COORDENAÇÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

 

Documento: 086677431   |    Ata de Reunião

 

No dia 14 de julho de 2023, às 11h, reuniram-se presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rua Líbero Badaró, 119 - 9.º Andar, centro histórico, os seguintes membros da Comissão de Seleção, Ana Katarina Oliveira Mathias Barbosa - RF 917.894.5, presidente; Maria Cecília Marques do Nascimento - RF 635.212-0; e Flávia Regina da Silva - RF 827.383-9. Os membros da Comissão de Seleção, analisaram de forma acurada as 8 (oito) propostas carreadas ao Processo SEI nº 6074.2023/0001580-0, observando o disposto no Edital Nº CPB/004/2023/SMDHC/CPIR, bem como na Lei nº 14.636, de 14 de dezembro de 2007, regulamentada pelo Decreto nº 52.242, de 14 de abril de 2011. Os membros da Comissão de Seleção, passaram a analisar as propostas habilitadas, e, em razão das pessoas indicadas encontrarem-se com os dados completos e com a competente justificativa para a premiação, decidimos outorgar o Prêmio Luiza Mahin, em homenagem ao Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, às seguintes pessoas:

 

Merielen Silva Albuquerque — Médica veterinária e co-fundadora do coletivo AFROVET, coletivo este voltado para pessoas pretas da medicina veterinária, com participação prioritariamente feminina, fortalecendo a jornada da mulher preta. Por ser mulher preta e periférica, foi convidada a participar do documentário "Cartas Marcadas" em 2022, sendo exibido na Discovery, e recebeu o prêmio celebridade 2023 pela APRECABA (Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara) pela colaboração profissional e social prestada.

 

Ana Cristina de Souza - Coordenando uma das maiores redes de enfrentamento à Violência contra a Mulher em São Paulo, Ana Cristina desempenha um trabalho com dedicação às mulheres, salvando vidas. Além da vasta experiência profissional e qualificação, Ana Cristina é um símbolo de força e luta, as prerrogativas necessárias para a homenagem.

 

Geralda Marfisa — Enfermeira e fundadora do Instituto Cultural Marfisafrosua, foi a partir do trabalho na área da saúde que Geralda se tornou ativista e militante do movimento popular de saúde na Cidade Tiradentes. É Diretora-Executiva da Aliança Pró Saúde da População Negra do município de São Paulo, é membro dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), dentre inúmeras outras participações e contribuições na luta pela saúde da população negra e pela população idosa. O seu engajamento na área da população idosa a fez dar mais um passo e retornar aos estudos, aos 65 anos de idade formou-se em Gestão Pública.

 

Tatiane Santos - Pedagoga, consultora e mentora Antirracista, realiza um trabalho de promoção da equidade e enfrentamento ao racismo no ambiente escolar. Especialista em Educação Racial Infantil, criadora de conteúdo digital, colunista do site do UOL e Revista País e Filhos. Usa o seu perfil, @pretinhaeducadora, para falar sobre empoderamento, educação infantil e enfrentamento ao racismo. Co-autora do livro infantil Super Black: e o poder da representatividade, onde o seu filho de 6 anos é o protagonista. Faz formação com os educadores e gestão das escolas públicas e privadas, para se ter uma mudança de prática, e que se garanta a Lei n.º 10.639 de 2003, para uma educação antirracista efetiva. Contadora de histórias através da personagem Tatidara. Integrante do Coletivo de teatro amador Kizomba para Preto representando a rainha quilombola Zeferina.

 

Priscila Rodrigues de Souza - CEO da ONG Bem da Madrugada, que busca incentivar a expressão cultural afro-brasileira dentro das suas ações sociais, que servem principalmente a população afro-brasileira. Como CEO da ONG Bem da Madrugada, tem trabalhado incansavelmente para promover a inclusão social, com foco especial na população em situação de rua, através de projetos como o "Psicólogos nas Ruas" e "Médicos nas Ruas". Conselheira do Comitê PopRua na cidade de São Paulo, desempenha um papel fundamental na formulação de políticas e na defesa dos direitos desses indivíduos marginalizados.

 

Rosa Maria Tavares de Andrade - Bióloga, locutora televisiva, professora em assuntos afro-brasileiros, faz parte do Grupo de Trabalho para Assuntos Afro-brasileiros pela Secretaria de Estado da Educação, apresentou o programa "Fazendo Escola", possui atuação no CEERT -Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, seleciona obras infantis voltadas à temática das relações étnico-raciais e população negra para o programa ‘Livros Animados’ no Canal Futura, foi especialista para inclusão de temas étnico-raciais nos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados aos afrodescendentes no Ensino de Biologia na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial em 2005/6, Presidente do Conselho Deliberativo da CARE Brasil - Agência Internacional Humanitária. Possui autoria nas obras "Cartilha Teko Joja - Enfrentamento ao coronavírus para indígenas", "Lendas da África Moderna" e "Aprovados! Cursinho Pré-vestibular e População Negra".

 

Silvia Cibele - Durante toda a sua vida profissional pautou a importância das ações afirmativas e, consequentemente da criação e destinação de orçamento para políticas públicas de fortalecimento para a geração de renda, condição indiscutível para o verdadeiro empoderamento, para a liberdade da mulher negra, principalmente a periférica. Idealizou feiras online utilizando as redes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para engajamento e visibilidade para empreendedoras, artesãs, cozinheiras e costureiras negras. Para além, é palestrante e realiza mentoria voluntária para Meninas Negras através do Programa Mulheres do Amanhã.

 

Dessa forma, as sete mulheres negras, elencadas no parágrafo anterior, devem ser agraciadas com o Prêmio Luiza Mahin, face ao seu engajamento na inclusão social e na luta antidiscriminatória.

 

Publicado no DOC de 19/07/2023 – p. 316

0
0
0
s2sdefault