos que unir nossas forças e ir atrás daquilo que a gente precisa".

live11112020int3

>>> Clique aqui para assistir na íntegra a live "Vozes Juvenis: Da Denúncia ao Anúncio" no YouTube do Instituto Legus, com as dirigentes do SINESP


Leia mais:

>>> SINESP participa da construção do documento do Pacto Global da Educação

>>> SINESP sedia 1º Encontro e apoia o Pacto Educativo Global no Brasil

0
0
0
s2sdefault