Com essa ação, a escola ganhou prêmio Municipal de Direitos Humanos na categoria "Grêmio"

nossas-escola-nossos-gestores-alimento-do-bem-sines.jpg

O SINESP, representante atuante dos gestores educacionais, acompanha diariamente as atividades realizadas nas UEs, e divulga aos filiados os bons exemplos de promoção de cidadania, cultura e atividades que envolvam a comunidade escolar. O projeto “Alimento do Bem”, desenvolvido na EMEF Hipólito José da Costa, é um exemplo de ação que merece destaque e reconhecimento.

Confira como a atividade foi desenvolvida nessa Unidade Educacional da RME:

O Projeto Alimentos do Bem foi uma parceria entre os alunos do Grêmio Estudantil da EMEF Hipólito José da Costa: “Nova Era – 2.0” e um grupo de moradores do Bairro Jardim Fontalis, que realiza a confecção e entrega de marmitas para moradores em situação de rua.

Na escola, a iniciativa chegou como uma provocação. A professora Edivania Alexandre, coordenadora do projeto do Grêmio, chegou com um desafio aos alunos: relatou que o grupo de moradores arrecadava alimentos, na forma de pequenas doações, e realizava a confecção e entrega das refeições um domingo por mês, e que qualquer tipo de ajuda seria de grande valia. O grupo prontamente se mobilizou para organizar suas ações.

Os estudantes viram fotografias da ação dos moradores, planejaram sua campanha e iniciaram as arrecadações. Utilizaram as mídias sociais disparando um vídeo chamado de “Top 10 do Bem”, onde sensibilizavam seus colegas a utilizarem as mídias sociais para fins positivos e produtivos; confeccionaram cartazes; fizeram divulgações em sala de aula; e levaram a escola, em seus diferentes períodos a se tornar uma só.

Os jovens promoveram uma campanha de arrecadação de alimentos que envolveu toda a comunidade escolar e também suas famílias. Depois de contabilizadas as doações, o grupo do Grêmio recebeu a grande notícia: o que seria alimento para uma campanha de doação, serviria para três campanhas subsequentes!

Com este ato, os alunos extrapolaram os muros da escola, mostraram que a vida, a realidade e a prática também são capazes de ensinar. Revelaram que a escola não deve ficar apenas na teoria de conteúdos estanques e distantes da realidade. Fizeram com que a escola se movimentasse em torno de uma razão que priorizou o bem maior: a cidadania.

Confira as fotos do projeto “Alimento do Bem”:

nossas-escola-nossos-gestores-alimento-do-bem-sines2.jpg

nossas-escola-nossos-gestores-alimento-do-bem-sines3.jpg

nossas-escola-nossos-gestores-alimento-do-bem-sines4.jpg

 

 

0
0
0
s2sdefault