O Sindicato inova mais uma vez com um programa voltado à formação do Gestor Educacional e da Sociedade com palestras, seminários e ciclos de debates em transmissões ao vivo pelo Youtube e Facebook, como forma de ampliar o espaço formativo dos cursos e atividades online do CFCL.

A Conjuntura atual tem sido pauta do dia a dia dos Gestores Educacionais, demais profissionais de educação e da comunidade Escolar.

O SINESP, durante a pandemia e em conjunto com a luta sindical, realiza com exclusividade entrevistas com educadores, acadêmicos e profissionais da saúde. Elas trazem elementos para ampliar reflexões com os filiados e propiciar materiais que possam ser usados nos momentos coletivos em suas Unidades de Trabalho.

As seis lives do SINESP Diálogos trouxeram temas de relevância para a Rede como diversidade, saúde mental e vida na pandemia, registros educacionais, conjuntura política e econômica, currículo e ano letivo, falta de estrutura e contaminação nas escolas, entre outros.

Com o necessário isolamento social, e a consequente impossibilidade de realizar o Congresso do SINESP de 2020, o Sindicato decidiu lançar um novo programa, o SINESP Formações.

Novo formato com conteúdo amplo, atual e necessário

Com formato diferenciado, online e amplamente disponibilizado, a inovação visa a manter o debate formativo realizado nos Congressos presenciais, com necessária abertura do debate a toda a categoria, essencial para o cruzamento de ideias e lutas, mantendo assim o alcance anterior, uma vez que as palestras e conferências dos Congressos já eram exibidas ao vivo a todos os filiados e à sociedade.

O SINESP Formações trará palestrantes de conhecimento, expertise, amplitude intelectual e seriedade reconhecidos, com assuntos de interesse não apenas para o Gestor Educacional, mas para toda a sociedade.

A edição de agosto de 2020 do novo SINESP Formações: Reflexões Contemporâneas – Novos Caminhos a explorar e percorrer trará os conhecimentos de Ricardo Sennes e Mario Sérgio Cortella.

A transmissão será ao vivo pelos canais oficiais abertos do Facebook e do Youtube do Sindicato. A programação poderá ser vista por todos sem necessidade de inscrição prévia.

BannerSite 2

Não perca:

SINESP no Youtube.

SINESP no Facebook.

 

As palestras:

Conjuntura política, econômica e social: o contexto da pandemia e perspectivas

Dia 18 de Agosto de 2020 – 19h – terça - feira

Ricardo SennesEconomista, Doutor em Ciência Política, Comentarista na TV Cultura.

Ao analisar o atual cenário político-econômico do Brasil, é preciso partir de dois pontos de vista diferentes: o estrutural e o conjuntural.

Em relação aos avanços estruturais, nos últimos 20 anos, o Brasil passou por um processo de solidificação de suas instituições e deu um salto considerável em qualidade de políticas públicas.

No entanto, também são percebidos retrocessos na oferta ou continuidade de algumas políticas públicas.

Ricardo Sennes abordará esta conjuntura política, econômica e social, inclusive dentro da pandemia, trazendo elementos que permitam refletir sobre o papel do funcionalismo público neste cenário, os ataques que vem sofrendo e os caminhos que poderão ser percorridos.

 

Acúmulos de Responsabilidades: É possível ser feliz durante a pandemia?

Dia 20 de Agosto de 2020 – 19h – quinta - feira

Mário Sérgio CortellaFilósofo, Escritor, Doutor em Educação, foi Professor da Pontifícia Universidade Católica por 35 anos. Ex Secretário Municipal de Educação de São Paulo, ex assessor e Chefe de Gabinete do Professor Paulo Freire.

Os profissionais de Educação, sobretudo os Gestores Educacionais têm, nos últimos meses, enfrentado o aumento de responsabilidades e desafios em seu trilhar profissional.

Demandas com prazos exíguos, falta de pessoal, proteção à saúde, comunicação ineficiente da Secretaria Municipal de Educação com os profissionais que estão no atendimento direto à população, uso de novas tecnologias, entre outros, trazem para a saúde laboral novos impactos.

O Professor Cortella trará esta discussão e caminhos possíveis de como ser feliz com otimismo crítico e reflexivo diante do cenário atual, considerando a sua trajetória pessoal e na Educação e sua passagem pela Rede Municipal de Educação.

O SINESP retorna a presença de Mário Sergio Cortella, que esteve em outros Congressos, sendo o último o que marcou os 25 anos do SINESP.  

0
0
0
s2sdefault