Já pensou sair da Casa Velha da Ponte, onde viveu a escritora Cora Coralina, na pacata cidade de Goiás, e dar de cara com o Museu do Amanhã, na Baía da Guanabara? Mais de mil quilômetros separam os dois pontos, mas, na internet, todos os museus são vizinhos.

Plataformas como Google Arts & Culture e Era Virtual permitem passeios 360° pelos mais importantes museus e casas de cultura do Brasil, levando o espectador a vivenciar o espaço físico onde as obras estão inseridas. 

Dá até para voltar ao passado, fazendo uma visitinha ao Museu Nacional antes do incêndio, ou fazer um tour pelas galáxias na nave-escola que sai do Museu do Universo. E que tal um cafezinho com o escritor Guilherme de Almeida antes de bater perna pelas cidades históricas de Minas Gerais? Há muito para explorar nestas plataformas. Aproveite!

Prepare seu roteiro e prestigie os museus brasileiros!

Clique nas fotos para fazer a visita.

Google Arts & Culture

Museu Nacional (RJ)

museunacional1

O Museu Nacional do Brasil, que em 2018 teve aproximadamente 92,5% de seu acervo destruído em um incêndio, disponibilizou o acervo de forma digital. Por meio da plataforma, o visitante pode ver o mais antigo esqueleto humano das Américas, o meteorito Bendegó, e uma coleção de cerâmicas brasileiras antigas.

Museu do Amanhã (RJ)

museudoamanha

O Museu do Amanhã é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que estão por vir. Inaugurado em dezembro de 2015 no Píer Mauá, oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 1.000 itens e cinco mostras, entre elas “Rios em Extinção”, “A Espécie Mais Perigosa do Planeta”, e “A Beleza Escondida da Matemática”.

Museu Nacional de Belas Artes (RJ)

museubelasartes

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros. Sua bicentenária coleção se originou de três conjuntos de obras: as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro, em 1816; os trabalhos pertencentes ou aqui produzidos pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Batiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; e as peças da Coleção D. João VI, deixadas por este no Brasil, ao retornar a Portugal, em 1821. 

Museu Imperial (RJ)

museuimperial

O Palácio Imperial de Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira. Construído entre 1845 e 1862 com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador d. Pedro II. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos totalizando um acervo de quase 300 mil itens.  

MAM Rio - Museu de Arte Moderna do Rio (RJ)

mamrj

Criado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) tem cerca de quinze mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, instalações e mídias contemporâneas. No tour virtual, mais de 200 itens e as mostras “Fotografia Africana”, “Um Museu Carioca” e “Arquitetura e Construção”.

Museu Histórico Nacional (RJ)

museuhistorico

Numa ponta que avançava sobre o mar, conhecida como Ponta do Calabouço, entre as praias de Piaçaba e Santa Luzia, no centro histórico do Rio, os portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu Histórico Nacional. Confira aqui mais de 200 itens e quatro mostras, entre elas “Rio de Leandro Joaquim” e “Figurinos de Sophia”.

CCBB Rio de Janeiro (RJ)

ccbbrj

Inaugurado em 1989, o CCBB Rio de Janeiro tornou-se rapidamente um dos mais importantes centros culturais do país. Antes da pandemia, era o centro mais visitado do Brasil e figurava entre os 30 mais visitados do mundo. O edifício hospeda ainda o Arquivo Histórico e o Museu do Banco do Brasil. Na plataforma, estão disponíveis mais de 200 itens e sete mostras, entre elas “Los Carpinteros: objeto vital” e “Abraham Palatnik”.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP (SP)

masp

São mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Pinacoteca de São Paulo (SP)

pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo funciona em um antigo edifício projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo e é dedicado às artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até os dias de hoje. O prédio comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.

Museu do Futebol (SP)

museudofutebol

O Museu do Futebol tem mais de 700 itens e 14 mostras, entre elas o “Museu do Impedimento”: projeto colaborativo que reúne histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar quando o esporte era exclusivamente masculino, entre 1941 e 1979.

Museu Afro Brasil (SP)

museuafro1

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição pública em 2009, e desde então conserva um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. São mais de 300 itens e sete mostras na versão virtual, entre elas “O Espírito da África” e “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras”.

