O CFCL-SINESP acompanhou um grupo de filiadas na quarta-feira, 29 de março, em uma visita guiada à exposição Marc Chagall – Sonho de Amor, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O grupo teve a oportunidade de ver de perto 191 obras do artista franco russo — morto em 1985 aos 97 anos — que fez de suas pinturas verdadeiras obras poéticas, muitas delas inspirados em poemas escritos pelo próprio Chagall.

A Dirigente Sindical Alcina Carvalho Hatzlhoffer, que acompanhou as filiadas na visita guiada, relata essa sensível experiência: “Fomos recepcionados pela belíssima obra Air Fountain, que por meio de suas cores e leveza já preconizava a sensibilidade e a poesia que encontraríamos nas obras de Marc Chagall. As obras do pintor retratam a força de sua criação, repletas de afetividade e se apresentam  completamente vivas, atemporais e humanizadas, a partir da consolidação do amor que perpassa todos os seus quadros”.

Com curadoria de Lola Durán Úcar, Sonho de Amor oferece aos visitantes a oportunidade de compreender o legado artístico de Marc Chagall sob a perspectiva de diferentes linguagens artísticas, agendadas em algumas datas. Para amplificar a compreensão das obras do pintor, performances de dança e  intervenções cênico-musicais tornam a experiência ainda mais impactantes.

A bailarina Jacqueline Gimenez realiza, nos dias 21 de abril e 21 de maio, performances na obra Air Fountain, do artista estadunidense Daniel Wurtzel, com a intenção de mostrar aos visitantes a sutileza de uma visão abstrata do amor.

Já a intervenção cênico-musical Bella e o violinista — prevista para ocorrer nos dias 21,22 e 23 de abril, 20 e 21 de maio — tem trechos de poemas e citações de Marc Chagall apresentados pelas personagens Bella Rosenfeld e Violinista, interpretados por Vanessa Valente e Marcel de Oliveira, do grupo Prana Teatro. Bella Rosenfeld foi o grande amor e a musa inspiradora de Chagall. Retratada em vários quadros do pintor, ela morreu precocemente em 1944.

Sucesso de público

Depois de receber mais de 560 mil visitantes nas temporadas de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, a exposição chegou a São Paulo em 8 de fevereiro com 12 obras que não haviam sido expostas anteriormente.

Sonho de Amor fica em cartas na cidade até o dia 22 de maio.

Serviço

Marc Chagall – Sonho de Amor

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112, Centro – Próximo do metrô São Bento

Todos os dias, exceto terças-feiras, das 9h às 20h

Entrada Gratuita

Clique aqui e confira um guia de bolso da exposição

Fique atento ao site e às redes sociais do SINESP para ter acesso à agenda de eventos e #JunteSeAoCFCL nas visitas guiadas, clubes e workshops.

Com informações do CCBB

Marc Chagall 1

Marc Chagall 2

Marc Chagall 4

Marc Chagall 8

Marc Chagall 13

Marc Chagall 26

0
0
0
s2sdefault