Clube de Leitura

O Clube de Leitura do CFCL-SINESP debateu, no dia 28 de abril, o livro O avesso da pele, do escritor carioca radicado em Porto Alegre Jeferson Tenório. A obra ganhou o Prêmio Jabuti em 2021 na categoria Romance Literário. Lançado em 2020, é o terceiro romance do escritor.

Livro traz como temas centrais violência policial e racismo

Jeferson Tenório escolheu a violência policial e o racismo como temas centrais de O avesso da pele. Ainda que essas escolhas tenham gerado ameaças de grupos extremistas ao autor — em virtude de um momento histórico marcado pela intolerância e pelo ódio — elas abordam questões urgentes, que precisam ser amplamente discutidas pela sociedade.

O avesso da pele um

A narrativa é construída, na maior parte da obra, em primeira pessoa. Em alguns momentos, entretanto, toma a forma de terceira pessoa onisciente.

Quem conduz a trama é o personagem Pedro, filho de Henrique e Martha. O jovem sofre um grande trauma quando se vê obrigado a vivenciar o luto pela morte trágica do pai e a ele se dirige em um diálogo póstumo. Henrique era um professor apaixonado pelos livros e pela literatura — o que possibilita que os temas do ensino e da educação sejam explorados de maneira muito rica pelo texto — que se tornou vítima fatal da violência policial após uma abordagem desastrosa.

Além das questões do racismo e da violência policial, outro ponto importante trabalhado no livro é a interseccionalidade, pois em alguns momentos “escuta-se” a voz de mulheres negras explicando a diferença entre ser um homem negro e uma mulher negra.

O luto vivenciado por Pedro faz com que a narrativa se apresente como uma reconstrução de lembranças, permeada por movimentos da imaginação, tudo exposto de maneira aparentemente caótica em sua ordenação temporal.

Ficção ou realidade? Temas abordados aproximam livro da realidade dos leitores

O texto possibilita reflexões a respeito da necropolítica, da distribuição de renda desigual, da condição precária vivida por muitas pessoas e do racismo estrutural. O caráter verossímil e realista da prosa de Tenório é um dos pontos fortes do texto, impactando emotivamente seus leitores.

O avesso da pele dois

O recurso da intertextualidade tem uma presença muito forte em O avesso da pele, com referências explícitas a autores e obras da literatura brasileira e mundial (o romance de Dostoiévski “Crime e castigo” desempenha papel importante na narrativa), bem como diversas músicas e artistas brasileiros.

Para enriquecer ainda mais o trabalho, Jeferson Tenório cita pesquisadores que se debruçaram sobre os temas raça e racismo e mostra o caminho de estudo e descobertas do personagem sobre a negritude.

O trabalho gráfico da edição da Companhia das Letras também é muito expressivo, trazendo em sua capa um jovem negro sobre um trampolim, aparentemente receoso de pular, enquanto uma sombra em forma de grades se projeta sobre suas costas.

Jeferson Tenório

O_avesso_da_pele_tres.PNG

Jeferson Tenório é um dos novos expoentes da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 1977 e é radicado em Porto Alegre. Possui graduação em letras pela UFRGS e mestrado em literaturas luso-africanas pela mesma instituição. Doutorando em letras, é professor de língua e literatura na rede pública de ensino da capital gaúcha.

O Avesso da pele (2020) é o terceiro romance do autor, que publicou, anteriormente, O beijo na parede (2013) Estela sem Deus (2018).

Imagem: Divulgação

0
0
0
s2sdefault