Casa Guilherme de Almeida (SP)

casaguilhermedealmeida

A Casa Guilherme de Almeida , localizada na antiga residência do poeta modernista, é o único museu-casa de São Paulo a abrigar o acervo de um escritor. Ela preserva os objetos, móveis e obras de arte que pertenceram a Guilherme e à sua esposa Baby de Almeida. Na opção “Um pequeno grande museu”, mais de 90 itens expostos no local.

Museu de Imigração do Estado de São Paulo (SP)

museudaimigracao2

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. Mais de 100 itens e duas mostras: “O Caminho das Coisas” e “Viagem, sonho e destino” estão na versão para o Google.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

mamsp

O edifício do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) está inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer e reformado por Lina Bo Bardi nos anos 80. Localizado sob a marquise do Parque Ibirapuera, sua coleção reúne mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira. Aqui tem mais de 100 itens e 11 mostras, entre elas “A Arte de Expor Arte”, “Arte Brasileira Sobre Papel”, “Devoção” e “Faces do Desejo”.

MON - Museu Oscar Niemeyer (PR)

mon

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina! No Google, são mais de 600 itens e 9 mostras, entre elas “Ásia: a terra, os homens, os deuses” e “Irmãos Campana”.

Era Virtual

Museu da República (RJ)

mrepublica

Localizado no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, sede do executivo federal antes da inauguração de Brasília, abriga elementos arquitetonicos de diferentes épocas e estilos, testemunhos materiais do Império e da República.

Museu do Universo (RJ)

museudouniverso

Entre na nave-escola e dê um passeio pelo universo. A viagem começa no Museu do Universo, que fica no Rio de Janeiro. A instituição possui ainda duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro, que abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro. 

Casa de Cora Coralina (GO)

coracoralina

Na Casa Velha da Ponte, como também é conhecida a casa onde viveu Cora Coralina, está um acervo que introduz o visitante no universo poético da escritora. São vários tempos da vida da autora representados por um arquivo geral de objetos, imagens e discursos. Há desde peças de roupas até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, além de um jardim nos fundos com uma bica de água potável.

Museu Nacional do Mar (SC)

museudomar

O Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras – foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro.

Casa de Guimarães Rosa (MG)

guimaraesrosa

O Museu Casa Guimarães Rosa foi criado em 1974 na casa onde o escritor nasceu e passou a infância. 

Museu de Artes e Ofícios de Minas Gerais (MAO-MG)

maomg

Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. A observação do acervo revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.

Museu do Diamante (MG)

museudodiamante

O acervo do Museu do Diamante permite uma reflexão sobre os aspectos da extração diamantífera em face do contexto social da região nos séculos XVIII e XIX. Destaque para as pedras preciosas, os oratórios e as balanças de pesagem de minério. Dá pra bater perna pelos arredores do museu e conhecer melhor a região do Tijuco, hoje Diamantina (MG). O museu funciona na antiga residência do inconfidente padre Rolim, desapropriada pela Coroa Portuguesa.

Museu da Inconfidência (MG)

museudainconfidencia

Com apenas um clique, o internauta poderá mergulhar no universo da antiga e próspera Vila Rica, uma opulenta sociedade que se formou em torno da política de exploração promovida pelo reino português. Através de objetos e documentos, se desenha o quadro motivador para as ideias de liberdade da conjuração mineira.

Museu de Arte Sacra (MG)

mas

O Museu de Arte Sacra reúne registros de diversos períodos históricos importantes para a cidade de São João del-Rei e o estado de Minas Gerais, como o período da mineração e da produção artística dos estilos barroco e rococó. Há aproximadamente 450 peças provenientes de doações e, principalmente, por meio de comodato, o acervo pertencente às Confrarias, Irmandades e Ordens das Igrejas da cidade.

Tainacan
Outra plataforma que reúne acervos de museus brasileiros é o Tainacan, focado principalmente nas instituições do IBRAM. Para visitar, clique aqui

LEIA MAIS:

>>> Conheça museus sem sair de casa

>>> Exposição Virtual Castelo Rá-Tim-Bum

>>> Que tal uma voltinha na Casa Azul, o incrível Museu de Frida Kahlo?

>>> Aproveite o tour virtual da mostra do Egito Antigo no CCBB

>>> Viaje pelo mundo com sabores e receitas da exposição Migrantes à Mesa

 

0
0
0
s2sdefault