Com o objetivo de trazer cada vez mais atividades para os filiados, o CFCL-SINESP lançou, durante a pandemia, o MÚSICA EM DEBATE, encontro para que os filiados possam ter momentos de reflexão sobre processos, histórias e líricas das obras musicais. 

Já na terceira edição, que aconteceu no dia 8 de outubro, dá pra ver como a categoria aprovou e aderiu à iniciativa. Foi uma tarde de encantamento e de encontro para um grupo animado de vinte filiados. Tendo como foco a obra do grupo Raices de América, a edição ainda trouxe uma grande novidade.

Diferentemente dos dois primeiros, nosso objetivo neste Música em Debate não foi explicar com profundidade as letras das canções, mas sim ter o prazer de escutar música, destaca o professor Marcos Maurício Alves da Silva, que promoveu a atividade junto com Jean Rodrigues Siqueira, Professor Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e também mestre em Filosofia.

Por quase quatro horas, paramos para escutar e falar de nossas sensações e sentimentos que estas canções nos traziam. Todos saímos mais leves, emotivos e felizes deste incrível encontro, assinala o professor Marcos. 

Raízes e lutas

Essas 'raízes da América' representam todos nós, irmãos latino-americanos, gente que passa por mazelas e desafios muito semelhantes. E é dessa irmandade, da esperança pela mudança, mas não sem a necessidade da luta, que as letras da banda nos falam, destaca o professor Jean.

Jean ressalta ainda a importância do legado da banda: Diante de algumas situações que o mundo hoje nos apresenta - situações de aversão ao outro, da proposta de construção de muros entre povos, de demonização do diferente -, ouvir e explorar o conteúdo lírico de um conjunto musical como o Raíces de América é um aprendizado de humanismo e resistência. 

Que nossos encontros sejam cada vez mais assim, com arte, surpresas, encantamento e, sobretudo, Resistência!!


Sequência das músicas

 Músicas Brasileiras
- Disparada
- O que será?
- Cio da Terra
- Nada será como antes

Clássicos latino-americanos
- Guantanamera
- Condor Pasa
- Canción por la unidad latino-americana
- Los hermanos
- Volver a los 17

Folclore latino-americano
- La fiesta de San Benito
- Ojos Azules

Música instrumental
Silueta Cubana

Músicas e letras para análise
- Plegaria por Victor Jara
- O fruto do suor
- Angelitos negros
- Amazônia


LEIA MAIS:

>>> Atendimento online renovado do CFCL-SINESP contempla filiados e mostra acertos da Diretoria do Sindicato

>>> Música em Debate, nova atividade cultural do SINESP, estreia com sucesso

0
0
0
s2sdefault